quarta-feira, 4 de março de 2015

Começam as obras do novo parque na Cidade Industrial de Curitiba

principal
principal
Seguindo a diretriz da Prefeitura de trabalhar por uma Curitiba Mais Humana, o parque será o primeiro da cidade a contar com brinquedo inclusivo voltado para crianças com dificuldades motoras em seu parquinho infantil. “A partir de agora, todos os parques da cidade terão investimentos para equipamentos para inclusão de crianças com deficiência”, contou Fruet.
Com a presença do prefeito Gustavo Fruet, começaram nesta terça-feira (03) as obras do terceiro trecho do projeto Rio Parque, que prevê a implantação de um parque linear em toda a extensão do Rio Barigui. Nesta nova etapa, a Prefeitura vai investir R$ 4,6 milhões para implantar uma área de lazer e preservação ambiental na Cidade Industrial, com bosque, espaço para prática de esportes e uma novidade: o primeiro parquinho com brinquedos adaptados para crianças com dificuldades motoras.
“Estamos investindo em sustentabilidade. Nesta gestão, entregamos 287 mil metros quadrados de área verde e para este ano vamos entregar mais de 350 mil metros quadrados de área preservada para a cidade.”, disse o prefeito Gustavo Fruet. Ele enfatiza que o investimento em parques está sendo feito principalmente na região sul da cidade, reforçando a democratização do acesso ao lazer.
Esta é a sexta área de preservação da atual gestão – quatro já foram entregues e duas estão em andamento. Veja o mapa com as novas áreas verdes de Curitiba Aqui
O projeto Rio Parque vai unir os parques Tanguá, Barigui e Cambuí por meio do parque linear que está em implantação ao longo do rio Barigui. A área de preservação e lazer compreendida pelo trecho 3 fica na Rua  Paulo Roberto Biscaia, entre as Ruas Teomilia de Freitas Machado e Lenira Maria dos Santos Reis (nos fundos do Parque Cambuí), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). São 43,5 mil metros quadrados ao longo do Rio Barigui, que servirão para o convívio social, prática de esportes e preservação ambiental para os moradores da região.
A obra será executada com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento e recursos do Município e deverá ser entregue no final deste ano.
“É mais um passo importante na implantação do Rio Parque, que é um projeto de conservação da natureza, melhoria da água dos rios e de oferta de lazer saudável”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.
O parque
O novo parque terá pista compartilhada para pedestres e ciclistas, paisagismo com árvores nativas, cancha de futebol de areia, cancha de vôlei, canchas de mini futebol, academia ao ar livre e equipamentos de ginástica.
Seguindo a diretriz da Prefeitura de trabalhar por uma Curitiba Mais Humana, o parque será o primeiro da cidade a contar com brinquedo inclusivo voltado para crianças com dificuldades motoras em seu parquinho infantil. “A partir de agora, todos os parques da cidade terão investimentos para equipamentos para inclusão de crianças com deficiência”, contou Fruet.
O projeto também prevê nova iluminação, áreas de estar com pergolado, bicicletário, recapeamento da Rua Paulo Roberto Biscaiae a construção de uma passarela de pedestres sobre o Rio Barigui, fazendo a ligação com o Parque Cambuí. Além disso, o bosque será cercado.
A criação do parque atende a uma antiga solicitação das comunidades Barigui1 e 2, como explica a presidente da Associação de  Moradores, Marilei Correia de Almeida, moradora do bairro há  14 anos. “Há 10 anos a associação vinha lutando por uma infraestrutura melhor. Essa é uma grandeconquista. Em épocas de chuva  nós tínhamos  enchentes e, em dias de sol,  o problema era o mau cheiro que vinha do lixo depositado irregularmente no local e da área de banhado”, conta.
Marilei, conhecida na região como Mari, também fala da importância das melhorias que serão implantadas no entorno do parque, como a pavimentação da Rua Paulo Roberto Biscaia. “Agora sim vai ficar bonito e seguro. Nós poderemos investir nas nossas casas. Antes nem dava vontade de arrumar”, disse, enquanto assentava as novas lajotasdo piso da garagem.
“Uma bênção!”. Assim classifica a criação do parque a dona de casa Virlene Glonke, moradora da região há 11 anos. Ela e a mãe, dona Cecília Glonk, e contam que a região precisava de uma área de lazer para crianças e  idosos.  “Agora não será mais necessário que as criançasatravessem  o rio pra brincar na praça do outro lado”, diz Virlene.
Trecho 4 Rio Bonito
Na mesma ocasião, o prefeito Gustavo Fruet assinou a autorização para licitação do trecho 4 do Rio Parque, localizado na Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho e na Rua Dirce Rogal Tomazeli entre a Rua Crescência Bertholdi e a Rua Maria Luzardi Bertoldi, Campo de Santana.
Com uma área de intervenção ao longo do Rio Barigui de 86,5 mil metros quadrados e total de 238 mil metros quadrados que serão preservados, o novo parque deverá ficarpronto no fim de 2015. A obra, orçada em R$ 6,8 milhões, conta com recursos do município e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Rio – Parque de Conservação Barigui
O novo parque faz parte do Rio Parque Barigui, programa que prevê a implantação de áreas de preservação e de lazer ao longo do Rio Barigui a partir da integração dos conjuntos dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí, Guairacá, Mané Garrincha (já entregues) e Rio Bonito e Reserva do Bugio (em andamento). Com isso, será criado um corredor de biodiversidade para integração das diversas unidades de conservação.
A integração dos parques ajudará na recuperação e preservação das margens do Rio Barigui, a partir de medidas de preservação de nascentes, conservação de ambientes naturais existentes, ordenamento das áreas de ocupação irregular às margens do rio, recomposição e preservação da vegetação nativae mata ciliar, melhorando a  qualidade hídrica da bacia.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/comecam-as-obras-do-novo-parque-na-cidade-industrial-de-curitiba/35672#.VPc7hCQ03Qk.facebook