quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Stronger Kelly Clarkson | Hospital Nossa Senhora das Graças | Versão Brasileira

Vídeo elaborado por pacientes do setor de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba-PR, inspirado no vídeo das crianças do Seattle Children's Hospital.

Esta filmagem foi realizada por super-heróis se doaram por meio alegria, sonhos, esperança e fé - por um mundo repleto de amor. 

Seja um doador de medula óssea, compartilhe esta ideia!

"A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla". (David Hume)
Filmagem e edição: Voluntários Felipe Torres Gonçalves e Vicente Filizola

SAIBA COMO SE TORNAR UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA AQUI:http://www.hnsg.org.br/cuidadosposalta/dicas_detalhes.html?id=58#!key=doe-medula

Quem é SOLIDÁRIO COMPARTILHA.Quem é SOLIDÁRIO COMPARTILHA



 Em apenas 3 dias mais de 40 mil visualizações. 

DIVULGUEM!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=FkIM-o4-EhI

Ação social de Acupuntura na praça Rui Barbosa-Curitiba

O dia 20 de outubro, das 08h30 às 13h30, a Comissão de Acupuntura do CREFITO-8 vai promover uma Ação Social na Praça Rui Barbosa, com atendimento gratuito de Auriculoterapia à população. O evento faz parte da Agenda Positiva da Acupuntura e seu objetivo é esclarecer que a técnica também é uma especialidade do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional.


http://www.crefito8.org.br

TERAPEUTA OCUPACIONAL

Nova Iguaçu (RJ) faz concurso para área de educação especial


Ao todo, são 58 profissionais convocados para as funções de Intérprete de Libras, Professor II – Atendimento Educacional Especializado (AEE), Professor II – Braile, Professor II – Intérprete de Libras – Professor Ouvinte (que atuarão nas salas de recursos, no atendimento educacional especializado).
Publicada em 18 de outubro de 2012 
diversos lápis de cor empilhados
Prefeitura de Nova IguaçuSite externo. realizou concurso para professores com especialidade em educação especial. A rede tem mais de mil estudantes com algum tipo de deficiência e a entrada desses novos profissionais, segundo especialistas, vai dar mais dignidade aos alunos, ao mesmo tempo em que valida as questões do direito à cidadania plena.
Ao todo, são 58 profissionais convocados para as funções de Intérprete de Libras, Professor II – Atendimento Educacional Especializado (AEE), Professor II – Braile, Professor II – Intérprete de Libras – Professor Ouvinte (que atuarão nas salas de recursos, no atendimento educacional especializado) e professores itinerantes, que farão o acompanhamento das crianças em diversas unidades escolares.

Os professores foram encaminhados para as escolas na última semana de setembro. Eles vão atuar nas escolas que oferecem salas de recursos e em turmas regulares, como é o caso do Intérprete de Libras. De acordo com Márcia Carvalho, o concurso veio para fortalecer o trabalho que já vinha sendo realizado. Na Escola Municipal Monteiro Lobato, por exemplo, desde o início do ano duas turmas de 5º e 6º ano já trabalham com o profissional. No primeiro caso, a turma é formada por 12 estudantes com problemas auditivos. Já no segundo, são nove alunos incluídos em uma turma regular de 35 colegas.

Novos manuais e livros para alunos invisuais e disléxicos


Como lê uma criança cega ou com baixa visão? Através de audiolivros. Estes chegam também, e pela primeira vez, aos alunos com dislexia. O projecto, uma parceria do Ministério da Educação, da Fundação Vodafone Portugal e da Porto Editora, é apresentado esta quinta-feira em Lisboa.

O projecto DAISY 2012 – a sigla inglesa Digital Accessible Information System, um sistema digital de acesso à informação – é apresentado na secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa. O objectivo é oferecer a alunos e a professores um software de última geração, o EasyReader, para leitura de audiolivros digitais. 

O programa criado em 2005 e que até agora contemplava apenas alunos cegos e com baixa visão, estende-se agora aos estudantes com dislexia que passam a poder ler e ouvir em simultâneo, facilitando-lhes a compreensão do que lêem. O programa informático tem como objectivo facilitar a leitura e permite ao estudante controlar a velocidade de leitura, mas também escolher o tipo e o tamanho da letra, mudar a cor de fundo e utilizar atalhos no teclado. Por exemplo, um aluno com baixa visão pode aumentar o tamanho da letra até conseguir lê-la ou um disléxico pode mudar a cor do fundo do texto de maneira a facilitar-lhe a leitura.

Esta versão “reformulada e melhorada do EasyReader”, permite que os os estudantes tenham acesso a manuais escolares ou outros livros de leitura recomendada, usados por milhares de estudantes portugueses, explica Filomena Pereira, directora de serviços de educação especial da Direcção-Geral de Educação (DGE). 

Ao todo estão a ser produzidos cerca de quatro dezenas de manuais escolares e obras de leitura recomendada, que deverão chegar ainda este ano lectivo a largas centenas de alunos cegos ou com baixa visão e com dislexia, informa o gabinete de comunicação da Vodafone. Dos audiolivros produzidos destacam-se os manuais das disciplinas de História, Ciências Naturais, Tecnologias de Informação e Comunicação e obras de leitura recomendada, comoOs Lusíadas, Os Maias e Viagens na Minha Terra. 

Portanto, com o novo software os alunos com necessidades educativas especiais deixam de estar limitados à oferta disponibilizada pela DGE e passam a ter acesso a outro tipo de literatura portuguesa e estrangeira. O acesso “torna-se universal” congratula-se Filomena Pereira. 

Já os professores podem produzir conteúdos áudio para os seus alunos, através do uso deste programa. Para esta produção de conteúdos especializados, a DGE vai promover acções de formação. 

300 licenças gratuitas

A partir do dia de hoje vai estar aberto um concurso na página online da DGE, para que alunos e professores das várias escolas do país possam concorrer e adquirir este software. Para o efeito, serão disponibilizadas 300 licenças de forma gratuita. Filomena Pereira prevê “receber imensos pedidos do ensino secundário e 3.º ciclo” e espera conseguir “satisfazer todos os alunos cegos ou de baixa visão”. 

No caso de alunos com dislexia não faz antevisões, uma vez que o DAISY “é um projecto experimental em Portugal” e a “utilização do software tem de ser devidamente acompanhada”. Vão ser os professores a fazê-lo, com monitorização, acrescenta. 

Segundo Filomena Pereira, o “projecto é crucial no acesso à informação destes alunos”, pois tal como “qualquer pessoa, os invisuais e disléxicos têm direito à informação, a estar informados”. 

À parceria entre a DGE e a Fundação Vodafone junta-se a Porto Editora. O objectivo é garantir a sustentabilidade do projecto: a DGE supervisiona a adaptação dos manuais a produzir, a Porto Editora fornece os conteúdos digitais e a Vodafone financia integralmente a produção das respectivas matrizes e suporta o custo das licenças do software EasyReader. 

O projecto DAISY pretende “contribuir para o desenvolvimento da Sociedade de Informação, combater a infoexclusão, o insucesso escolar e difundir as novas tecnologias em Portugal”.

In: Público

Jornal Visual 2012

Senac Rio Claro recebe currículos de pessoas com deficiência


Interessados devem fazer cadastro até o dia 20 de outubro, às 15h. Objetivo da ação é inserir deficientes no mercado de trabalho.
Publicada em 18 de outubro de 2012 - 09:00
Mão segura carteira de trabalho
Entre os dias 15 e 20 de outubro, oSenac Rio Claro (SP)Site externo.vai receber currículos de pessoas com deficiênciapara cadastro e inserção no mercado de trabalho. A ação faz parte da Semana da Pessoa com Deficiência “Paulo Alberto Bortolin” e terá a participação de escolas, empresas e entidades que atendem deficientes.
Os interessados em cadastrar o currículo devem procurar o Senac Rio Claro de 15 a 19 de outubro, das 9h às 18h, e no sábado, dia 20, até às 15h. Mais informações podem ser obtidas no site do Senac ou pelo telefone (19) 2112-3400.

Serviço
Cadastro de currículos de pessoas com deficiência
Data: de 15 a 20 de outubro
Hora: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado até as 15h
Local: Senac Rio Claro
Endereço: Avenida Dois, nº 720, Centro

Um cadeirante com uma história de superação. Entrevista com Rafael Bonfim


Redação
Ouça a entrevista com o jornalista Rafael Bonfim, escreve no blog Inclusilhado.
Ouça a 1ª parte da entrevista
Ouça a 2ª parte da entrevista


CBN

Quem achou a BARBIE NEGRA linda curte aê ! Acheeeeei linda


Gostaria tê-la para minha aulas de ETNIA!!!

Entidade cobra política para dislexia

Para instituto, país precisa de ações para identificar crianças com transtorno; governo diz que 'rotular' não é o caminho 

Pessoas com dislexia têm dificuldades em relacionar som e grafia; para aprender, precisam de mais tempoDE SÃO PAULO


Um debate educacional tomou corpo nesta semana: como cuidar das crianças com grandes dificuldades na leitura e na escrita?

O Instituto ABCD, organização social criada em 2009, lançou a Semana da Dislexia, que cobra do poder público políticas para lidar com as crianças com o transtorno.

Segundo o instituto, os disléxicos têm dificuldades em relacionar o som da palavra com a grafia. O problema, diz, decorre de falha neuronal.

Para o instituto, é preciso que haja políticas públicas para identificar a dislexia e ações definidas para esses alunos, que necessitam de mais tempo para aprender e de diversas ferramentas para assimilar um mesmo conteúdo.

"Se não receber a atenção adequada, a criança é grande candidata a evadir mais tarde", disse a presidente da entidade, Mônica Weinstein.

Segundo ela, a literatura científica aponta que entre 3% e 6% da população mundial sofre de algum distúrbio de aprendizagem (não há levantamento no país).

O publicitário Gabriel Carvalho Mas Santacreu, 23, diz ser disléxico. "Até a segunda série, eu 'comia' letras e palavras. A diretora disse para a minha mãe que eu era burro."

A família começou a pesquisar o caso, diagnosticado como dislexia.

Ele conta que, para superar a dificuldade, apostou na memória visual. "Vi que conseguia 'gravar' a aula. Passei a prestar ainda mais atenção. Hoje, me sinto normal."

Para a chamar a atenção do poder público para o tema, o Instituto ABCD promove nesta semana oficinas, prêmios e visitas a centros de referência (informações emfacebook.com/InstitutoABCD).

A existência da dislexia, porém, não é unânime. Há pesquisadores que entendem que a dificuldade da aprendizagem decorre de falhas das escolas ou do pouco contado com a leitura em casa.

Avaliação semelhante tem o Ministério da Educação, que entende que "rotular" a criança é o pior a se fazer. 
Segundo a diretora de currículos da Secretaria da Educação Básica da pasta, Jaqueline Moll, classificar a criança como portadora de um transtorno pode tirar sua autoestima, "o que prejudica as suas outras potencialidades".

Além disso, os colégios podem se sentir mais confortáveis em desistir do aluno disléxico.

Onde procurar ajuda?

Instituto Cefac - (11) 3675 3637
Instituto ABCD - (11) 3071 3506 (11) 3071 2497
Santa Casa - 2176 7000/ 5741/5939
Unesp Marilia e Botucatu - (14) 3402 1324

No Rio UFRJ (21) 3873 5600  

(FÁBIO TAKAHASHI)

Folha de São Paulo 

Dia do Médico e sua origem.




O dia 18 de outubro foi escolhido como “dia dos médicos” por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor do “Ato dos Apóstolos”, que complementa o evangelho.
Segundo a tradição, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.
São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de São Lucas. Segundo a tradição era natural de Antioquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.
Dia do MédicoHá incerteza, igualmente, sobre as circunstâncias de sua morte; segundo alguns teria sido martirizado, vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo; segundo outros, morreu de morte natural em idade avançada. Tampouco se sabe ao certo onde foi sepultado e onde repousam seus restos mortais. Na versão mais provável e aceita pela Igreja Católica, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazigo com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos.
Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a “Lucas, o amado médico”. Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.
Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico. Dentre estes estudos, gostaríamos de citar o de Dircks, que contém um glossário das palavras de interesse médico encontradas no Novo Testamento.
A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado “Médico de homens e de almas”, de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de Sao Lucas.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório São Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre o patrono dos médicos, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre São Lucas. Nesta obra, intitulada “Médico, pintor e santo”, o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do “Colégio dos filósofos e dos médicos”.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como “dia dos médicos”, é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
Fonte:www.rota83.com