sexta-feira, 15 de março de 2013

Ruas Inclinadas

Em alguns bairros de São Paulo onde as ruas são muito inclinadas, como por exemplo: Perdizes e Vila Madalena.
As pessoas sofrem para escalar calçadas que são escadarias cansativas a céu aberto. Se for idoso pior ainda. Para quem tem mobilidade reduzida ou usa cadeira de rodas fica impossível circular por esse tipo de calçada e na rua é arriscado, além de ser inclinado até para veículos.
Achei na internet algumas fotos de Perdizes:

As pessoas precisam se arriscar no meio da rua, entre os carros. Mas mesmo sem degraus a rua é muito inclinada. Em dias de chuva fica muito escorregadia e pode acontecer acidente.
Achei também na internet esta foto acima, onde mostra uma sucessão de degraus. Como os veículos sempre são privilegiados, não existem degraus nas ruas. Só nas calçadas mesmo.
Recentemente eu vi uma solução ótima em fotos do Pinterest e vou compartilhar com vocês.
Olha só que interessante. A rua foi inutilizada para o fluxo de veículos e deu lugar a rampas no sentido transversal de forma que a inclinação fique suave. Entre as rampas existem jardins, o que é ótimo para que a água da chuva seja absorvida.
Tem outras parecidas:
Existem soluções onde os veículos ainda são privilegiados, como na foto a seguir, por exemplo. Ao lado das rampas existe uma escadaria para pedestres. O ideal seria que as rampas fossem utilizadas também por pedestres!
É difícil alguma Prefeitura restringir totalmente a passagem de veículos, ainda mais quando na rua tem algumas estradas de edifícios com garagem. Porém, a redução do fluxo de veículos pode ser reduzida e o transito pode ser liberado apenas para veículos de moradores deste quarteirão.
Para que esse projeto aconteça nas grandes cidades, é preciso um estudo de planejamento urbano dos entornos, para não atrapalhar o trânsito local. Creio que em São Paulo algumas ruas com inclinação muito acentuada poderiam ser estudadas. Exemplo: o fluxo de veículos pode ser liberado durante a semana apenas em horário de pico.
Fiz esse post para mostrar que existe solução! E pode ficar muito agradável e acessível. :D

Falhas Famosas




                               Curta www.facebook.com/Hiperciencia

                                   Imagem via http://on.fb.me/JSQuWA

O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/3 está chegando!!!!!


O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/3 está chegando e o Brasil é campeão em número de celebrações. Confira a programação em todo país no site da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD e participe! http://www.federacaodown.org.br/site/index.php/component/jevents/month.calendar/2013/03/14/-.html

Movimento Down


A nossa escolhida hoje é a Ana Luisa.

A Sheyla Dutra nos mandou a foto da filha. "A Ana Luisa Dutra tem 8 anos. Desde os dois anos estuda numa escola regular e já lê e escreve. Adora a escola e fazer tarefa. Seus irmãos, Rafael, de 22, e Vitor, de 16 anos, são seus xodós. Pratica equitação e faz aulas de teatro. É muito educada e tem muitos amigos".

Mande também a sua foto para o nosso mural!

Para

Movimento Down