quinta-feira, 5 de abril de 2012

MOVIMENTO EM CAMPO GRANDE MS




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SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Sala 05























12 a 15 de abril de 2012 - Sábado


Evento





HORÁRIO

12 de abril de 2012 - Quinta-feira


14h00
às
18h00


Curso:

EDUCAÇÃO CONTINUADA E CERTIFICAÇÃO EM ACESSIBILIDADE

Com objetivo fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo.


Público alvo:

Arquitetos, Engenheiros e Profissionais envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas.


Palestrantes:

Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira - arquitetas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.


HORÁRIO

13 de abril de 2012 - Sexta-feira


10h00
às
13h00


Curso:

SEM BARREIRAS – INCLUSÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.


Com o objetivo capacitar profissionais de RH e gestores de instituições públicas ou privadas para implantação de um Programa de Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência. No curso são abordados temas como: Trabalhador com deficiência (conceitos gerais e específicos), acessibilidade e ergonomia, tecnologia assistiva e modelo de Programa de Inclusão Profissional.


Palestrante:

Daniela Polzer Delgado - assistente técnica da coordenadoria de projeto e inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.


14h00
às
18h00


Curso:

EDUCAÇÃO CONTINUADA E CERTIFICAÇÃO EM ACESSIBILIDADE.

Com objetivo fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo.


Público-alvo:

Arquitetos, Engenheiros e Profissionais envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas.


Palestrantes:

Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira - arquitetas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo


HORÁRIO

14 de abril de 2012 - Sábado


10h00
às
13h00


Mesa Redonda:

"COMO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É VIVIDA NA VOZ DE PROTAGONISTAS"


Um olhar sobre as diferentes fases da educação. Reflexão sobre a relação entre o discurso teórico e a realidade dos processos inclusivos destinados à pessoa com deficiência nas diferentes fases da educação. Reflexão realizada a partir do depoimento de alunos com e sem deficiência e professores.


Palestrantes:

Marcia Marolo, pedagoga e Coordenadora Geral de Projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo;

Silvana Drago, pedagoga e Coordenadora do DOT – Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e

Floriano Pesaro, sociólogo e vereador da Câmara Municipal de São Paulo.


14h00
às
18h00


Curso:

EDUCAÇÃO CONTINUADA E CERTIFICAÇÃO EM ACESSIBILIDADE.

Com objetivo fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo.


Público-alvo:

Arquitetos, Engenheiros e Profissionais envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas.


Palestrantes:

Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira - arquitetas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.


HORÁRIO

15 de abril de 2012 - Domingo


09h00
às
18h00


Palestra:

"I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE SURDOCEGUEIRA DE MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA".

Palestrante:

a confirmar.


SAGA SOBRE RODAS


Falam que a maior invenção da humanidade foi a roda, assino embaixo... Realmente é uma coisa que está muito ligada a nossas vidas, carros, aviões, motos, bicicletas, cadeiras... quantas coisas colocamos as rodas e elas nos levam para tantos lugares, pois é troquei um par de pernas por um par de rodas e resolvi ganhar o mundo! Assim sou eu o Beto!
Essa semana o aleijado aqui resolveu fazer umas coisinhas, sobre rodas tudo fica mais divertido, né não!?
Pois bem, terça foi a saga de ir aos bancos, quem vê pensa que o torto aqui é abonado, cheio do dinheiro, não gente, acorda, aleijado é tudo duro, mas a aventura valeu risadas ao menos...
A programação propunha visitas ao Santanter, Banco do Brasil e Itaú, pulei pro carro, afivelei o cinto de segurança, que vai que estrago a cara, é o que ainda está inteiro, parti pro rally de regularidade, acho que o mais certo é IRREGULARIDADE!!! De carro já é uma aventura, desvia daqui, desvia de lá e escolhe o buraco menor para cair! Legal, cheguei no primeiro destino Santander, minha vaguinha estava linda, desocupada, bem na porta, ao lado de uma rampa... monta a cadeira, pula pra ela e dale fazer um pagamento!!! Legal, lógico meu conversível não passa na linda da porta giratória, ok, espero alguém lá de dentro se mover em busca da chave da entrada “preferencial”! Ai que chic! Entro, velha agência, que tenta se adaptar é o máximo, tem piso tátil, azar do ceguinho que se guiar por ele, tombo garantido, fui pegar minha senha, primeiro problema, não aprendi BRAILE e nem a levantar da cadeira, solução!! “O moça, qual senha eu pego? Nessa altura vou sair apertando todos os botões!” Ok, peguei minha preferencial e lá fiquei esperando ser chamado! Pronto, uma linda me chamou, olhos verdes, longas madeixas, mas o caixa era mais alto que minha cabeça, ai me faltou LIBRAS pra esticar meu braço e trocar uns sinais com a caixa... Legal, azar o dela que sabe ficar em pé, levanta e vem aqui sua linda! Pagamento realizado dou adeus a primeira parte da saga sobre rodas...
Próximo passo, Banco do Brasil, se existe um banco que é tortura do início ao fim é esse dito cujo! Cheguei na agencia e minha vaguinha estava ocupada, por um Volkswagen Fox, prata, o carrinho não tinha selo, não tinha cartão, não tinha adaptação, não tinha nem se quer um Zé torto lá dentro esquecido ao sol, o que fazer? Simples, é muito fácil, aleijado sempre tem tempo livre, uma manobra bem feita, consegui obstruir a saída do tal veículo! Montada minha cadeira, faço um “transfer” e chego na agência, passando o ritual da porta, to dentro da agência, olho clínico de aleijado velho, han, e não identifico nenhum “companheiro” oks, é só esperar, que uma hora o dono do Fox vai se fazer presente, tinha que sacar um cheque, sabe daqueles bem borrachudos, pra variar no caixa preferencial faltava a cordinha pra mim fazer um rapel, o “tar” do cheque rodou na mão de todos os funcionários da agência, dou um palpite que até a tia do café, rubricou! Notei uma dona se dirigindo ao Fox, continuei na minha, lindo, sentadinho pra não casar minhas pernas (irônico). Após conseguir receber o dindin, fui ao caixa eletrônico tirar um extrato pra ver o tamanho do rombo, to lindo olhando aquela fita quilométrica cheia de números negativos, ouço uma voz feminina perguntando: “De quem é aquele carro que está trancando o meu carro!?” Haha!! Era o que eu mais queria ouvir!!! Prontamente respondi: “É meu, porque?” a dona: “Você vai demorar?” eu: “Não estou com a mínima pressa, aleijado o que mais tem é tempo livre!” dona: “Mas eu preciso sair!!” eu: “Moça, você para na minha vaga, faz eu quase ser atropelado porque tive que descer na rua, e você fala em pressa!?” dona “Desculpa, o que tinha que fazer era rápido! Não vi que era de deficiente!” eu “Já pensou se eu vivesse de desculpa e esmola!? Morria de fome, e tem mais, se você não viu uma placa azul desse tamanho acho que nem deveria estar dirigindo, mas pode esperar que quando terminar eu vou embora!” aiai, li um monte de números, tive certeza que continuo sem dinheiro! Bora pular pro carro, guardar minhas “pernas” rodantes e rumar para mais um banco!
Ultima saga do dia!? Não sei, tudo pode acontecer, né!?
Cheguei no Itaú, uma vaga linda láááááá looooongeeee!! Pensa a vaga mais longe possível de tudo! EXATO é a vaga pros aleijados, lindo isso, ainda mais que o estacionamento é pago, ok, rodo bastante, engrosso meus braços, pego o ticket, do uma voooolta e chego na agência, transpasso a porta, que tem um degrauzinho lindo, tentei falar com a gerente, ela quase teve um “treco” quando viu um ser que anda sobre rodas indo em direção a ela, será que ela achou que o aleijão pega? Ou será que ela se espantou por essa coisinha aqui saber falar? To na dúvida até agora! Kkkk  quem sabe essa semana volto lá pra tomar um cafezinho e aterrorizar o dia dela com a minha presença!!! Uma ginástica pra ser atendido, será que o caixa era alto? Lógicoooo!!! Azar do moço, vida de aleijado é uma folga, é da cama pra cadeira, da cadeira pra cama!!! Hahaha... “azar du seis qui aprenderu a anda”
Beto Gonçalves
FONTE:http://amadadef.blogspot.com.br/

ACCESO A LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS: ESTUDIAR EN LA RED

ACCESO A LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS: ESTUDIAR EN LA RED: Ante el reto de las nuevas tecnologías surgen nuevas competencias En Internet podemos encontrar la información que necesitemos para nues...

40% das aulas na rede pública de SP serão digitais




FÁBIO TAKAHASHI


Clipping Educacional - DE SÃO PAULO


Estado de SP vai investir R$ 5,5 bi em dez anos para empresa instalar equipamentos, treinar docentes e criar conteúdos


Presidente do sindicato dos professores diz ver com preocupação 'invasão' de empresa no conteúdo das aulas






O governo de São Paulo decidiu que uma empresa será a responsável por instalar equipamentos de tecnologia nas escolas, treinar professores para as atividades e até desenvolver conteúdos digitais para as aulas.
Segundo as regras anunciadas ontem pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB), 40% das aulas passarão a ser dadas com esses conteúdos.
Haverá, por exemplo, vídeos de cinco minutos para a explicação de conceitos e jogos para fixação de conteúdo.
O projeto abrange todas as disciplinas dos colégios estaduais de 5º ao 9º ano dos ensinos fundamental e médio.
O investimento previsto pelo governo é de R$ 5,5 bilhões, em dez anos. O valor é cinco vezes maior do que o reservado para este ano para reformas nas escolas.
A empresa ainda será escolhida. Segundo a Secretaria da Educação, o governo vai analisar critérios técnicos.
A pasta prevê que em 2013 comece a instalação de lousas digitais (sensíveis ao toque e conectadas à internet). Depois, serão distribuídos "dispositivos móveis" (como notebooks ou tablets).
Com a utilização de conteúdos digitais, hoje escassos na rede, o governo visa melhorar seu ensino -que apresentou pouca melhora no ensino fundamental e recuo no ensino médio, segundo o Idesp (avaliação do Estado).
Os conteúdos deverão seguir o currículo da rede, disse a Secretaria da Educação.
Pesquisas nacionais e internacionais que abordaram o uso de tecnologia na educação não detectaram melhora no rendimento dos alunos.
Uma das hipóteses é a de que o conteúdo e a formação dos professores eram inadequados -por isso, o aluno se distraía com a tecnologia.
De acordo com o governo, o projeto vai melhorar o interesse dos alunos e a qualidade das aulas.
A decisão ocorre em meio a uma crise. Nos últimos meses, o governo chegou a chamar até docentes reprovados no teste de admissão.
Presidente da Apeoesp (sindicato docente), Maria Izabel Noronha diz ser favorável à incorporação da tecnologia nas escolas.
Porém, ela critica o fato de uma empresa ser responsáveis pelos conteúdos. "É uma invasão", disse.
A presidente do sindicato também crítica a política do governo. "Não tem recursos para nossa valorização, mas tem para essa parceria privada? Parece até que querem cobrir a falta de professores com esses conteúdos."
A Secretaria da Educação diz que terá de aprovar os conteúdos e que já há política de valorização aos docentes.

Para educadores, tecnologia deve ser usada com cautela
Pesquisador diz que o primordial é investir na formação dos professores
Professora da Unicamp afirma que ideia é 'privatista' porque as empresas cuidariam do conteúdo digital na sala
Pesquisadores consultados pela reportagem afirmaram ser favoráveis à introdução de tecnologia nas escolas estaduais. Disseram, porém, que o projeto do governo tem problemas.
"Muita gente diz que a escola mantém práticas defasadas. O projeto pode ser interessante, até porque os índices de qualidade estão ruins", disse a professora do curso de pedagogia Angela Soligo, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
Por outro lado, ela vê como problema o fato de empresas criarem conteúdos para as aulas. Ele disse que há o risco de a iniciativa privada passar suas ideias e conceitos aos estudantes. "Mesmo que sutil, é privatização de uma obrigação do Estado."
Ela criticou também a fixação de um percentual destinado aos conteúdos digitais. "O professor deve ter liberdade. As turmas são diferentes."
Ex-representante da Unesco (braço de educação da ONU) no Brasil, Jorge Werthein, disse que "os alunos estão familiarizados com as tecnologias, o que pode aumentar o interesse nas aulas".
Ele destaca, porém, "que todas as pesquisas mostram que há dificuldade em converter essa política em qualidade de ensino".

CAPACITAÇÃO
Para ele, a experiência de países com bons desempenhos mostra que o primordial é investir na formação dos professores.
"Não é rejeitar as tecnologias. Deveria haver uma interação melhor entre o que as redes de ensino querem e o que as faculdades oferecem aos seus estudantes", afirma.
Em reposta às críticas, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que os conteúdos digitais seguirão seu currículo e que deverão ser aprovados pela própria pasta.
Disse ainda que os professores não perdem autonomia com o projeto e que um dos seus pilares é justamente a formação de docentes.

PROPOSTA
A ideia do projeto apresentado pelo governo, chamado Aula Interativa, foi proposta pela Dell Computadores.
A companhia fez uma manifestação de interesse da iniciativa privada, mecanismo previsto na legislação das PPPs (Parcerias Público-Privadas).
Nesse dispositivo, cabe ao poder público avaliar a pertinência da proposta -que, neste caso, foi aprovada.
Agora, caberá ao Estado definir qual empresa efetivamente implementará o projeto. (FÁBIO TAKAHASHI)




fonte: http://www1.folha.uol.com.br





POSTADO POR SILVANA MARMO


http://profcoordenadorpira.blogspot.com.br

Amor Maior. Amor sem limites deficiencia amor e sexo amar sem limites

Pequeno Cotolengo - Parte 02