terça-feira, 1 de julho de 2014

Biblioteca em Florianópolis vira referência nacional em acessibilidade

Biblioteca em Florianópolis vira referência nacional em acessibilidade Jessé Giotti/Agencia RBS

Para que livros não vi­rem pó e as bibliotecas não morram, é preciso gente, que transite nos corredores, habite os espaços e dê sentido aos lugares. Um fluxo cada vez mais raro, que deixou à míngua a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito, região continental de Flo­rianópolis, até que Fabi Celeste assu­miu a direção, há um ano e meio.

::: Confira outras histórias de destaque no Viver SC
A nova diretora fez da vontade isca, criou projetos e cursos que au­mentaram o número de frequenta­dores de 80 para 2 mil pessoas por mês e batalhou por um título que faz da instituição referência nacional em acessibilidade. O reconhecimento foi entregue pelo Ministério da Cultura no dia 27 de maio.

O projeto foi disputado por todo o país, mas só 10 bibliotecas foram agraciadas. A mais próxima da Bar­reiros Filho a estampar o título é do Paraná. Na instituição catarinense, os serviços oferecidos a deficientes, a estrutura acessível com rampas e banheiros adaptados e o fácil trânsito puseram a instituição no quinto lugar.

 
Pela boa colocação, biblioteca receberá impressora braile e outros equipamentos para torná-la ainda mais acessível
Foto: Jessé Giotti, Agência RBS


A classificação irá equipar a biblio­teca com 300 livros de literatura em formato acessível, jogos e brinquedos especiais, acesso à tecnologia assis­tida com um kit de equipamentos, softwares e assessórios próprios para deficientes, computadores de mesa, impressora braile e scanner com sintetizador de voz. Além dos equi­pamentos, os funcionários receberão cursos de capacitação para lidar com os novos instrumentos, e tudo estará disponível no início de 2015.

 
O arquivista Patrick se orgulha do local de trabalho
Foto: Jessé Giotti, Agência RBS
Muitos comemoram, mas Patrick Martins, 33, se envaidece. O cadei­rante pode dizer que trabalha na bi­blioteca mais acessível do Estado. Há oito anos, ele é o arquivista da Bar­reiros Filho.

Outro beneficiado é Valdori da Sil­va. Diariamente ele folheia os livros em braile. São suas mãos que enxer­gam Machado de Assis, em um espa­ço que acolhe ainda mais. Na biblio­teca, um homem chorou ao ler sua primeira frase aos 41 anos, uma se­nhora com câncer terminal disse que as aulas de informática lhe fazem tão bem que os cabelos voltaram a cres­cer, e uma mãe aquietou a dor pela perda do filho ao pintar rosas.

Biblioteca Municipal Barreiros FilhoRua João Evangelista da Costa, 1160 – Estreito, Florianópolis
Telefone: (48) 3271-7914
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h

Alguns dos Projetos desenvolvidos

Biblioteca ItineranteA biblioteca passa o dia numa comunidade carente, faz apresen­tações circenses, há narração de histórias e 500 crianças levam um livro de presente para casa.

Biblioteca KidsA ideia é criar uma pequena bi­blioteca em todas as creches muni­cipais do Continente. A cada mês, visita-se uma e doam-se 200 livros.

Quintal CulturalLivros são pendurados em ár­vores, tapetes são estendidos e as pessoas podem se sentar sob o sol para ler ou apreciar as apresenta­ções artísticas.

Tele Cine PipocaA terceira idade é convidada para assistir a filmes.

Livro ViajanteSacolas retornáveis com o nome da biblioteca são confeccionadas por voluntários e emprestadas para aqueles que retiram livros.

Reforço EscolarPessoas condenadas a penas alternativas pela justiça cumprem-nas dando aulas de reforço.
DIÁRIO CATARINENSE