segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

É preciso saber viver

Fruet escolhe mulher e irmã para equipe de governo

Everson Bressan/Gazeta do Povo / O prefeito eleito, Gustavo Fruet, indicou nesta segunfa-feira (17) 21 nomes que assumirão secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013


Pedetista revelou os nomes dos escolhidos para comandar secretarias e órgãos do Executivo municipal. Mulher dele comandará a FAS. Irmã será secretária de Finanças

GAZETA DO POVO

VIA MATHEUS


O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou nesta segunda-feira (17) o nome da esposa, Marcia Fruet, e da irmã, Eleonora Fruet, como futuras responsáveis pela Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria de Finanças, respectivamente. A nomeação ocorre a 15 dias de Fruet tomar posse como novo prefeito da capital. A atitude repete na prefeitura a prática dos dois últimos governadores do estado eleitos, Roberto Requião e Beto Richa. Ambos indicaram parentes para secretarias de governo.
O prefeito eleito também indicou outros 21 nomes que assumirão secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013. Entre eles está o de Sérgio Póvoa Pires, para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), e Roberto Gregório da Silva Junior, que vai assumir a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).
Gestores do IPPUC e da Urbs têm perfil acadêmico
Dentre os 23 nomes anunciados nesta segunda-feira (17) para assumir secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013, o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, indicou os responsáveis pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, e pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório da Silva Junior. Os dois já têm trajetória em órgãos de governo e, além disso, apresentam ligação acadêmica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leia mais sobre eles:
Sérgio Póvoa Pires, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC): Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, cursou especialização em Planejamento Urbano e Regional na Alemanha. É arquiteto do IPPUC desde 1976, onde também já trabalhou como supervisor de informações. Já assumiu cargos de assessoria na Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba e na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
Roberto Gregório da Silva Junior, Urbanização de Curitiba S/A (Urbs): Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPR, possui mestrado e doutorado em administração e especialização em Engenharia de Produção. Já foi diretor geral da Casa Civil e chefe do Departamento de Transportes da UFPR, onde é professor desde 1986. Em 2011, recebeu o Troféu Paraná de Engenharia, modalidade Transportes. Também assumiu gerências na COPEL, onde atuou em pesquisa e desenvolvimento, engenharia e construção.
No dia 5 de dezembro, o pedetista já havia anunciado o primeiro nome que fará parte de seu secretariado: Fábio Scatolin, professor de economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), assumirá a Secretaria de Planejamento. O economista é também coordenador da equipe de transição de governo.
A vice-prefeita eleita, Mírian Gonçalves (PT), vai acumular o cargo de secretária do trabalho.
Em depoimento divulgado no Facebook, o historiador Marcos Cordiolli, indicado para assumir a Fundação Cultural de Curitiba(FCC), disse que ficou honrado com o convite e que pretende corresponder aos desejos de mudança expressados pela população com a eleição de Fruet e Mirian Gonçalves. “Vamos promover a convergência do poder público com os artistas, com os produtores, com os movimentos culturais, com os servidores da FCC e com os mais diversos setores da sociedade curitibana para estruturar sólidas políticas públicas para a cultura.”
Confira abaixo os indicados para as secretarias
Abastecimento: Fernando Klein Nunes
Ação Social: Marcia Oleskovski Fruet
Planejamento e Gestão: Fábio Scatolin
Assessores da Secretaria de Planejamento e Gestão: César Rissete e Wilhelm Milward Meiners
Agência Curitiba de Desenvolvimento e Companhia de Desenvolvimento de Curitiba: Gina Paladino
-Assuntos Metropolitanos: Valfrido Prado
Direitos da Pessoa com Deficiência: Ronaldo Schwantes
Educação: Roberlayne de Oliveira Borges Roballo
Finanças: Eleonora Bonato Fruet
Assessor finanças: José Carlos Marucci
Fundação Cultural de Curitiba: Marcos Cordiolli
Gabinete Prefeito: Itamar Abib Neves
Guarda Municipal: Inspetor Claudio Frederico de Carvalho
Instituto Curitiba de Saúde (ICS): Wilson Machaelis
Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP): Liana Maria da Frota Carleial
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC): Sérgio Póvoa Pires
Meio Ambiente: Renato Lima
Procuradoria Geral do Município : Joel Macedo Soares Pereira Neto
Recursos Humanos: Meroujy Giacomassi Cavet
Relações com a Comunidade: Caíque Ferrante
Saúde: Adriano Massuda
Trabalho e Emprego: Mirian Gonçalves
Urbs : Roberto Gregório da Silva Junior
Com as oficializações desta segunda-feira, Fruet ainda precisa indicar os nomes das pessoas que assumirão as demais pastas que completam o governo municipal. As indicações serão feitas até o final do ano.

"Pra cego ver": gadget para ajudar deficientes visuais


Dispositivo portátil ajudará quem não enxerga a ler e contar dinheiro

da Redação/ http://saci.org.br


Talvez este seja mais um exemplo de que com dedicação e objetividade podemos fazer coisas consideradas para muitos como improváveis.
Aos 20 anos, o gaúcho Carlos Alberto Wolke descobriu que perderia a visão completamente. Diagnosticado com retinose pigmentar, uma doença genética, ele decidiu então dedicar-se ao trabalho, à medida que o mundo ao seu redor escurecia. Tornou-se um empreendedor. Fundou a Pináculo, uma empresa de segurança e telecomunicações com sede em Taquara, nas proximidades de Porto Alegre (RS).
A escuridão total veio aos 32 anos, quando passou a usar um software para leitura da tela do computador. Mas não era o bastante. Percebeu, então, que não existia ainda no mercado um aparelho portátil capaz de fazer algo semelhante. Daí decidiu inventá-lo.
Ele queria um aparelho capaz de realizar tarefas simples, cotidianas e que pudesse ser pequeno, de fácil manuseio e transportado facilmente. Criou o Vocalizer, um dispositivo portátil que por meio de uma câmera de alta resolução lê jornais, livros ou revistas.
Um software de conversão de imagens em textos (OCR) e um sintetizador de voz, permitem ao usuário fotografar textos e ouvi-los em viva voz ou em fones de ouvido. É possível gravar os textos na memória ou descarregar arquivos de um Pen Drive. Além disso, o equipamento que é do tamanho de um radiocomunicador, também consegue reconhecer cores, códigos de barras, cédulas de dinheiro e detecta lâmpadas ligadas. Também funciona como agenda, relógio, calculadora, editor de textos, grava recados e tem acesso à internet. “Como roda Linux, é possível desenvolver outros aplicativos para ele”, afirma Wolke, que atualmente está com 40 anos.
O Vocalizer é uma ferramenta revolucionária, destinada às pessoas com baixa visão ou com deficiências visuais, possibilitando uma fantástica experiência ao mundo da informação com maior autonomia e uso simplificado. O projeto só saiu do papel após receber R,3 milhão da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Não tínhamos domínio da tecnologia que seria usada, e por isso o desenvolvimento sairia muito caro”, afirma seu criador. O aparelho levou três anos para ficar pronto. Agora, está na fase final de ajustes e deve chegar ao mercado até o fim do ano. O preço inicial previsto é de R.000,00.
A Pináculo participou em abril deste ano da 11ª Reatech – Feira Internacional Tecnológica em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – que ocorreu em São Paulo. A projeção da empresa é que o Vocalizer seja vendido em larga escala brevemente.