quinta-feira, 19 de abril de 2012

Lei amplia possibilidade de pessoas com deficiência ingressarem na universidade em Criciúma (SC)


Anteriormente, as bolsas eram disponibilizadas em percentuais que variavam de acordo com o tipo de deficiência. A partir de agora, é garantida a integralidade da bolsa para todas as pessoas com deficiência que vierem a ser selecionadas para contemplação.

Diversos lápis de cor empilhados
É de conhecimento geral a situação de dificuldade enfrentada pelas pessoas com deficiência para o acesso aos bens e direitos mais fundamentais, como saúde, educação, transporte e emprego. De todas as lutas travadas historicamente pelas pessoas com deficiência, no entanto, uma se destaca, por ser vista como base para o seu desenvolvimento: a educação. Com o objetivo de oportunizar o acesso dos deficientes à universidade, e por conseqüência, auxiliar na redução das desigualdades, foi aprovada na Câmara Municipal de Criciúma (PR)Site externo. uma alteração a Lei Complementar, de autoria do presidente Antônio Manoel, Toninho da Imbralit (PMDB), disponibilizando de forma integral, bolsa de estudos na UnescSite externo. voltada as pessoas com deficiência. O projeto foi sancionado pelo Executivo Municipal. As inscrições das bolsas referentes ao artigo 129 da Lei Orgânica Municipal estão abertas e encerram na sexta-feira.

“Algumas regras mudaram, em função da aprovação da Lei Complementar, a pedido do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência. No entanto, os documentos lançados pela Prefeitura para abertura de inscrições para a bolsa, em especial o Decreto que regulamenta o processo seletivo, não observaram a alteração legal”, observa Patrícia Bonfante, presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência. Beneficiada até 2007 com bolsa de estudos, Patrícia cursou Direito na Unesc, passou em concurso e atualmente é servidora pública.

Anteriormente, segundo Patrícia, as bolsas eram disponibilizadas em percentuais que variavam de acordo com o tipo de deficiência. A partir de agora, é garantida a integralidade da bolsa para todas as pessoas com deficiência que vierem a ser selecionadas para contemplação. “Não há mais necessidade de sub-classificações relacionadas ao tipo de deficiência de cada aluno. Além disso, foi excluída a exigência do enquadramento à carência financeira”, pontua.

O conselho vê a aprovação do Projeto de Lei Complementar e sua sanção pelo poder público como uma vitória das pessoas com deficiência. “Considerando todas as dificuldades enfrentadas por este público, em termos de mobilidade, acesso ao mercado de trabalho e mesmo de acesso e permanência na educação formal, e visando, ainda, a defesa da idéia de vida independente para este público, a concessão de bolsas de estudos integrais a todas as pessoas com deficiência que conseguem chegar à universidade é vista como importante medida na luta pela igualdade de condições e de oportunidades”, pondera.

Enquanto índices nacionais apontam um percentual de aproximadamente 15% de pessoas com deficiência na população brasileira, nem 5% das bolsas atualmente concedidas pelo município aos alunos do ensino superior é destinado a este público. Nos últimos dois anos, a média foi de apenas dez alunos enquadrados nesta modalidade de bolsa de estudos, em um universo de aproximadamente 300 bolsas concedidas.

Fonte: http://www.radiocriciuma.com.brSite externo.

Socorro Acessivel

Luiz Berlim



DO http://www.luizberlim.com.br/page000.aspx


Luiz Berlim é palestrante motivacional há mais de 10 anos, e ator há mais de 20 anos, e consolidou nesse tempo um forte nome no Brasil. Ao abordar temas Motivacionais, Comportamentais, de Liderança, Gestão de Pessoas, Vendas e Empreendedorismo, já teve suas palestras assistidas por mais de 30 mil de pessoas. Além disso, já ganhou por duas vezes o Prêmio Troféu Imprensa, e Pergaminho de Ouro, do Jornalista Carlos Maranhão. 


Berlim construiu sua carreira utilizando como base automotivação, o autoconhecimento e a confiança. Luiz mostra em suas palestras, como compartilhar conhecimentos, engajar-se em projetos e na solução de problemas, comprometer-se com a carreira e a empresa, e dessa maneira ser um profissional mais produtivo, mais preparado e muito mais competente.

Durante os últimos 30 anos Luiz Berlim dedicou à pesquisa de Inovação de um novo modo de se ver o Mundo.

Com sua visão sobre a maneira de viver momentos, situações e relacionamentos de toda e qualquer natureza, em particular aqueles mais desafiadores, os que costumeiramente denominamos como "problemas", olhando de uma forma transformadora.
Criou e desenvolveu idéias para tecnologia social, trabalhou em teorias sobre a Felicidade e a Alegria como um fator imprescindível para se viver nos dias de hoje, e como podemos aplicar de maneira simples em nosso dia a dia.
Atualmente, diversas autoridades e artigos, vem comprovando as ideias Luiz Berlim, o que dão credibilidade aos seus Insights.

IMAGEM

Do Facebook

Avenida Brasil: Débora sofre acidente e pode ficar paraplégica


Jovem cai enquanto faz acrobacias e é levada às pressas para o hospital




Depois de ter o relacionamento com Jorginho (Cauã Reymond) abalado por conta da chegada de Nina (Débora Falabela), Débora (Nathalia Dill) vai passar por mais sofrimentos. Segundo o site oficial da novela Avenida Brasil, a jovem, enquanto faz acrobacias na corda, escorrega e leva um tombo feio.
O treino é interrompido e a acrobata é levada com urgência ao hospital. Ainda de acordo com a publicação, enquanto Débora realiza alguns exames, Verônica (Débora Bloch) fica paranoica com a possibilidade de a filha ficar paraplégica. “Como assim paraplégica?! Mãe! Que isso?! O que o médico te falou?! Existe essa possibilidade?!”, pergunta a jovem assustada. “Calma, Verônica. Não deve ser nada grave. Se fosse uma fratura séria, teria aparecido no raio-X. Confia em mim, já acompanhei muito jogador com contusão”, completa Jorginho, que também chega ao hospital.


Encontro vai discutir acessibilidade em Alagoas



A Federação de Entidades de Pessoas com Deficiência Física de Alagoas – Fedefal em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal e a deputada federal Roseane Cavalcante (Rosinha da Adefal) realizam na próxima segunda-feira (23) no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits das 9h às 16h o XV Encontro Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento tem como tema principal “Acessibilidade um Direito de Todos” e para debater o Plano Nacional Viver sem Limites do Governo Federal o encontro contará com a participação de Antônio José Ferreira secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República e da secretária estadual da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos Kátia Born.
Participam  do evento cerca de 100 representantes de diversas instituições de todo o Estado, na pauta além do debate sobre acessibilidade haverá apresentações sobre as atividades desenvolvidas em prol da pessoa com deficiência através da Rede Estadual da saúde da Pessoa com deficiência, Adefal e da Fedefal, como também a deputada federal Roseane Cavalcante (Rosinha da Adefal) fará um balanço de suas ações políticas em prol do movimento da pessoa com deficiência em Alagoas.
 

CURIOSIDADE Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?



IMAGEM> GOOGLE

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
Essa recomendação, de nº 59, propunha:

1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;

2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.
Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente 
Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do Decreto:

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoçãqo da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:

Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.
A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".