segunda-feira, 22 de junho de 2015

Crianças em cadeira de rodas participam de corrida de rua

Crianças em cadeira de rodas participam de corrida de rua

21/06/2015 12:33:00
Mais de 1,2 mil crianças, com idades entre 8 e 16 anos, participaram neste domingo (21) da 2ª etapa do Circuito Infantil de Corridas de Rua 2015, promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, no Parque Náutico, em São José dos Pinhais. A grande novidade desta edição foi a 1ª Corrida Pernas Pra que Te Quero, com a participação de 24 crianças usuárias de cadeiras de rodas que foram conduzidas por corredores voluntários.
A etapa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Associação Paranaense de Reabilitação (APR). A ação visa à integração de crianças que usam cadeiras de rodas ao Circuito Infantil de Corridas da Cidade de Curitiba, proporcionando a inclusão de crianças com deficiência em um ambiente antes restrito.
Com trajetos de 2 mil e 3 mil metros, cada uma das crianças com deficiência contou com o apoio de uma equipe formada por seis corredores voluntários que se revezaram durante a prova. Amanda Vaz, 16 anos, já praticava corridas com cadeiras de rodas. Ela contou que gostou muito da iniciativa e principalmente do carinho e interação com os atletas que ela teve oportunidade de conhecer já durante os treinos anteriores à corrida. “Gostei muito da experiência e quero participar mais vezes”, afirmou a jovem.
A empresária Danielle Milarski, uma das atletas voluntárias, pratica corrida há cinco anos. Ela soube do projeto pela internet e fez questão de participar para poder dividir os bons frutos do esporte com outras pessoas. “Correr nos dá uma sensação muito boa de alegria, de liberdade. Poder proporcionar isso a uma dessas crianças é incrível. Algumas gritam, vibram e é possível perceber que elas estão amando”, afirmou.
Amanda Riesemberg Ferreira, da Agência de Transformação Social Nossa Causa e uma das organizadoras do evento, explicou que o objetivo do projeto é promover a inclusão social de crianças e adolescentes em um esporte do qual elas não podiam participar. Segundo ela, a intenção é ampliar o projeto para que outras crianças usuárias de cadeiras de rodas também possam participar.
A organizadora disse que, para garantir a segurança de todos, as cadeiras de rodas foram adaptadas e instalados dispositivos para dar estabilidade ao equipamento e também que permitissem as crianças correr sem nenhum tipo de risco. 
“Com essa iniciativa, a Prefeitura consegue atingir todas as crianças. Quando se inclui a criança com deficiência, toda a sociedade sai ganhando”, enfatizou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior.
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/criancas-em-cadeira-de-rodas-participam-de-corrida-de-rua/36780