terça-feira, 13 de março de 2012

por favor com licenca muito obrigado e desculpa.wmv

Curitiba cadastra pessoas com deficiências Projeto tem por objetivo mapear o perfil destas pessoas e apresentar políticas públicas específicas


Quem é você. Esse é o nome do projeto criado pela Secretaria Especial Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência a fim de mapear as pessoas com deficiência na Capital e, indiretamente, às que estão na Região Metropolitana, mas estudam, trabalham ou tem acesso permanente a Curitiba. De acordo com o secretário Irajá de Brito Vaz, cerca de seis mil pessoas já foram caastradas desde outubro do ano passado, quando começou o programa.
“O objetivo é saber quantos deficientes temos na cidade, quais as áreas, qual escolaridade, trabalho. Se estão inseridos em atividades terapêuticas, quem faz tratamento para seu caso, se recebem benefícios garantido por lei”, enumerou Irajá. No entanto, o secretário diz que o mais importante no projeto é promover a “qualidade de vida” para a pessoa com deficiência, a partir de um mapa que trace o perfil real do deficiente.

Apesar da iniciativa tida como pioneira pela Secretaria, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Piauí já tem programas estaduais com esse tipo de monitoramento. Curitiba seria então o quarto município com um cadastramento dessa natureza, segundo a Secretaria. Uma das metas é traçar ações específicas por zona, ou seja, apontar áreas que necessitem de melhor acessibilidade ao deficiente, vagas em escolas, terapias de reabilitação entre uma série de atividades que contribuam para a socialização da pessoa com deficiência.
“A previsão é de que esse mapeamento pelo Quem é Você seja de três a cinco anos”, analisou Irajá. O trabalho também visa unificar ações e eventos para o programa. “Geralmente as ações são dispersas e sem alcance. Há direitos assegurados para a pessoa com deficiência e os projetos precisam de prazos para acontecer”.
O Instituto Curitiba de Informática é responsável pelo formulário do Quem é você, que cataloga informações pessoais, dados específicos referentes aos direitos e necessidades dos deficientes. O sistema permite que a busca seja feita de vários modos: sexo, idade, econômico, região e demais ferramentas. O cadastramento é realizado em eventos, escolas e a meta é estender para unidades de saúde. Também pode ser preenchido formulário na própria Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Rua Engenheiros Rebouças, 875, no Jardim Botânico ou pelo telefone (41) 3262-1314/3363-5236.

Relação Professor Aluno ( Paulo Freire).