segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Após ficar tetraplégico, veterinário cria blog para fiscalizar acessibilidade em Campo Grande



Folha.com

O paraibano Frederico Rio, 32, é médico veterinário e mestre em produção e gestão da agroindústria. Trabalhava cuidando de animais de grande porte, porém, em 2008, teve sua trajetória interrompida por um acidente de moto. Ficou tetraplégico e teve de abandonar a clínica.
Fred, como é chamado pelos amigos, gostava bastante de sair e curtir a cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, onde mora, mas o acidente o deixou em casa por dois anos. "A partir do momento em que existe dificuldade desde a porta de casa até chegar ao lugar em que deseja ir, você acaba desanimando, pedindo para alguém fazer o favor", relembra.
Inconformado com a falta de informação e consciência das pessoas sobre as dificuldades de acessibilidade, em 2010, Fred resolveu montar um blog para fiscalizar, informar, denunciar e conscientizar a população.
A intenção do veterinário foi direcionar o conteúdo publicado no "Acessibilidade na Prática" para, principalmente, pessoas sem deficiência. "Aos poucos, dentro do seu objetivo, o blog foi sendo conhecido e tendo um papel importante, principalmente para Campo Grande", conta.
Com o crescimento do blog, Fred resolveu ampliar a fiscalização e chamou amigos de diferentes áreas para reforçar o time de colaboradores. Atualmente, o "Acessibilidade na Prática" conta com a ajuda de arquiteto, terapeuta ocupacional, publicitário, veterinários e advogados, entre outros.
Para Maria Alice Furrer, fisioterapeuta e colaboradora do blog, o melhor resultado de escrever é ver pessoas que não têm deficiência tomando consciência da causa depois de ler algum post. "O blog me dá mais sensibilidade porque junto o que sei da teoria e da prática com os pacientes com o que eles vão enfrentar lá fora", diz.
Diego Rios é outro colaborador. Advogado e especialista em direito tributário, vê o sistema jurídico brasileiro, principalmente o que diz respeito à acessibilidade, bastante complexo. "Porque existem normas federais, estaduais e municipais. Várias hierarquias que disciplinam a acessibilidade", considera. "Precisamos impregnar a acessibilidade na cultura da sociedade", completa.
"A nossa legislação é muito boa, mas falta conseguir tirar do papel e pôr na prática. Somos cidadãos de papel", afirma a advogada Tânia Regina.
Para ela, falta a consciência da sociedade sobre os seus deveres, não basta apenas o poder público executar a fiscalização. "Não é somente a pessoa com deficiência a responsável por se incluir na sociedade. A sociedade é responsável por eliminar as barreiras que obstruem a pessoa com deficiência", considera.
O fundador do projeto conta que, desde que o conteúdo começou a ir para o ar, já recebeu muitos relatos de leitores que pouco sabiam sobre acessibilidade e hoje tomaram consciência da causa após ler o blog. "Cultura não se muda da noite para o dia, essa mudança estrutural também depende da nossa cultura, da dos políticos e demais profissionais", considera Rios. "Devagarinho a gente chega lá, mas ainda falta bastante."
Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.
Os vídeos serão publicados no site Imagina na Copa e aq

Projeto do Curso e Público Alvo - pós autismo


É com grande satisfação que apresentamos um projeto inovador, tendo como maior desafio, a elaboração de um programa inédito voltado para a formação de profissionais em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a FENAPAES, para profissionais atuarem com alunos autistas em idade escolar dentro do modelo generalista do ensino estruturado a partir dos princípios da abordagem TEACCH – Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children – (Tratamento e educação de autistas e de pessoas com síndromes similares) em sua perspectiva psicoeducacional para o século 21.

Assista agora o depoimento 1 da Profª. Maria Elisa Granchi Fonseca, Coordenadora do Curso.
http://youtu.be/7QABJvOvHfI

Últimos dias para as inscrições através do sitewww.posautismo.com.br
 — com Leomar Marchesini e outras 6 pessoas em Grupo Educacional UNINTER.

Pessoas com deficiência podem ter direito a meia entrada em espetáculos

 

O direito de estudantes e idosos de pagar meia entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos foi ampliado para pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos que comprovarem renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O benefício poderá ser estendido inclusive ao acompanhante de pessoas com deficiência, quando necessário. No caso de jovens carentes, o desconto fica condicionado à inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
TV Câmara
Direitos Humanos e Minorias - Deficiente - Acessibilidade no cinema
Nova lei foi sancionada no fim do ano passado
A nova lei (12.933/2013), sancionada no fim do ano passado, limitou, no entanto, a meia entrada a 40% do total de ingressos. Salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos esportivos, de lazer e de entretenimento serão obrigados a deixar visíveis as informações sobre ingressos disponíveis e os avisos quando a cota de meia-entrada estiver esgotada.
A medida é polêmica e gerou debates no Congresso durante a discussão da proposta. O deputado Eduardo Barbosa, do PSDB mineiro, que relatou a matéria na Comissão de Seguridade Social e Família, informa que foram realizadas diversas reuniões com as entidades estudantis e os produtores culturais para chegar a um acordo. Ele justifica o limite de 40% à meia entrada.
"Era necessário termos um parâmetro para que eles (produtores) pudessem ter planilhas que garantissem a execução de um espetáculo sem risco de prejuízo e que eles pudessem ter uma base para calcular de fato qual seria o ingresso que cobriria as despesas. Dessa forma, buscou-se um acordo, principalmente com os estudantes, no sentido de ter um teto de 40%, porque é previsível para quem está fazendo o espetáculo, dessa forma, criar parâmetros de planilhas de custo"
O deputado Vicente Cândido, do PT paulista, que relatou a proposta na Comissão de Constituição e Justiça, reconhece que há uma preocupação de que o limite exclua parte do público do benefício. Ele aposta, no entanto, que o preço regular dos eventos será reduzido.
"Quando você não tinha previsibilidade, o que acontece com os eventos? Eles acabam majorando todo o espetáculo. Então, o que acontecia? Se o ingresso iria custar 20, eles colocavam R$ 40 o valor. Com a previsibilidade, você separa aquilo que tá no benefício, e você consegue vender num preço razoável o que não está no benefício. Então, a segurança jurídica e a previsibilidade é que ajudam a organizar o mercado"
O governo vetou três pontos do texto aprovado pelos parlamentares. Um deles é o que estabelecia que o estudante deveria apresentar a carteira estudantil para obter descontos no transporte coletivo local.
Outro ponto vetado dizia que somente teriam direito ao benefício os idosos que apresentassem documento oficial de identidade no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local do evento.

O terceiro veto refere-se aos casos de emissão irregular ou fraudulenta de carteiras estudantis.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Geórgia Moraes
 

SP lança programa pela igualdade de direitos às pessoas com deficiência intelectual


Com o objetivo de reconhecer os direitos das pessoas com deficiência intelectual e garantir a igualdade de oportunidades à esse público, hoje será assinado o decreto do “Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual:  São Paulo pela Igualdade de Direitos”. O documento reúne as diretrizes e metas de curto, médio e longo prazo atribuídas às secretarias de Estado da Saúde, da Educação, de Desenvolvimento Social; do Emprego e Relações de Trabalho; do Esporte, Lazer e Juventude; da Cultura; da Justiça e Defesa da Cidadania, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A elaboração deste Programa contou com as considerações da sociedade civil decorrentes de Consulta Pública e com as contribuições das secretarias envolvidas. As ações traçadas neste programa serão monitoradas pelo Comitê de Acompanhamento, composto por: representantes das pastas envolvidas. E um representante da Federação Estadual das APAES. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência coordenará o programa.
Entre as metas e diretrizes desta Secretaria, caberá monitorar a execução dos Planos de Ação das secretarias envolvidas, coordenar os Grupos de Trabalho, gerar e disseminar conhecimento sobre a deficiência intelectual, avaliar o impacto da implantação do Programa.
Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Prefeitura asfalta ruas onde residem deficientes físicos

Como resultado de reuniões entre representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE-TE) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) foram escolhidas ruas onde residem deficientes físicos ou cadeirantes e que serão asfaltadas ainda este ano. Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão.
 
De acordo com o coordenador de Asfaltamento da SEMDUH, Daniel Pereira, não existe nenhuma lei que estabeleça um percentual mínimo de ruas, onde moram deficientes físicos, a serem asfaltadas, mas que esse serviço será realizado para dar maior facilidade de locomoção a essas pessoas. Além disso, a Prefeitura de Teresina também atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado. "O asfaltamento dessas ruas já começou e vamos seguir a programação que foi estabelecida durante as reuniões. O importante é garantir a acessibilidade", afirma.
 
Foram utilizados vários critérios para a escolha das ruas.  Sendo analisada a necessidade das pessoas, priorizando as que se encontram com acesso reduzido e onde existe uma quantidade maior de deficientes físicos.
 
A rua das quadras 39 e 40 do bairro Promorar, zona sul da capital é um exemplo de via onde residente cadeirantes e que já foi asfaltada. Ainda este ano serão asfaltadas ruas como a das Quadras 07,08,09,10, 20 e 21 do bairro Mocambinho I; Quadras 34 e 35 do bairro Mocambinho II; Rua Santa Bárbara da Vila da Paz; Rua Major Osmar Félix, Rua Juvencio Carvalho e Rua Capitão Lima do bairro Monte Castelo, Rua São Cosme do bairro Parque São João, Rua Poeta Domingos Fonseca do bairro Cristo Rei e Rua Igaraçu do bairro Primavera.

Deficiente leva cão vestido a caráter para formatura

 - Portal Inclusão Brasil - Ações sociais e inclusivasA formatura do curso de Ciências da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, teve um convidado especial. Deficiente, uma das formandas decidiu usar a ocasião para homenagear o cachorro que a acompanhou durante os estudos.


A americana vestiu Hero, o cão, com roupas exatamente iguais as do grupo que estava terminando o curso. De beca e capelo azuis, o animal foi o grande destaque da festa. A iniciativa emocionou formandos, professores, familiares e amigos. Muitos compartilharam fotos da dupla nas redes sociais. 
 
A dona de Hero também usou seu perfil no site Imgur para postar uma foto especial da ocasião e explicou: “Durante todo o período em que frequentei a Universidade, Hero esteve comigo. Ele me ajudava abrindo e fechando portas e até pegando minha caneta, quando caía no chão. Sem a ajuda dele, eu não chegaria aqui“.