segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Clique no link e veja outras fotografias do fotógrafo Flávio Barreto

Uma Verdadeira Empreendedora – Nina Muhonen conta como usa o Tobii PCEye para comandar duas empresas


O que deveria ser apenas um bom mergulho em um lago deixou Nina Muhonen completamente paralisada, aos 17 anos. Hoje em dia, porém, ela é proprietária de suas empresas e usa o Tobii PCEye para trabalhar com mais eficiência e ser uma parte ativa do mercado de trabalho.
A força vital de Nina pode ser melhor descrita por seu discurso enquanto estava deitada em uma cama de hospital, logo após o acidente. Sua principal trilha de pensamento, que a ajudava a voltar à vida, era que ela queria ir para casa.
“Se apenas eu pudesse ir pra casa, tudo ficaria bem. Em qualquer condição. Eu reformataria meu cotidiano.”‘Se Apenas eu Pudesse Ir pra Casa’, em uma tradução livre, é o nome do livro escrito por Nina, sobre a vida dela após o acidente. No livro, ela reflete sobre o que é viver completamente paralisada, e ainda assim manter o entusiasmo pela vida.
“Eu vou tentar não focar nos empecilhos; e sim nas oportunidades. É nisso que estou pensando a maior parte do tempo!” Esta linha de pensamento é proporcional à sua atitude e foco em voltar à sociedade e ser uma parte da força de trabalho. No meio dos anos 90, quando o acidente aconteceu, Nina tinha 17 anos e tinha acabado de terminar seu segundo ano na faculdade. Após passar por um período extremamente difícil, depois do acidente, ela ainda estava determinada a completar seus estudos.

Vivendo a Vida
“Quando eu estava na cama de hospital, meu primeiro pensamento era que eu sobreviveria. Meu segundo pensamento era que eu iria me graduar. Eu não mudaria minha vida mesmo com o acidente – eu queria viver minha vida do jeito que planejei. Entrei em contato com a faculdade e nós fizemos um plano que me possibilitou continuar e me formar. Era meu jeito de continuar.” Os professores iam ao hospital e davam aulas a Nina. Uma vez por semana ela ia à faculdade para fazer as provas em matérias diferentes.
“Estudar era fácil para mim, porque eu amo o conhecimento. Antes do acidente eu queria ser advogada, mas as coisas que eu passei me fizeram mudar as áreas de interesse e então eu fiz o programa de comportamento com foco em psicologia. Nesta área eu poderia fazer uma enorme diferença.”
Nina dirige duas empresas, apresenta um programa de radio, expões suas fotografias e muito mais.

Uma Verdadeira Empreendedora
Nina Muhonen é uma terapeuta comportamental e cognitiva treinada, que atualmente tem dois negócios na área. Em sua primeira empresa, chamada, em uma tradução livre, a ‘faísca da vida’ [Livsgnistan], ela ministra palestras, faz terapia e também cria projetos personalizados em assistência pessoal.
Nina dirige duas empresas, apresenta um programa de rádio, tem suas fotos em exposições; e muito mais.
Ela também ministra aulas e palestras inspiracionais sobre a arte de encontrar a força para se obter objetivos. Em várias ocasiões, Nina também teve suas fotografias digitais em exposições.
Em sua outra empresa ela emprega nove assistentes pessoais. Ainda, Nina faz parte de um programa de rádio, chamado “Food for Thought” – [alimento para o pensamento], transmitido mensalmente na Suécia.
Acesso ao Computador mais Eficiente e menos Extenuante
No outono de 2011, Nina Muhonen começou a usar o Tobii PCEye – que, por meio de rastreamento ocular, permite acesso ao computador e o uso de vários programas, incluindo o Microsoft Office. “Eu trabalho com todos os tipos de documentos, e uso proncipalmente o MS Word” – conta Nina.
Com as ferramentas que ela usa hoje, ela pode trabalhar muito mais facilmente do que com o mouse de cabeça que usava antes de descobrir a solução em rastreamento ocular da Tobii; o PCEye. Quando usava o mouse de cabeça, ela obtinha muita dor no pescoço, porque precisava mover a cabeça constantemente.
“O Tobii PCEye me permite trabalhar constantemente sem ter que mexer meu pescoço. Eu uso também um software chamado ‘Voice Express’, que me permite falar de maneira suave quando preciso dar comandos de voz ao computador. O PCEye me ajuda a poupar a minha voz e, claro, me ajuda também quando estou trabalhando em espaços públicos.”.
Nina usa seu PCEye com uma entrada de voz
A empresária percebeu que existem infinitas oportunidades para usar o computador, como, também, as mídias sociais tipo Facebook e Twitter. Ela, inclusive, criou um blog: ninamuhonen.wordpress.com
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Civiam

Marcos Mion fala sobre filho mais velho: "abençoado com uma criança especial"

Marcos Mion com a mulher e os filhos (Foto: Instagram/ Reprodução)
Marcos Mion decidiu ir a público falar sobre o filho mais velho, Romeo, de seu relacionamento com Suzana Gallo. Em seu perfil no Facebook, durante a tarde de quarta-feira (22), o apresentador fez um depoimento aberto para explicar que o pequeno tem dificuldades de desenvolvimento e faz parte do "spectrum autista".
"Deus me deu um presente. Fui um dos escolhidos", escreveu Mion, que explicou que faz parte "das famílias abençoadas com uma criança especial". Na rede social, Marcos revelou que ele e a mulher perceberam que Romeo sofria com dificuldades de desenvolvimento e que demorou para eles terem certeza, porque o menino não se encaixa em nenhum diagnóstico e segue evoluindo e aprendendo no seu ritmo.
"Todos especialistas dizem que ele nao é autista, nao é asperger, enfim, que ele nao é nada além de uma criança que se encaixa na sigla NOS - Not Otherwise Specified, que significa "Sem Outras Especificações" mas que faz parte do spectrum autista", explicou.
De acordo com Marcos Mion, não se encaixar é bom porque ele pode "ser ele com todo o seu potencial, seu jeito unico, suas caracteristicas, vitorias e limitações, e não o que um especialista determine que ele seja". Para ele, "o diagnostico é a maneira mais eficaz de limitar alguem, de não ver sua beleza e singularidade".
Mion explicou ainda que sempre buscou os melhores especialistas dentro e fora do Brasil e contou ainda que este é um dos motivos para ter feito uma segunda base em Miami. "Essa mudança aconteceu, porque aqui encontramos uma especialista que desenvolveu um método com o qual nos identificamos muito, que foi essencial para entendermos a situaçao e para o Romeo ter as melhores condições para firmar suas bases de desenvolvimento. Foi um perfeito complemento ao trabalho dos médicos e todos profissionais brasileiros que trabalham com a gente".
Segundo o apresentador, Romeo leva uma vida normal, vai à escola e participa de atividades com amigos e familiares. Marcos fez um pedido para pais de crianças especiais. "Qualquer criança que pertence ao spectrum, seja qual for a especificação, tem uma luz única, diferente e seu caminho é ilimitado! Peço, de coração, para que os pais nunca parem de acreditar, independente de um rótulo, e estimulem sempre seus filhos especiais, pois eles tem muito a nos ensinar. Eles so precisam de amor e apoio", escreveu ele, que atribuiu ao filho a sua fonte de inspiração. "Ele é minha maior inspiração como pai, como ser humano. Como uma vez ele me disse: 'Pai, eu sou seu irmão'. Sim filho, você é meu irmão de alma. Meu maior orgulho".