segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Seminário reúne 40 municípios em Curitiba


Nos últimos dias 19 e 20 (sexta e sábado), em comemoração ao Dia Nacional da Luta das pessoas com deficiencia, realizou-se no Hotel Nacional Inn em Curitiba o Seminário sobre "Saúde e a Pessoa com Deficiência - Novos Caminhos".

O evento, foi realizado pelo CVIRM - Centro de Vida Independente da Região Metropolitana de Curitiba, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e entidades parceiras.

O seminário, que teve a presença do vice-governador do estado, Flavio Arns, além de outras autoridades, recebeu publico de 180 pessoas de exatos 40 municípios do estado do Paraná, que debateram nos dois dias as questões de saúde, como órteses e próteses (demanda reprimida), prevenção de doenças raras, trabalho dos órgãos públicos em favor da pessoas com deficiencia, atividades da Secretaria Municipal de Direitos da Pessoa com deficiencia da Prefeitura de Curitiba e do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com deficiencia, lançamento do projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade e trabalhos desenvolvidos pelo SIANEE das Faculdades Uninter. Foi aprovada a CARTA DE CURITIBA, com solicitação de criação em 2015 da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência e Idosos e mais quinze itens, para ser entregue aos candidatos ao governo do Paraná e uma moção ao governo federal e ao Congresso Nacional, solicitando zerar impostos e taxas incidentes sobre produtos destinados ao tratamento, reabilitação e laser das pessoas com deficiências, como medicamentos, órteses e próteses e veículos.
    

Representando a AFAG - Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves no Seminário Estadual sobre Saúde e Pessoas com Deficiência - Novos Caminhos. Com o Vice Governador Senhor Flavio Arns e o Prof. Dr. Rui Fernando Pilotto, Especialista em Genética Médica pelo Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Genética Médica.

Frase:

A ativista e mãe de criança com deficiencia intelectual, Shirley Ordonio, apresentando o Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade)

Frase:

“Nenhum é tão bom quanto nós todos juntos”

foto Paulo tosin e Flavio Arns

Paulo Tosin e Flávio Arns

Adriana Bezerra e Flávio Arns

Durante a minha participação no Seminário Estadual sobre "Saúde e a Pessoa com Deficiência - Novos Caminhos", tive a satisfação de mostrar e entregar ao meu caríssimo amigo, o médico Dr. Antonio Paulo Mallmann – Diretor Geral do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier e a senhora Daiane Koch – representante da AFAG - Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves, os flayers sobre o Projeto Eu Digo X (www.eudigox.com.br) idealizado pelo Instituto Zeca Muggiati e também aos demais participantes. Na oportunidade conversamos sobre a forma de divulgação e conscientização de que existe a síndrome do X frágil, motivo pelo qual o Instituto Zeca Muggiati estará promovendo a I Semana Estadual de Estudos e Conscientização sobre a síndrome do X Frágil, no dia 25 de outubro de 2014. Acesse o site www.eudigox.com.br veja a programação e venha participar conosco, a inscrição é gratuita (Médico geneticista Rui Fernando Pilotto).



Professora Leomar Marchesini e as interpretes de Libras, Ilise e Joselis do SIANEE/Uninter

Lucia Miyake, Coordenadora Tecnica com a palestrante Elizanete Favaro e Regiane

Gian Carlo (Cascavel), dagoberto e Ekzianete (S J Pinhais e Alberto Nogueira (Coordenador Geral)

Emoção

Clp do cantor Daniel: Prá ser Feliz

Link: https://www.youtube.com/watch?v=JslagBvWeS0

O clip foi apresentado no Seminário pelo medico Dr. Rui Pilotto enaltecendo as campanhas motivacionais das pessoas com deficiencias. No clipe, aparece uma moça cega atravessando a rua, esboçando momentos felizes, um cadeirante (estrelado por Alberto Nogueira), em um encontro publico e tambem demonstrando felicidade e um moço com síndrome de down atuando como garçon, todo sorridente.
(O filme foi produzido em junho de 2012 em Curitiba e em Brotas-SP).