segunda-feira, 20 de junho de 2011

Agressão a professores do ensino público causa polêmica no Mais Você


Clica no titulo para ver o video

A cada semana, a mídia revela novos casos de agressões a professores do ensino público brasileiro. No Mais Você desta segunda-feira, 20 de junho, Ana Maria Braga comentou o novo episódio, ocorrido em uma escola estadual de Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. A professora Geovana Soares (Gina) foi agredida por uma mãe de aluno.

A polêmica foi iniciada com um vídeo de um professor egípcio agredindo os alunos com uma palmatória. As cenas fortes foram mostradas ao público e Ana Maria Braga questionou: “Será que é uma atitude cultural?”. Depois, Ana Maria contou o caso da professora Gina, agredida por advertir um aluno.

Em reportagem, Fabrício Battaglini foi até a casa da professora. Ele mostrou que ela está recebendo cartinha de solidariedade dos alunos. Gina contou como tudo aconteceu: “Ela estava conversando com a diretora quando eu passei pelo corredor. Ela me chamou e me perguntou se eu estava lembrada dele. Eu disse que sim. Então, ela pegou em meus cabelos e esmurrava constantemente o meu rosto, em uma sequencia”.

Gina contou que trabalha há 21 anos na profissão e nunca tinha visto nada parecido. O aluno foi transferido para outra escola. A professora, que ainda se recupera dos hematomas no rosto, continua afastada e não tem previsão de voltar ao cargo. “Eu adoro ser professora e eu gosto da minha comunidade. Estou tento muito apoio. Estou me sentindo uma pessoa muito querida e isso está aquecendo o meu coração”, desabafou ela.

“A nossa equipe procurou a mãe, mas não conseguiu localizá-la. A Secretaria de Educação de São Paulo divulgou uma nota lamentando a agressão e afirmou que é lamentável que uma mãe aja com violência quando seu filho apresenta comportamento inadequado dentro da sala de aula. A Secretaria informou que, com o consentimento da mãe, o aluno foi transferido para outra escola”, informou Ana Maria Braga.

Sobre a profissão, a apresentadora mostrou a atitude e o exemplo de uma professora mexicana que, durante um tiroteio, fez com que todos os alunos se deitassem no chão e começou a cantar com eles, para acalmá-los. “Para ser professor, em qualquer lugar do mundo, a pessoa tem que gostar muito, e com um salário desse tamanhozinho”, destacou Ana Maria.

A equipe de reportagem do programa foi às ruas para conversar com os alunos do magistério, e saber o que eles esperam do futuro da profissão. “A pergunta feita foi: Por que vocês decidiram ser professores?”, contou a apresentadora. Nos depoimentos, os jovens se mostraram cientes da falta de valorização da profissão, porém, declararam amor ao magistério e à docência. Muitos visam contribuir com as melhorias da educação no Brasil.