quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Prefeitura entrega academia para pessoa com deficiência física

A prefeita Nice com o chefe de gabinete da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Artur Perroni
JALES - Jales ganhou nesta terça-feira (30) a primeira Academia adaptada para Pessoa com Deficiência Física. 

Conquistada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a academia foi inaugurada com a participação de autoridades municipais, estaduais, convidados, servidores municipais e futuros usuários do espaço público. 

A novidade está localizada na Rua 24, em um terreno anexo ao Estádio Municipal “Dr. Roberto Valle Rollemberg” onde também está sendo construída a nova sede da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Drª Zilda Arns Neumann (Novo Mundo). A academia conta com 11 equipamentos totalmente preparados com a proposta de proporcionar a inclusão social com qualidade de vida, valorizando a humanização dos portadores de necessidades especiais. 

Entre os aparelhos e equipamentos instalados estão máquina tríceps, máquina bíceps, máquina supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho, bicicleta de mão e máquina twist que permitirão ao deficiente, fortalecer sua musculatura, sem causar danos físicos. 

Presente no evento, o chefe de gabinete da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Artur Perroni, representando a titular da pasta, Linamara Rizzo Battistella, falou em discurso que o objetivo da academia é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência com o favorecimento da reabilitação física, estimulando à prática de esportes em equipamentos adaptados compatíveis às necessidades físicas e patológicas de cada usuário, além de proporcionar o resgate e estímulo da autoestima promovendo a cidadania. Na oportunidade, Alexandre anunciou que o Governo irá disponibilizar a cobertura do local, para proteger os usuários de condições climáticas desfavoráveis. 

A chefe do Poder Executivo, prefeita Eunice Mistilides Silva - Nice, comentou a felicidade em estar inaugurando o novo espaço. “É uma alegria entregar essa importante conquista, que será a primeira de muitas outras academias que iremos implantar no município. Nós temos em Jales cerca de 10 mil pessoas com algum tipo de deficiência, que agora podem ter seu espaço totalmente acessível e inclusivo. Estamos investindo em qualidade de vida e construindo um governo para todos, sem distinção”. 

Alunos da APAE estiveram presentes no evento e foram lembrados pela prefeita Nice. “Isso aqui é pra vocês desfrutarem. Nossas obras são voltadas para as pessoas, para as famílias, e esta não é diferente. Vocês merecem esta conquista e agora terão a oportunidade de praticarem exercícios físicos em uma academia especialmente adaptada”, destacou. 

Participaram da solenidade de inauguração, a secretária de Desenvolvimento e Promoção Social, Celma Crepaldi; representando a Câmara Municipal de Jales, o vereador André Macetão; o representante da Policia Militar, Soldado Salvador; e o presidente da APAE, João José Ramos.

http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=103763