sábado, 27 de novembro de 2010

2ª Feira do Emprego acontece em dezembro

Empresários interessados em participar do evento devem entrar em contato com Secretaria do Trabalho

A Secretaria Municipal do Trabalho (SMTE) promove no próximo dia 1º de dezembro a 2ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência. O evento, que acontecerá no Memorial de Curitiba no Largo da Ordem, será uma oportunidade para os trabalhadores que buscam espaço no mercado e para as empresas que precisam se adequar à Lei de cotas.

A legislação (Lei 8213/1991) estabelece que empresas com mais de 200 funcionários devem reservar uma parcela dos cargos – de 2% a 5% dependendo do número de empregados – para pessoas com deficiência.

Os empresários interessados em participar da feira e oferecer vagas podem entrar em contato com a SMTE pelo telefone (41) 3221-9950.

Segundo o diretor de convênios da Secretaria, Joni Correia, a feira é o momento para as pessoas com deficiência terem conhecimento das vagas disponíveis. “Os candidatos poderão avaliar qual oportunidade se enquadra mais ao seu perfil. Muitas empresas já reconhecem o potencial destas pessoas e oferecem vagas não apenas para cumprir a legislação”, explica.

Em Curitiba, segundo dados do IBGE de 2000, 12% da população, ou aproximadamente 190 mil de pessoas, são afetadas por algum grau de comprometimento físico ou intelectual.

A psicóloga Sandra Regina Ferreira Sobrinho, do Hospital Nossa Senhora das Graças, confirma que as empresa enfrentam dificuldades em cumprir a Lei de cotas. “O hospital precisa manter em seu quadro de funcionários 56 pessoas com deficiência.

Muitas vezes encontramos resistência nas famílias e nos próprios candidatos. A feira será importante para divulgarmos estas vagas e levarmos mais informações aos interessados”, comenta.

A organização da feira contará ainda com a colaboração da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Fundação de Ação Social (FAS), da Secretaria Municipal da Educação e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap/PR).

“As empresas precisam saber que estas pessoas têm condições de trabalho, são comprometidas e têm qualidade. É uma pena, mas hoje muitas destas pessoas estão distantes do mercado”, diz o presidente do Sescap/PR, Mauro Cesar Kalinke.

Relatório - Em Curitiba, de acordo com o Relatório Anual de Informações Sociais-2007 (RAIS), são 745 empresas com mais de 100 empregados, totalizando 439.408 trabalhadores. Com base nestes números, são 18.337 vagas pessoas com deficiência. Porém, o mesmo relatório informa que apenas 6.170 postos estão preenchidos.

O secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense, informa que a Prefeitura já tem outros projetos para aumentar a inserção destas pessoas no mercado. “Hoje, os grandes problemas da empregabilidade das pessoas com deficiência são a qualificação e a adequação do local de trabalho para recebê-las. A partir do ano que vem, a Prefeitura vai convidar as empresas para equacionar a questão da adequação destes profissionais”, diz Bracarense, em referência ao programa Tecnologia Assistiva para Empregabilidade.

Na primeira edição da feira, em 2009, participaram 23 empresas da área de recursos humanos e qualificação.

Neste ano, além de entregar o currículo, os interessados poderão preencher fichas e até sair contratados imediatamente. É importante que os potenciais trabalhadores tenham em mãos a carteira de trabalho, laudo médico e carteira de identidade.