segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Teste do Coraçãozinho agora é obrigatório no SUS

Triagem neonatal

Exame se junta aos testes do pezinho e da orelhinha feitos nos recém-nascidos para identificar doenças e tratá-las rapidamente
Divulgação/Secretaria de Saúde do DF Exame mede a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do bebê com uma pulseira
  • Teste do Coraçãozinho agora é obrigatório na triagem Neonatal do SUS
Exame mede a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do bebê com uma pulseira
Já oferecido em algumas maternidades da rede pública de saúde, o exame de oximetria de pulso, mais conhecido como Teste do Coraçãozinho, agora será realizado de forma universal como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). A determinação do Ministério da Saúde para realizar o exame que serve para detectar e prevenir problemas cardíacos nos recém-nascidos em toda rede pública foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).
O teste permite identificar precocemente se o bebê tem alguma doença grave no coração e, em caso positivo, o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico. O procedimento é simples, rápido e indolor. Consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro - espécie de pulseirinha - instalado nos primeiros dias de vida no pulso e no pé.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 10 em cada mil nascidos podem apresentar alguma malformação congênita e, entre esses, dois podem ter cardiopatias graves e precisar de intervenção médica urgente.
Outros exames que fazem parte da triagem Neonatal é o Teste da Orelhinha e do Pezinho.
Teste da Orelhinha
O teste da orelhinha virou lei em 2010 e deve ser feito, prioritariamente, durante o primeiro mês de nascimento. Ele é realizado por fonoaudiólogos e dura de três a cinco minutos. O exame é indolor, pode ser realizado com a criança dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido do bebê. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.
Teste do Pezinho
O teste do pezinho, exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê, permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito, doença metabólicas e doenças que afetam o sangue. Geralmente são doenças que não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível. Esse teste deve ser feito a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento da criança.
Teste do Olhinho
Este exame ainda não é lei, mas algumas maternidades e hospitais da rede pública de saúde do Brasil já o oferecem. Ele deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê e se trata de uma luz direcionada ao olho da criança a uma distância de 20 centímetros, que deve refletir um tom vermelho semelhante ao observado em fotografias com flash. Caso a cor seja opaca, branca ou amarelada, significa que o recém-nascido possui alguma patologia e que deve ser tratada.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional, Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Ministério da Saúde
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http://www.brasil.gov.br/saude/2014/06/teste-do-coracaozinho-agora-e-obrigatorio-na-triagem-neonatal-do-sus

Equipamento mapeia o caminho e prevê a acessibilidade dos locais onde o usuário vai circular.


 Intel e o físico Stephen Hawking anunciaram na semana passada a criação de uma cadeira de rodas high techA. O equipamento mapeia o caminho e prevê a acessibilidade dos locais onde o usuário vai circular.
Saiba mais: http://abr.ai/1uJX9sI

Motorista é assaltado na MGC-342 por falso deficiente físico

Do G1 Grande Minas
Um motorista foi assaltado na MGC-342, no Km 274, no bairro São Fidelis, em Salinas, Norte de Minas Gerais, na noite desse sábado (13).

Segundo a Polícia Militar, o motorista passava pela rodovia quando foi abordado por um homem que aparentava ser deficiente físico.

Ao parar o veículo, o motorista foi rendido por um segundo homem. Os ladrões levaram R$ 100 em dinheiro, a carteira com todos os documentos e a bagagem que estava no carro.

A polícia procura o falso deficiente físico e seu comparsa.

Curso Vox4all ajuda professora que sofreu traumatismo crânio-encefálico a superar barreiras


O Curso à distância Vox4all: Criar, Comunicar e Aprender com tablets tem tido a participação de vários formandos: professores, terapeutas e pais que têm desenvolvido excelentes atividades direcionadas para os seus utilizadores/usuários.
fizemos a publicação de algumas dessas atividades e iremos dar continuidade a essas publicações através deste nosso blog e do Portal das Atividades.
Num dos últimos cursos tivemos o privilégio de ter como formanda uma professora muito especial!
Uma professora que, como muitas, deu o seu melhor aos seus alunos nos anos em que lecionou a disciplina de Educação Visual e Tecnológica… de repente viu-se impossibilitada de continuar esse seu sonho! Teve um acidente e fez um traumatismo crânio-encefálico ficando com a parte motora bastante comprometida…
A Imagina teve o primeiro contacto com esta docente em 2008 quando realizou o primeiro curso presencial de Tecnologias de Apoio para NEE em Coimbra.
Nessa altura a professora encontrava-se numa fase inicial de recuperação e as dificuldades eram muitas, tanto a nível motor como cognitivo.
Como o desafio era grande, fomos mantendo o contacto através do nosso blog BICA e da troca de informações sobre software e formação…
Despertou-lhe a atenção o curso totalmente à distância Vox4all: Criar, Comunicar e Aprender com tablets, pois esta docente, no ano letivo 2013-2014 foi colocada numa escola do Ciclo do Ensino Básico.
Durante o ano letivo, o seu trabalho foi dar apoio a crianças com dificuldades de aprendizagem e com Necessidades Educativas Especiais. Nunca tinha trabalhado antes com estas crianças nem teve qualquer formação na área. Durante a sua participação no curso, realizou atividades pensando nas suas crianças.
Neste espaço vamos passar o seu testemunho, apresentado o relatório final que ela fez em formato de gravação oral.
O seu maior desejo é ajudar pessoas que, tal como ela, sofreram traumatismo crânio-encefálico a superar as barreiras.
Veja o vídeo que ilustra o trabalho desenvolvido durante o curso:

http://bica.imagina.pt/2014/curso-vox4all-ajuda-professora-que-sofreu-traumatismo-a-superar-barreiras/


Grelha para formar palavras com os ditongos
Grelha/prancha para formar palavras com os ditongos

Ela sente-se uma pessoa privilegiada! Felizmente a voz não foi afetada e pode utilizar este recurso para comunicar…
Infelizmente ela conhece outras pessoas que se viram privadas dessa possibilidade e encontrou no software Vox4all a possibilidade de ajudar as pessoas que não têm a possibilidade de comunicar através da fala.
Também referiu a importância do uso de tablets em contexto educativo. Este será bastante útil mesmo para quem não tenha qualquer tipo de deficiência.
Como sugestão e atendendo à sua limitação motora sugeriu que fossem introduzidas melhorias no modo de edição, tornado-o mais acessível.
Aproveitamos esta oportunidade também para ressaltar os comentários da formadora Mafalda Mendes ao seu relatório final:
A formanda apresentou o relatório em diferentes formatos, tornando todo o trabalho bastante interativo. Realizou as diferentes atividades com sucesso, revelando que compreendeu os princípios de funcionamento da aplicação. O ponto alto de todo o trabalho desenvolvido foi o contributo com sugestões para melhorias da edição e configuração da aplicação, uma vez que até agora não tínhamos esse tipo de feedback de alguém com algumas dificuldades ao nível motor.Resta salientar a enorme dedicação que a formanda demonstrou durante o curso e espírito de resiliência.Parabéns pelo trabalho e boas experiências Vox4all!”
Como nota de conclusão final, esta professora teve o seu primeiro contacto com tablet através do curso!
http://bica.imagina.pt/2014/curso-vox4all-ajuda-professora-que-sofreu-traumatismo-a-superar-barreiras/
Hoje partilhamos o relato emocionante de uma professora que fez o curso Vox4all à distância e como este curso a ajudou a superar barreiras!
http://bica.imagina.pt/2014/curso-vox4all-ajuda-professora-que-sofreu-traumatismo-a-superar-barreiras/