terça-feira, 15 de julho de 2014

Estima-se que 60% das crianças com síndrome de Down tenham apraxia, distúrbio da fala causado por uma falha neurológica.

Estima-se que 60% das crianças com síndrome de Down tenham apraxia, distúrbio da fala causado por uma falha neurológica.
Em entrevista exclusiva para o Movimento Down, a fonoaudióloga americana Renee Hill explica o que é apraxia e os sintomas mais comuns.

Confira aqui: http://bit.ly/1oWMEAB
Movimento Down
 

Hidroterapia em crianças com Autismo

hidroterapia
A água além de um poderoso motivador como uma atividade de lazer, é um meio precioso para terapia. Imagina poder juntar os dois quando o assunto é a reabilitação infantil?
Pensando nas crianças com Autismo, a Hidroterapia fornece estimulação sensorial e permite que a criança a diminua o estresse, organize seu comportamento, alcance estados de relaxamento e melhoria na sua relação com o ambiente. A intervenção terapêutica na água também incentiva o desenvolvimento da coordenação motora, melhora o tônus ​​muscular, o equilíbrio, o controle e o planejamento motor. Ao melhorar o controle postural e o planejamento motor, esta terapia favorece o desenvolvimento de habilidades motoras, aumentando a coordenação e a harmonia de movimentos. Da mesma forma, a Hidroterapia pode diminuir o estado de alerta e tensão, favorecendo os ciclos de sono.
A regulação do comportamento pode ser alcançada através de atividades na água e isso significa um poderoso reforço de comportamento para a criança. Outro benefício desta terapia é que ela é útil para trabalhar a atenção sustentada, à medida que a criança se mantém seguindo ordens, o que socialmente melhora a resposta à comunicação social.
Como acontecem as sessões…
Com base na importância do ajustamento comportamental e emocional das crianças, são feitas atividades que promovam relaxamento, planejamento de movimento, segurança e confiança. Permitir que a criança a reduza seus estados de preocupação, medo e ansiedade através de uma abordagem sistemática e estruturada. Com crianças com Autismo são usados pictogramas para a antecipação visual, motivando o comportamento adaptativo e funcional, bem como o sequencialmento de atividades em que a criança participa ativamente com a ajuda do terapeuta. O trabalho dentro da água pode ser individual ou em pequenos grupos, com a participação de um terapeuta para cada criança.
Com esta breve explicação, percebe-se a Hidroterapia como uma outra possibilidade de intervenção para pessoas com Autismo.
Vocês têm experiência com Hidroterapia e pessoas com Autismo? Se sim, não deixe de contribuir deixando seu comentário e até citando referências para que as pessoas interessadas possam pesquisar e ler mais sobre o assunto. =)
Fonte e imagem: Autismo Diário