segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Curitiba tem primeiro campo de golfe adaptado do Brasil

O equipamento será usado por escolas que atendem pessoas com deficiência e moradores da região da Vila das Torres

O primeiro campo municipal de golfe adaptado do Brasil foi inaugurado pela Prefeitura de Curitiba. O novo equipamento foi construído em parceria com a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, na praça Plínio Tourinho, no Rebouças, e será usado por escolas que atendem pessoas com deficiência e moradores da região da Vila das Torres.

Segundo o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, o equipamento vai permitir a popularização do golfe e a ampliação da oferta de modalidades esportivas para pessoas com deficiência em Curitiba. A Federação investiu R$ 20 mil na compra de grama sintética, além de ceder tacos e bolas de golfe para a prática esportiva. A partida inaugural aconteceu na sexta-feira (12) durante os Jogos Especiais, que reúnem mais de 900 atletas com deficiência. Nove escolas disputaram partidas, nas categorias masculina e feminina.

O golfe e o golfe adaptado passaram a ser esportes olímpicos e farão parte do Panamericano de 2014 e das Olímpiadas de 2016. Para uma das coordenadoras dos Jogos Especiais, Márcia Walter, este tipo de modalidade esportiva ajuda no desenvolvimento físico e psicológico de atletas com deficiência. O professor de Educação Física da Escola Pequeno Cotolengo, Filipe Fernandes, explica que o esporte promove a melhoria da coordenação física e concentração dos atletas.