sábado, 19 de junho de 2010

http://tetraplegicos.blogspot.com/2010/06/abrir-portas-diferenca-possibilita.html

O «Abrir Portas à Diferença» é um programa criado com o objectivo de facilitar, aos cidadãos portugueses com deficiência e incapacidade permanente em grau superior a 60%,o usufruto do direito a férias.Podem beneficiar do programa: Cidadão individualmente, Associações representativas de cidadãos com deficiências e incapacidades, IPSS, Misericórdias, Autarquias, Juntas de Freguesia, entre outros.

Cada uma das viagens tem a duração de 6 dias (domingo a sexta-feira) e todos os participantes ficam alojados em unidades hoteleiras INATEL, em regime de pensão completa e incluindo o acompanhamento permanente por um animador sociocultural, que será o responsável pela realização da programação lúdica, adaptada às características dos grupos em questão e da zona geográfica de destino.

O transporte não está incluído nos valores de inscrição mas, se necessário, a instituição responsável poderá solicitar o seu provimento através da Fundação INATEL, ficando a primeira responsável pelo pagamento dos respectivos custos.

Quando necessário, cada Participante poderá ser acompanhado por um técnico (Acompanhante) individual ou da instituição responsável pela inscrição e cada grupo que pretenda viajar poderá constituir-se por um número de elementos que deverá situar-se entre os 9 e os 20 (incluindo Participantes e Acompanhantes). Cada Participante pode ser acompanhado, no máximo, por um Acompanhante, que deverá apresentar condições para prestar todo o apoio necessário ao mesmo.

A presente edição de 2010 terá início a partir de 11 de Julho e os valores de inscrição são fixos: Participante: 35 Euros; Acompanhante: 50 Euros.

A realização de viagens em determinado período e para determinada unidade hoteleira estão sujeitas à disponibilidade verificada à data de apresentação da candidatura.

Pela dimensão social desta iniciativa e na expectativa do interesse de V. Exas., informamos que os formulários de candidatura deverão ser enviados para os serviços centrais da Fundação INATEL através do endereço abrirportas@inatel.pt ou por fax (213 127 726).

Posteriormente a Fundação INATEL procederá à selecção dos inscritos e das Instituições que participarão no programa. Sendo essa decisão comunicada a todas as Instituições e individuais, que realizarem a pré-reserva. A selecção dos participantes do Programa será feita tendo em conta: Ordem de chegada da pré-reserva; Número de pessoas para inscrição mencionados na pré-reserva (será factor preferencial apresentarem um grupo de 20 pessoas).

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, queiram V. Exas. dispor dos nossos contactos mais directos:

INATEL Social

T. 210 027 142 F. 213 127 726 E-mail. abrirportas@inatel.pt

Consulte o programa, lista de hotéis e restante informação no site: INATEL
Publicada por Eduardo Jorge em Quinta-feira, Junho 17, 2010

Temos somente 5 sentidos?




Todos sabemos que o olfacto, o paladar, o tacto, a audição e a visão são os 5 sentidos. Mas engana-se quem pensa que possuímos somente estes cinco. Existem também os sentidos proprioceptivo e vestibular.

A propriocepção é a capacidade de reconhecer a localização espacial do próprio corpo, a sua posição, a força exercida pelos músculos, e a posição em relação às outras partes sem precisar utilizar a visão. Essa percepção permite-nos, por exemplo, desviar de um objecto mesmo sem saber a que distância precisa ele se encontra, ou mesmo tocar uma parte do corpo com os olhos fechados. Os seus receptores encontram-se, em maioria, nas articulações. Graças a propriocepção podemos andar, segurar e manipular objectos e coordenar movimentos.

O sentido vestibular tem os seus receptores localizados no ouvido e são sensíveis à alterações angulares da cabeça. É responsável pelo equilíbrio do corpo, além de actuar na identificação da posição do corpo, permitindo que se saiba quando está deitado, sentado, em pé ou em qualquer outra posição. Também é graças ao sistema vestibular que conseguimos coordenar movimentos dos dois lados do corpo em conjunto, como andar de bicicleta e cortar com uma tesoura.

Continue a ler no site: Terapia Ocupacional (Portugal)
Publicada por Eduardo Jorge em Segunda-feira, Junho 14, 2010