Os quadrinhos sempre foram um reflexo de nossa realidade com pitadas de elemento fantástico, seres rápidos, fortes e com poderes que nós nunca teríamos e devido a isso, temos pessoas de todo o tipo no universo dos quadrinhos: negros, brancos, asiáticos, alienígenas, homossexuais, bissexuais, Batman e Robin. E assim, não poderiam faltar pessoas com deficiências físicas, com todos seus problemas e superações, dadas suas situações.
Um bom exemplo de como queremos ser representados e quanto isso pode beneficiar a pessoa comum, é a história real de um garoto de quatro anos com audição limitada no ouvido esquerdo que não queria usar aparelho auditivo, pois segundo ele, “os super-heróis não usam orelhas azuis”. Ao escutar isso, a mãe enviou um e-mail para a Marvel Comics, explicando a situação e para pedir ajuda. A empresa, então, decidiu criar um super-herói chamado “orelha azul” que utiliza um dispositivo auditivo inspirado no mesmo modelo usado pelo garotinho.
Mas não somente como exemplo, mas sabemos que o termo deficiente ainda não representa corretamente essas pessoas, que com a adaptação correta, apoio e força de vontade, conseguem superar seus obstáculos físicos e tornam-se super-heróis de si mesmas. Vide as paraolimpíadas.
E pensando nisso, montei esta listagem.

10 / Misty Knight

010
Misty era oficial de policia quando perdeu seu braço direito após frustrar um ataque a bomba. Tony Stark desenvolveu um braço biônico para a moça que lhe deu força super-humana. Nos anos posteriores, o braço mecanizado ganhou um upgrade, sendo fabricado em adamantium quase indestrutível, e permitiu a ela soltar um raio congelante e até mesmo controlar um exército de robôs com ele. Importante ter em mente que o resto do corpo de Misty não é biônico, ou seja, tirando o braço ela não consegue fazer muita coisa.

09 / Eco

009
Eco, também conhecida como Ronin, aparece frequentemente nos quadrinhos do Demolidor. Maya Lopez, foi criada pelo vilão Rei do Crime, que havia matado seu pai e inventou para ela que quem matou o pai dela havia sido o Demolidor. Surda desde o nascimento adquiriu algumas habilidades singulares como reflexos rápidos e a habilidade de imitar os movimentos de outras pessoas.

08 / Doutor Meia-Noite

008
Doutor Meia-Noite, lançado em 1941, foi o primeiro super-herói cego, antecedendo Demolidor por mais de vinte anos. Além disso, ele é um médico de verdade. O personagem foi realmente personificado por três heróis diferentes ao longo dos anos, mas era originalmente um cirurgião chamado Charles McNider. O doutor estava operando uma testemunha agendada em um julgamento contra a máfia, quando alguém atira uma granada na sala, cegando-o. Durante sua recuperação ele percebe que pode ver novamente, mas com visão invertida, passando a enxergar perfeitamente na escuridão total, mas nada na luz normal. Logo, acaba decidindo usar essa habilidade peculiar para combater o crime, junto com seu novo amigo Coruja.

07 / O Chefe (Dr. Niles Caulder)

007
Quando jovem, Niles Caulder, era um engenheiro e cientista brilhante, dedicado a encontrar uma fórmula para prolongar a vida. Ele criou uma espécie de poção da imortalidade com o financiamento de um misterioso benfeitor que, infelizmente, acabou por ser maligno. Depois de descobrir as verdadeiras intenções de seu empregador, Caulder se recusou a continuar o seu trabalho, então Immortus, respondeu implantando explosivos em seu corpo, dando a entender que aquilo era uma espécie de “contrato” do tipo ou você faz ou eu te explodo. Caulder conseguiu retirar todos os artefatos , mas isso lhe custa a capacidade de andar, passando o resto de sua vida em uma cadeira de rodas, mas isso não o impediu de subir para uma posição de liderança na equipe de super-heróis conhecida como “A Patrulha do Destino”, onde veio a ser reconhecido como “Chefe”.

06 / Cyborg

006
Filho único dos cientistas Silas e Elionore Stone, e que podemos considerar como os piores pais da história dos quadrinhos, pois primeiro, realizam uma variedade de experimentos científicos em seu próprio filho, Victor, tentando aumentar sua inteligência. Mais tarde, quando um dos seus experimentos de teletransporte da errado, um enorme monstro de gelatina invade nosso mundo atacando-os, matando a mãe do menino e mutilando a criança. Seu pai consegue salvar a vida de Victor cobrindo todo seu corpo com próteses mecânicas experimentais e pernas de metal.

05 / Cable

005
Originalmente, Cable foi introduzido como uma perigosa figura sombria sem passado, elaborado para se juntar aos Novos Mutantes, como parte de sua luta contra a Frente de Libertação Mutante. Sabemos inicialmente que seu nome é Nathan Summers e era o filho de Ciclope com Madelyne Pryor.  Quando nasceu seu corpo foi infectado velo vírus “tecno-orgânico” e seus pais o enviaram para o futuro para ser tratado, só que o vírus acabou “comendo” metade de seu corpo, deixando-o com aparência meio humana meio mecânica, ganhando um asterisco no lugar de um dos olhos. Também por causa do vírus, seu organismo se auto combate, assim seus poderes mutantes nunca alcançam sua plenitude.

04 / Capitão Marvel, Jr.

004
Freddy Freeman era um jornaleiro que, durante uma viagem de pesca com seu avô, foi pego no meio de uma batalha entre o original Capitão Marvel e o favorito de Adolf Hitler, o Capitão Nazista. De qualquer forma, o avô morre, mas o Capitão Marvel foi capaz de salvar Freddy, agora aleijado, concede uma parte de seu poder de Shazam para o rapaz, o que o capacitou a se transformar no super-herói chamado Capitão Marvel Jr, apesar disso, Freddy nunca foi totalmente curado e passou a mancar para o resto de sua vida.

03 / Batgirl

003
Depois de Robin, a Batgirl é uma das mulheres mais importantes do universo do Batman.  Barbara Gordon provou ser popular tanto nos quadrinhos como também na série de TV clássica, manteve-se como uma figura central no universo Batman desde então. Em 1988, no aclamado romance gráfico “Batman: A Piada Mortal“, Barbara levou um tiro na espinha, dado pelo Coringa, ficando paraplégica, no entanto, virou uma hacker de primeira categoria se tornando, Oráculo, a fundadora de um grupo de super-heróis chamado de” Birds of Prey“.

02 / Demolidor

002
Ao tentar salvar um homem cego de um caminhão que se aproximava, Matt Murdock é atingido uma substância radioativa que caiu em seus olhos. A compensação para Matt, já que ele não podia mais ver, foi a transformação que a radiação provocou. Obteve aumento de seus outros sentidos, dando-lhe o equivalente humano de sonar de um morcego e fazendo-o um alvo bastante difícil de ser golpeado durante as lutas.

01 / Professor X

001
Charles Francis Xavier (também conhecido como “Professor X“) é um dos mutantes mais poderosos do mundo, um telepata fodão, bem como um especialista mundialmente respeitado em genética e mutação. Xavier é normalmente retratado como um paraplégico confinado à sua cadeira de rodas icônica, embora as razões reais para a sua deficiência são raramente discutidos.  No filme “X-Men: First Class“, uma bala acertou sua espinha causando seu problema. Já nos quadrinhos, ele é atingido pelo alienígena Lúcifer, que o deixou paralítico, esmagando suas pernas com um punhado de rocha. Foi levado para um hospital na Índia onde passou a fazer fisioterapia para suas pernas. Apaixonou-se pela enfermeira norte-americana Amelia Voght. Neste meio tempo ele conheceu um monte de mutantes e assim veio a grande ideia de junta-los numa grande escola.
http://cruzadorfantasma.com.br/deficientaria-top-10-herois-deficientes-fisicos/