segunda-feira, 15 de junho de 2015

Salão itinerante, com foco nas pessoas com deficiência.


Após ouvir a demanda de um cliente cadeirante que tentava ir ao salão de beleza mas tinha dificuldades por causa da acessibilidade, José Valente resolveu fazer um salão itinerante, com foco nas pessoas com deficiência.

A van adaptada tem todos os equipamentos de um salão e percorre as cidades do Distrito Federal. Ele garante que tem mais lucro hoje do que na época que trabalhava em um salão fixo e conta que criou uma relação de amizade e confiança com os clientes. Achei a ideia muito legal. Fica de inspiração.

Só tem um porém: não tenho dúvida que o salão do José é muito útil às pessoas que têm problemas de mobilidade, mas em uma sociedade com inclusão, todos conseguem ir e vir para realizar tarefas simples, como cortar o cabelo. E ter ruas e espaços adaptados é essencial.

Descrição da Imagem #PraCegoVer: fotografia. Um homem lava os cabelos de um homem cadeirante em um tanque de plástico portátil adaptado para lavar o cabelo. Sobre a imagem, está escrito "Cabeleireiro cria salão móvel para atender pessoas com deficiência". Ao lado da palavra "móvel", há o desenho de uma tesoura e um pente.