quarta-feira, 15 de maio de 2013

Acessibilidade Como criar uma página da web acessível a pessoas com deficiência

http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/acessibilidade/1

Acessibilidade é palavra que aponta para a qualidade, a prática e a extensão do acesso. Em geral, aparece no contexto de conceitos, técnicos ou práticos, associados a pessoas com deficiência.
Tanto melhor será a acessibilidade quanto mais pessoas atingir, seja no mundo físico e palpável, seja no mundo virtual. Para pessoas com deficiência, a par da quebra de barreiras físicas, com planejamento, arquitetura e equipamentos adequados, há todo um trabalho para romper obstáculos virtuais, tornando a informática acessível.
Nesse campo, há ferramentas que promovem o acesso e possibilitam o usufruto da tecnologia por pessoas com deficiência. São leitores de tela para deficientes visuais, teclados virtuais para quem tem deficiência motora ou dificuldades de coordenação e sintetizadores de voz para pessoas com deficiência auditiva e consequentes problemas de fala.
São situações que devem ser levadas em conta na montagem de páginas para a web. Há recomendações para nortear condutas adequadas a esse respeito, no W3C (Consórcio para a web) e na WAI (Iniciativa para a acessibilidade na rede). Apontam desde o tipo de fonte a ser usado, seu tamanho e cor, até recomendações relativas ao código (HTML – Hypertext Markup Language, referente à estrutura - e CSS – Cascading Style Sheets - para o layout, a “cara” da página na web).
Ao montar uma página na internet, leve em conta a acessibilidade. Procure responder a estas demandas, para incluir o maior número de pessoas:
1.    Incapacidade para ver, ouvir ou deslocar-se e dificuldade para interpretar certos tipos de informação;
2.    Dificuldade visual para ler ou compreender textos;
3.    Incapacidade para usar o teclado ou o mouse;
4.    Insuficiência de quadros, apresentando apenas texto ou dimensões reduzidas, ou ligação muito lenta à internet;
5.    Dificuldade para falar ou compreender a língua em que o documento foi produzido;
6.    Desatualização – navegador com versão muito antiga ou diferente dos habituais.
Ao ser projetada de modo a preencher as necessidades de vários grupos de incapacidade ou deficiência, a página da web potencializará a acessibilidade. Será exemplo de elemento inclusivo e com responsabilidade social.