quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pequeno guia do Fibromiálgico

Começa hoje a Semana Nacional do Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro

Começa hoje a Semana Nacional do Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro. Entre a programação da Setran, haverá uma ação em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em que serão feitas blitz de fiscalização sobre o respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência em supermercados, shoppings e outros pontos. As blitz serão nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Na ação educativa, os agentes da Setran irão distribuir adesivos (veja abaixo) dizendo: "Vaga preferencial: é direito. Campanha pelos direitos das pessoas com deficiência".


"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" representará o Brasil no Oscar 2015


http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1499738&tit=

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", foi o filme brasileiro escolhido para concorrer a uma vaga para disputar a categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2015. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18) pela ministra da cultura Marta Suplicy, na Cinemateca de São Paulo. Ele disputava com outros 17 longas nacionais, entre eles "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz; "Tatuagem", de Hilton Lacerda e “Getúlio”, de João Jardim.
Como todos os países participantes, o Brasil tem direito a indicar um de seus filmes para a disputa.Até agora cerca de 20 países fizeram suas escolhas. A decisão foi tomada por uma banca de especialistas selecionados pelo ministério. Nos últimos anos, o Brasil nomeou "O Som ao Redor" (2014), "O Palhaço" (2013), "Tropa de Elite 2" (2012) e "Lula, O Filho do Brasil" (2011) para uma dessas vagas, mas nenhum conseguiu. A última vez que um filme brasileiro concorreu ao Oscar foi em 2004, com "Cidade de Deus", indicado em quatro categorias.

Divulgação
Divulgação / O surpreendente Hoje Eu Quero Voltar Sozinho tem como protagonistas os jovens atores Leonardo (Ghilherme Lobo), Giovana (Tess Amorim) e Gabriel (Fabio Audi, à esq.)Ampliar imagem
O surpreendente Hoje Eu Quero Voltar Sozinho tem como protagonistas os jovens atores Leonardo (Ghilherme Lobo), Giovana (Tess Amorim) e Gabriel (Fabio Audi, à esq.)
O filme
O filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" , do jovem diretor Daniel Ribeiro, conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego da classe média paulistana, que frequenta um colégio particular, onde passa grande parte do tempo em companhia de Giovana (Tess Amorim), sua melhor amiga, que o acompanha todos os dias até em casa. A relação entre eles é ambígua, entre o afeto fraterno e algo mais.
A rotina deles se altera com a chegada de um aluno novo, Gabriel (Fabio Audi), que faz a dupla se tonar um trio e conquista o interesse tanto de Leonardo quanto de Giovana, chegando a provocar um estremecimento entre os velhos amigos.
O longa foi uma das maiores surpresas do Festival de Berlim, realizado em fevereiro na capital alemã. Selecionado para a Panorama, principal mostra paralela do evento, foi escolhido o melhor filme da competição pela Federação Internacional dos Críticos de Cinema (Fipresci) e ficou em segundo lugar entre os mais votados pelo público.

Confira os resultados satisfatórios da 2ª edição da campanha!

A enquete da Campanha “Eu Ajudo na Lata” foi encerrada no primeiro dia de setembro. A instituição vencedora, com 48,4%, foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rolândia (APAE – Rolândia).
O Instituto do Câncer de Londrina obteve 30,1%, e o Hospital Universitário (HU), teve 21,5% dos votos. Seiscentas e trinta e nove pessoas participaram da enquete promovida no site da Unimed Londrina.
O objetivo é realizar a doação de cadeiras de rodas de acordo com o montante que os lacres arrecadados na 2ª edição da campanha irão conseguir adquirir.
A 2ª edição da Campanha “Eu Ajudo na Lata” foi excelente. Nesta etapa, foram arrecadadas 1.843 garrafas cheias de lacres! Segundo a Especialista em Responsabilidade Social, Fabianne Piojetti, a avaliação da campanha é extremamente positiva.
“É muito gratificante ver que uma campanha simples mobilizou tantas pessoas. A divulgação foi realizada pelas pessoas que souberam pelas mídias sociais ou pelos colaboradores da Unimed e assim foi espalhando, e cada vez recebemos mais doações. Uma campanha social e  ambiental que de forma simples contribui com outras pessoas”, comenta a especialista sobre a campanha.
Além disso, Fabianne fala sobre a meta superada de arrecadações. “Superamos a meta inicial de dobrar o número de arrecadação em relação à primeira campanha, na verdade triplicamos o número de garrafas recebidas, e este resultado significa para a nossa área a credibilidade da comunidade nos projetos de Responsabilidade Social desenvolvidos pela Unimed Londrina, além de poder beneficiar um número maior de pessoas”, comemora.
Em breve mais informações serão divulgadas sobre a compra de cadeiras de rodas e a entrega das doações para a instituição vencedora. No entanto, a campanha de arrecadações continua. Todos podem continuar contribuindo com lacres para que na próxima edição o sucesso seja ainda maior!

Semana de Trânsito terá blitze em vaga para pessoa com deficiência

Uma série de blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência em shoppings e supermercados será uma das atividades da Semana Nacional do Trânsito 2014 em Curitiba. A Prefeitura de Curitiba lança nesta quinta-feira (18) a sua programação, com uma cerimônia no auditório Thomas Morus da PUCPR. O evento deste ano tem como tema “Cidade para Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre” e será realizado em homenagem ao agente de trânsito Reynaldo Lopes, morto no final de agosto.
Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, as blitze em estacionamentos terão caráter educativo para chamar a atenção sobre a utilização irregular das vagas preferenciais de idosos e pessoas com deficiência. "Precisamos aprofundar a discussão sobre o uso das vagas preferenciais dentro da pauta dos órgãos públicos e das empresas privadas. Todas as pessoas com deficiência, seja qual for, têm direito ao uso dessas vagas, desde que tenham credencial", disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.
A Semana do Trânsito será a partida de uma medida de reforço na fiscalização das vagas prioritárias. A partir de outubro, uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) será designada para fiscalizar e atender as denúncias de ocupação irregular de vagas preferenciais em estabelecimentos privados de uso público, como supermercados e shoppings. Empresários do setor estão se unindo com a Prefeitura para tomar medidas de esclarecimento sobre o uso dessas vagas.
Programação
O prefeito Gustavo Fruet participa da abertura da Semana Nacional de Trânsito em Curitiba, que terá a palestra magna “Caminhabilidade”, da professora Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, especialista em trânsito e uma das principais autoridades da área no País.
"A Semana Nacional de Trânsito em Curitiba será um momento para discutir todas as ações da Prefeitura em prol do pedestre curitibano e a relação que o cidadão estabelece com a cidade, na medida em que é o ator mais importante para o trânsito e a mobilidade da cidade", afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
A programação da Semana Nacional de Trânsito vai reunir palestras, blitze educativas e de fiscalização, atividades recreativas, esportivas e de saúde e exposições. O Dia sem Carro e a inauguração da Praça do Ciclista, no Centro, também integram a programação.
Na quarta-feira (19), em evento especial da programação, o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, irá ministrar a palestra “Trânsito como Questão de Saúde Pública”, destacando como o grande número de acidentes e as mortes no trânsito afetam a área da saúde no Brasil.
No mesmo encontro, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, ministra a palestra “Curitiba: 100 Anos de Evolução”, sobre o desenvolvimento do trânsito na capital paranaense, e o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera, fala sobre o projeto-piloto do semáforo para pessoas com mobilidade reduzida.
O Dia Mundial sem Carro, no dia 22 (segunda-feira), será lembrado com uma ação na Rua Monsenhor Celso, com o fechamento da via para o trânsito para a realização de diversas atividades. A Setran celebra no dia 23 (terça-feira) o Dia do Agente Municipal de Trânsito.

Programação da Semana Nacional do Trânsito 2014

18/9 (quinta-feira)
19h30 – Cerimônia de abertura com o prefeito Gustavo Fruet e a palestra magna: “Caminhabilidade”, por Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.
Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho). Auditório Thomas Morus – Bloco Amarelo – 1° andar.

19/9 (sexta-feira)
8h30 – Palestra “Curitiba: 100 Anos de Evolução”, por Sérgio Pires, presidente do Ippuc.
10h30 – Palestra “Trânsito como Questão de Saúde Pública”, por Adriano Massuda, secretário municipal de Saúde.
11h15 – Palestra “Resolução N°495 do Contran e Semáforo para Pessoas com Mobilidade Reduzida – Projeto Piloto”, por Maurício Razera, diretor de engenharia da Setran.
Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho). Auditório Sobral Pinto – Bloco Amarelo – 1° andar.

20/9 (sábado)
10h, 11h e 12h – Apresentações do Teatro Unibrasil e da Escola Pública de Trânsito.
9h às 13h – Apresentações de estandes das secretarias e órgãos municipais (Trânsito, Pessoa com Deficiência, Saúde, Defesa Social, Esporte, Lazer e Juventude e Fundação de Assistência Social) e do Instituto Paz no Trânsito.
Local: Praça Osório/Rua XV de Novembro (Centro).

21/9 (domingo)
13h30 às 17h – Festa da Cidadania e da Acessibilidade – Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.
Local: Escola Municipal Vereador João Stival (Rua João Budel, 163 – Butiatuvinha). Agendamento de transporte para acesso ao evento pelos fones (41) 3374-5008 e (41) 3374-5278. Outras informações pelo fone (41) 3374-5313.

22/9 (segunda-feira)
9h às 13h – Celebração do Dia Mundial Sem Carro, com bloqueio da Rua Monsenhor Celso para realização da atividade Vivência de Mobilidade e de atividades recreativas das secretarias municipais de Educação e do Esporte, Lazer e Juventude. Apresentação dos estandes da exposição Frases do Dia Sem Carro 2013.
Local: Rua Monsenhor Celso, entre ruas Mal. Deodoro e José Loureiro (Centro).

9h – Inauguração da Praça do Ciclista
Local: Rua Pres. Faria esquina com Rua São Francisco (Centro).
10h – Posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Trânsito.
Local: Palácio 29 de Março.

23/9 (terça-feira)
9h – Celebração do Dia do Agente Municipal de Trânsito, abertura da exposição de fotos do livro Cidade para Pessoas – Setran e entrega de certificados para agentes de trânsito participantes da obra.
Local: Departamento de Fiscalização da Setran (Rua Tomas Edson, 34, esquina com a Rua Senador Salgado Filho – Prado Velho).
15h – Inauguração do posto de atendimento da Setran na Administração Regional da CIC.
Local: Rua da Cidadania CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460).

23, 24 e 25/9 (de terça a quinta-feira)
Abordagens e blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência.
Local: todas as Administrações Regionais de Curitiba, supermercados, shoppings e outros pontos da cidade.


http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/semana-de-transito-tera-blitze-em-vaga-para-pessoa-com-deficiencia/34129#.VBrfxsvQQzI.facebook




Sentir estrelas

Planetário em tamanho reduzido convida pessoas com deficiência visual a explorar o céu de maneira diferente: tocando os astros.
Por: Isabelle Carvalho
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/09/sentir-estrelas
Sentir estrelas
O planetário é similar a uma grande maquete, com um metro de diâmetro, e dividido em duas semiesferas, que representam os hemisférios Norte e Sul celestes. (foto: Cláudio Luiz Carvalho)
Uma simples visita a um planetário nos propõe uma viagem, antes de tudo, visual, pelas estrelas, com observações do céu em telescópios e simulações cinematográficas de constelações, cometas e outros corpos celestes – uma experiência impressionante, sem dúvida, mas que pouco pode ser vivenciada por pessoas com deficiência visual. Um grupo de astrônomos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), porém, desenvolveu uma nova proposta de planetário desatrelada do sentido da visão, em que se usam as mãos para conhecer nossos céus.
Carvalho: “É difícil encontrar informação sobre astronomia em livros em braile, então o planetário pode ser uma ótima oportunidade para uma pessoa com deficiência visual conhecer mais o assunto”
O físico Claudio Luiz Carvalho, pesquisador da Unesp e coordenador do projeto, explica que a ideia é incluir os deficientes visuais na difusão de conhecimento sobre astronomia e explorar conceitos que podem ser absorvidos por meio do tato. “É difícil encontrar informação sobre astronomia em livros em braile, então o planetário pode ser uma ótima oportunidade para uma pessoa com deficiência visual conhecer mais o assunto.”
O planetário, montado em uma sala da Unesp, é similar a uma grande maquete, com um metro de diâmetro, e dividido em duas semiesferas, uma representando o hemisfério Norte celeste e a outra, o Sul. “As duas ‘abóbodas celestes’ estão fixadas à parede de modo que o visitante possa ficar debaixo de cada uma e tocá-las, sentindo o posicionamento de cada astro no céu”, explica Carvalho.

Estrelas em alto relevo

A princípio, o planetário foi construído para representar o céu noturno: as estrelas e constelações são simbolizadas por miçangas de tamanhos diferentes, de acordo com o seu brilho. O visitante poderá identificar as constelações na noite estrelada: “O Cruzeiro do Sul, por exemplo, tem a forma de uma cruz; então disponibilizamos as miçangas de maneira que constituíssem uma cruz para que os visitantes pudessem senti-la”, esclarece Carvalho. “Além dos nomes e formas das constelações, também é possível identificar a localização das estrelas, a partir da inscrição dos pontos cardeais nas bordas das esferas, tudo em braile.”
Planetário tátil
A proposta é que o visitante se posicione debaixo de cada semiesfera, fixada na parede, para conhecer, por meio do toque, a posição das estrelas e constelações no céu. (foto: Cláudio Luiz Carvalho)
O grupo ainda planeja a construção de semiesferas para representar o céu diurno, com a reprodução do movimento aparente do Sol e dos planetas. “Esse movimento será feito em alto relevo, assim como as representações do Sol e dos planetas, dando ao deficiente visual a oportunidade de entender esses fenômenos”, ressalta o físico.
A expectativa do grupo é que, no futuro, a instalação receba regularmente a visita de escolas da região
Por enquanto, o novo planetário tátil está em fase de testes, para que os pesquisadores possam observar as reações de voluntários e a dificuldade de identificação dos corpos celestes e, assim, melhorar a experiência dos futuros visitantes. “Realizamos testes com dois cegos, que conseguiram identificar satisfatoriamente as estrelas e constelações e agradeceram pela experiência nova”, comemora Carvalho.
O projeto do planetário contou com a ajuda do educador Eder Pires Camargo, também da Unesp. Ele é deficiente visual e tem um longo histórico na luta pela inclusão escolar de alunos cegos.
A expectativa do grupo é que, no futuro, a instalação receba regularmente a visita de escolas da região. “Já estamos em contato com a Secretaria de Ensino para agendar a visita de escolas quando os testes forem concluídos, pois acreditamos que o planetário será uma experiência muito interessante tanto para alunos cegos quanto para os que não possuam deficiência visual”, destaca Carvalho.

Isabelle Carvalho
Ciência Hoje On-line

Alunos com deficiência visual vivem experiência sensorial em fábrica de perfume

Daniel Castellano / Gazeta do Povo / Alunos da Fundação Dorina Nowill tiveram uma experiência sensorial na fábrica do Grupo Boticário
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1499586&tit=Alunos-com-deficiencia-visual-vivem-experiencia-sensorial-em-fabrica-de-perfume

Sete alunos com deficiência visual do curso de Avaliação Olfativa da Fundação Dorina Nowill tiveram uma experiência sensorial nesta quarta-feira (17). Eles visitaram a fábrica do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais, e puderam acompanhar todo o processo de produção de perfumes.
Mercado de trabalho
O Brasil é um dos líderes do mercado de perfume. Foi por causa disso que a especialista Renata Ashcar criou a Fundação Dorina Nowill, que oferece o curso de Avaliação Olfativa para cegos. “A ideia foi criar um curso para as pessoas com deficiência visual aproveitarem essa posição do país”, comenta.
O curso foi lançado há três anos. Até agora, segundo Renata, 16 pessoas se formaram e 10 delas já estão no mercado de trabalho. “Quando eles são contratados por uma empresa, é uma felicidade geral. Isso muda a vida deles”, relata.
Além dos alunos da fundação, o publicitário Ivan Kühl, 31 anos, funcionário do Grupo Boticário, também participou da visita. Deficiente visual lotado no setor de relações institucionais, ele diz que a empresa fez adaptações para a sua condição. “O meu computador, por exemplo, tem sistema de voz. Então tudo que aparece na tela eu ouço”, conta.
Na visita, eles tocaram nos equipamentos, sentiram as fragrâncias dos perfumes e das matérias-primas e ouviram os barulhos da indústria. A primeira parada do grupo foi no “berçário”, nome dado ao local onde os brotos das flores -- que vêm de Holambra, no interior de São Paulo -- descansam.
“Eles levam de 10 a 15 dias para desabrochar”, conta o coordenador de fragrâncias César Veiga. Cada 3 toneladas de flores gera um quilo do óleo essencial, um dos principais componentes do perfume. “Uma gota dele já é suficiente para a composição do produto e inclusive é capaz de deixar uma casa muito cheirosa”, brinca Veiga.
Uma das alunas que acompanhou a visita foiElizabeth Ramos Marcondes, 27 anos. “Eu estou adorando. Nós já fomos a outras empresas, mas nunca tivemos a oportunidade de conhecer o processo todo”, conta ela, que tem apenas 10% da visão. Enquanto conversava com a reportagem, ela cheirava e sentia a textura de um lírio utilizado na produção.
Processo
Logo depois do berçário, as flores passam pelo enflourage, processo em que são colocadas sobre uma placa de vidro com gordura, que fica impregnada com o óleo da planta. A gordura, depois de sair do berçário, é enviada para a sala de separação, onde é desassociada do óleo por meio de um aparelho. Na última parte do processo, o óleo passa por um filtro para perder todos os resquícios de gordura e vai para a refrigeração e para a fábrica.
Além de acompanhar o processo de enflourage, os alunos também conheceram a fábrica. Uma das paradas foi o local onde é produzido o perfume Coffee Man. Eles também tiveram uma palestra sobre marketing de produto e tendências do setor de perfume.