sábado, 30 de março de 2013

Arquiteto Ricardo Mesquita e cadeirante José Aparecido falam da acessibilidade


Hoje (28), o Toda Tarde recebeu o arquiteto Ricardo Mesquita e José Aparecido Leite, que é cadeirante, para comentarem a respeito da acessibilidade e do fórum criado com o intuito de auxiliar as pessoas com dificuldades, buscando e solucionando problemas ligados a acessibilidade.
     Ricardo Mesquita é o diretor do Sindicato dos Arquitetos SINDARQ/PR - o CREA-PR - e criou o Fórum de Acessibilidade no último dia 20 de março, que conta com a participação de diversas instituições como Minestério Público, Prefeitura de Curitiba, Tribunal de Contas, Sindicato dos Arquitetos, entre outras.      
     José Aparecido é cadeirante há 26 anos e cego há 28 anos e atua em várias ações focadas a processo de acessibilidade.
     Confira as entrevistas no vídeo abaixo.

http://tvtransamerica.com.br/Cidadania/arquiteto-ricardo-mesquita-e-cadeirante-jose-aparecido-falam-da-acessibilidade.html

INCLUSÃO NA SEXUALIDADE

http://kicadecastro.blogspot.com.br/2011/07/inclusao-na-sexualidade-quem-viveu-na.html



Quem viveu na década de 90, encontrou o assunto sexo em todos os lugares o tempo todo. Mensagens eróticas, ora refinadas, ora bem vulgares, em exagero pelos veículos de comunicação, de cartazes nos muros, pixações, arte das ruas, telas de televisão, de filmes e de músicas, em uma quantidade que arrisco afirmar que ficaram banais e até invisíveis em algum momento.

 Hoje é muito comum ver criança, com menos de 5 anos, em festas familiares, programas de TV dançando um funk, axé ou qualquer música do momento, fazendo gestos que lembram o ato sexual e a família achando tudo uma “gracinha”, icentivando com palavras positivas e até mesmo aplaudindo de pé. Nesses casos, não seria melhor curti uma música mas apropriada? Em meio a tanta pedofilia deixar a criança exposta a certas situações não é o aconselhável. Isso acaba incentivando a curiosidade precocemente. Existe o limite para cada situação e momento certo para todos os aprendizados da vida. Agora quando o assunto é a sexualidade da pessoa com deficiência, acaba sendo rotulado como um assunto tabu. 

Não importa a idade do deficiente, ele pode ser maior e vacinado, que o assunto sexo parece ser proibido. Em 2006, tomei conhecimento de um espanhol, cadeirante, que na epoca estava com 23 anos e foi o primeiro ator porno com deficiência. O que pensar sobre esse assunto? A pessoa com deficiência caiu na vulgaridade? Quem pensa que sim, esta completamente enganado.

 A pornografia não é o caminho para falar sobre a sexualidade da pessoa com deficiência, porém, com o assunto de ver um ator deficiente pôrno, não tive dúvidas em ser uma das pessoas que elogiou a coragem e a ousadia desse jovem.

 A poucos dias recebi um e-mail de uma amiga, falando sobre a postagem de um blog, com o seguinte comentário: “ 

Amigaaaaa, olha o que eu achei!!! Até que enfim temos algo para nosso deleite!!!”... Pensei assim – Lá vem outro vírus!!! Afff!!!Mas de curiosidade morreu um gato e eu abri me surpreendi com o que vi e adorei em saber que temos hoje esse assunto de volta, também fiquei feliz de ver alguém acreditando que podemos TUDO, desde que haja espaço e ousadia.

 Na hora de clicar no link, nem prestei atenção no que estava clicando, depois que abriu gostei de ver que o blog de outra grande amiga, o link era do blog Deficiente Ciente. E que acabou espalhando esse assunto tão “antigo” em outros blogs, sites e alguns debates virtuais.

 O assunto pode ser antigo, mais a discussão de palestras educativas sobre a sexualidade e recente, digamos que começou a ter força em 2010.Josito, o primeiro ator pornográfico com deficiência, é um rapaz que está a frente também de toda esta discussão da sexualidade da pessoa com deficiência, de uma forma que aos olhos da sociedade erronêa, vergonhosa, mas que todos vão lá e dão uma espiadinha e fazem coisas a mais, sem ter a coragem de admitir que qualquer caminho que seja usado sempre terá um ponto final único: os direitos sexuais e reprodutivos deste segmento, o desejo de continuar vivendo e experimentando emoções e sensações como todo mundo. 

Quando ele menciona que quer fazer “barulho” já tinha noção que seria um tema pesado e carregado de preconceito, porque a sociedade nos enxerga seres “iluminados e assexuados”, sem o interesse de paqueras, namoros,e atividade sexual, pois quem vai olhar essas pessoas imperfeitas num mundo que procura a perfeição física e faz o culto a beleza padronizada na década de 60?Depois desse filme, ou melhor, depois de trazer esse assunto novamente nas pautas, garanto que muitas pessoas, ditas normais, vão começar a prestar atenção em nós, pessoas com deficiência. 

Agora resta saber quem se habilita em ser a primeira mulher com deficiência ousada em fazer um filme desse tipo? Lembrando que pessoas que dão depoimentos pessoais, em palestras, ou que transformam suas experiências em palestras, não deixam de ser formas de expor suas experiências sexuais de uma forma menos ousada e/ou explicita.

Até uma próxima oportunidade para debater sobre o assunto sexualidade!

Márcia Gori -

Método criado nos EUA tem ajudado crianças com paralisia cerebral, em S


Método deve ser realizado em quatro módulos por ano.
Crinas com síndrome de down também podem realizar método.

Um método desenvolvido nos Estados Unidos tem ajudado crianças com paralisia cerebral, em Sergipe, a realizar tarefas simples. O método, conhecido como Therasuit ajuda a ter força muscular.
O método é indicado para quem tem paralisia cerebral, atrasos no desenvolvimento, síndrome de down, traumatismos crânio encefálico e raquimedulares, além de disfunções musculares.
Sem muitos movimentos que algumas crianças da sua idade possuem, a pequena Maria Eloísa, de 9 anos, já executa através do método, exercícios que lhe permitem uma maior estabilidade corporal. Isaac Barreto de 11 anos é outro garoto que está avançando com o tratamento e já colhe bons resultados.
O método deve ser realizado em quatro módulos por ano. “É um tratamento realmente novo, mas tem ajudado muitas crianças”, explica a fisioterapeuta, Ludimila Martins.

G1

Excelente manual de cuidadores de pessoas idosas - do Ministério da Saúde! Organizado pela Tomiko Born


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BOA DICA PARA LEITURA NESTE FINAL DE SEMANA!

Excelente manual de cuidadores de pessoas idosas - do Ministério da Saúde! Organizado pela Tomiko Born, gerontóloga e grande defensora dos direitos da pessoa idosa e da humanização nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (casas de repouso e asilos).

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https://dl.dropbox.com/u/3758677/MANUALDOCUIDADOR-MS.pdf


Direitos do idoso constituição federal artigo 230


Autista brinca?

O livro: Bicho Carpinteiro aborda o tema TDAH – Deficit de atenção e hiperatividade. Autor(a): Cláudia Cotes






     Descrição: Rafael tem muita energia para brincar e não consegue ficar parado nem um minuto. A escola, os pais e alguns profissionais ajudam o menino a descobrir na Arte, um modo de extravasar toda a criatividade e a se desenvolver. O talento dele agrada muita gente e nos ensina algumas lições.


Ele está disponível para baixar gratuitamente!


Acesse abaixo:




BICHO.pdf
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 Ou clique aqui 4Shared

João descobre que tem dislexia.Livro grátis!!!



  Descrição: O pequeno João descobre que tem dislexia. Todos os seus amigos e familiares vão ajudá-lo, fazendo com que se sinta capaz de fazer muitas coisas.
http://www.portaldolivrogratis.com/2013/02/joao-presta-atencao-livro-sobre-um.html


Acesse no link abaixo>



livro_joaoprest_atencao.pdf
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Projeto de Lei prevê cuidador nas escolas para estudantes com deficiência



No dia 20 de março, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, aprovou o Projeto de Lei 8014/10, que torna obrigatória a presença de cuidador em escolas regulares para acompanhar alunos com deficiência, quando necessário. De acordo a legislação atual, o ensino especial para alunos com deficiência deve ser oferecido preferencialmente na rede regular de ensino, sendo que a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já prevê a prestação de serviços de apoio especializado nesses estabelecimentos quando necessário. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

http://www.novasaliancas.oficinadeimagens.org.br/2013/03/27/projeto-de-lei-preve-cuidador-nas-escolas-
para-estudantes-com-deficiencia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=projeto-de-lei-preve-cuidador-nas-escolas-para-estudantes-com-deficiencia

Neurociências em benefício da Educação!: Discalculia - Dicas para a sala de aula

Neurociências em benefício da Educação!: Discalculia - Dicas para a sala de aula

TDAH no Trabalho Algumas Estratégias


Ainda que não existam soluções mágicas, é importante buscar algumas estratégias que possam ajudar a melhorar sua performance no trabalho.
Seguem abaixo algumas dicas:

  • Identifique o horário em que você consegue focar melhor. Use esse tempo para as tarefas mais difíceis e/ou trabalhosas. Não tente desempenhar tarefas quando você está com sono ou cansado. Todo mundo sabe identificar qual é o melhor momento para desempenhar tarefas mais complexas.
  • Caso tenha flexibilidade de horário em sua empresa, avalie a possibilidade de iniciar o expediente mais cedo ou sair mais tarde, quando a maioria dos funcionários não está na empresa, facilitando assim, a sua concentração nas tarefas a serem executadas.
  • Use chat/Messenger sempre que possível. Algumas empresas perceberam que o uso de chats/messengers para escrever relatórios tem se mostrado mais produtivo.
  • Use um cronômetro (timer). Uma peça valiosa para qualquer pessoa com TDAH, o cronômetro ajuda a definir/limitar o tempo de cada tarefa. Por exemplo, estipule 15 minutos para concluir determinada tarefa.
  • Tenha sempre à mão objetos que ajudam a relaxar e que possa utilizar entre uma tarefa e outra, como por exemplo, bolas para massagear, etc. Cadeira confortável, objetos diferentes e estimulantes podem ajudar na sensação de tédio que algumas pessoas sentem entre as atividades.

  • Saia para caminhar por alguns minutos caso você esteja com dificuldades para se concentrar. Diante de atividades longas e repetitivas levantar por um curto espaço de tempo, pode ajudar a recuperar o foco. Permita-se alguns intervalos de tempos em tempos. Pode ser uma volta no quarteirão, ou conversar com um companheiro de trabalho. O importante é limitar o tempo dessa pausa e não passar tempo demais no intervalo. Novamente, usar um alarme sonoro/ vibratório ou outro mecanismo que te traga de volta ao trabalho é uma boa opção.

  • Evite checar seu email constantemente. Verificar a sua caixa de emails frequentemente, pode tornar-se um elemento distrator.
  • Agende reuniões semanais com seu chefe para discutir suas metas e performance.Isto ajuda no seu planejamento e facilita a divisão das suas tarefas em várias etapas consecutivas. Caso não queira uma reunião formal, apenas pergunte informalmente como está o seu trabalho (feedback).
  • Tenha sempre barras de cereais ou chicletes nas suas gavetas. Eventualmente, mascar chicletes ou comer uma barra de cereais diminui a ansiedade entre tarefas monótonas.
  • Considere ter alguém que haja como uma âncora e trabalhe silenciosamente perto de você. Algumas pessoas relatam que têm um melhor desempenho no trabalho quando há um companheiro trabalhando por perto. Ter um colega de trabalho, de confiança, para verificar os possíveis erros de gramática, esquecimentos, etc. pode ser extremamente produtivo. Como forma de agradecimento, ajude-o também em seus projetos/trabalhos.
  • Pratique exercícios. Fazer exercícios libera endorfinas, que fazem com que o seu corpo se sinta bem, e abasteça o cérebro com dopamina, um neurotransmissor necessário no funcionamento do lobo frontal das pessoas que tem TDAH. Andar um pouco e/ou fazer alguns exercícios de alongamento ajudam a recuperar o foco além de prevenir a má circulação.
  • Aproveite o período de experiência no trabalho para testar seu desempenho. Após esse período, você poderá identificar as suas dificuldades e, por tanto, a necessidade de alguma ajuda profissional ou coaching.
  • Crie uma lista de tarefas para cada dia. Uma lista de cada vez, facilita a organização e a memorização. Listas ou agendas extensas podem ser cansativas e disfuncionais.
  • Organize seu local de trabalho. Não deixe papeis espalhados, gavetas entulhadas de materiais que você não precisa. Faça uma lista de pendências e vá resolvendo cada uma passo a passo.
  • Use um gravador ou faça anotações durante as reuniões. É muito comum a pessoa com TDAH esquecer grande parte do que foi dito.
  • Crie rotinas. Embora as tarefas acabem por se tornar automáticas, criando rotinas, terá mais tempo para focar nas questões mais importantes.
  • Considere ter assessoria de uma equipe pedagógica especializada (terapeuta/coach, médico e um consultor financeiro).
  • Administração do tempo Use alarmes/emails para se lembrar de reuniões, ligações, etc. Veja também se a sua empresa usa programas que enviem avisos/emails automáticos, como Outlook, Thunderbird, Google Calendar, Cozi, Task.fm, etc. Como alternativa, você também pode usar alarmes para voltar a fazer uma tarefa, caso tenha dificuldade em fazê-lo.
  • Impulsividade Se você é impulsivo, anote as suas ideias ou o que você quer falar para alguém em um caderno e espere alguns minutos antes de agir. Caso você ainda ache que é a coisa certa a dizer ou fazer, aí sim continue. Cuidado com o que você concorda ou promete fazer. É preciso ficar atento, fazer uma pausa, e pensar antes de responder. Isto poderá evitar acumulo de tarefas além das que pode realizar.

Coaching para TDAH.
Caso seja possível, e você necessite, procure um profissional especializado em coaching.
Existem muitos especialistas em TDAH que podem ajudá-lo a planejar-se e administrar o seu tempo.
Coaching não é terapia. A terapia tende a focar no problema, e o coaching na solução – como resolver o que mais problemas e dificuldades específicos.
Para as pessoas que têm TDAH, o trabalho pode ser um desafio, mas usando algumas estratégias e sendo proativo em relação aos possíveis problemas, é possível superar o transtorno e se obter realização profissional.

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TDAH no Adulto - algumas estratégias para o dia a dia


Com as informações que dispomos hoje, sabemos que o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – é um distúrbio neurobiológico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que pode ser observado desde a infância e a adolescência, principalmente em idade escolar.
Porém, o que muitas pessoas desconhecem é que o TDAH pode também persistir na vida adulta da pessoa. Descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e atenção, inquietude e hiperatividade são apenas alguns dos sintomas típicos do adulto com TDAH.
O TDAH não está ligado a fatores culturais ou conflitos psicológicos, mas sim em pequenas alterações na região frontal do cérebro, responsável pela inibição do comportamento e do controle da atenção. O que ajuda e muito a vida de uma pessoa com TDAH é o diagnóstico precoce, correto e o tratamento adequado, trazendo uma melhora significativa nas relações interpessoais com cônjuges, familiares e amigos.
Abaixo seguem alguns sintomas que encontramos com maior frequência e intensidade em adultos com TDAH, comparados a uma pessoa que não possui o transtorno:
  • Instabilidade profissional
  • Rendimento abaixo da capacidade intelectual
  • Falta de foco e atenção
  • Dificuldade de seguir rotinas
  • Tédio
  • Maior incidência de divórcios e separações conjugais
  • Maior incidência de acidentes de transito
  • Dificuldade de planejamento e execução das tarefas propostas
  • Maior índice de desemprego
  • Procrastinação
  • Ansiedade diante das tarefas não estimulantes
  • Maior índice de desistência em Universidades / evasão escolar
  • Dificuldades nos relacionamentos; relacionamentos instáveis
  • Frequente alteração de humor
  • Frequentes esquecimentos, perdas e descuidos para datas e reuniões importantes
  • Dificuldades para expressar suas ideias, colocar em prática o que está pensando/em sua cabeça
  • Dificuldade para escutar e esperar a sua vez de falar
  • Frequente busca por novas coisas que o estimulem; intolerância a situações monótonas e repetitivas
  • Repetição frequente de erros, frequente falta de atenção com coisas simples

Por mais difícil que seja lidar com o TDAH na vida adulta, algumas estratégias podem ser úteis e, bem utilizadas, fazem com que o TDAH não seja o fim do mundo, como muitas pessoas pensam.
Essas estratégias podem ser utilizadas tanto no trabalho quanto na vida pessoal do adulto com TDAH. Estas pessoas costumam esquecer de pagar as contas, perdem as chaves com facilidade, não se lembram de reuniões e outros compromissos, ou, quando lembram, geralmente alguma coisa fica pendente ou sem finalização. Isto não quer dizer que uma pessoa com TDAH seja ineficiente ou incapaz de realizar um trabalho com competência. Se ela estiver consciente dos seus pontos fracos, seus pontos fortes, seguindo o seu tratamento de maneira correta (medicação/psicoterapia), as estratégias podem ajudá-la no dia-a-dia, fazendo com que o adulto com TDAH possa ter uma vida de sucesso, tanto na sua vida pessoal quanto profissional.
Por mais difícil e desesperador que possa parecer o TDAH na vida adulta, existem algumas dicas para lidar com o TDAH.
Para facilitar a leitura, dividimos as dicas abaixo em 3 partes:

1 – Lidando com o estresse e a alteração de humor:
Devido à impulsividade, desorganização e distração, o adulto com TDAH frequentemente batalha para mudar um círculo vicioso com poucas horas de sono, pouco (ou nenhum) exercício físico e péssimos hábitos alimentares – e tudo isso pode acentuar os sintomas do TDAH.
  • Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem.
  • Durma bastante – e durma bem! Poucas horas de sono aumentam os sintomas do TDAH, diminuindo a capacidade de manter o foco durante dia. Para isso, evite tomar cafeína antes de dormir, mantenha uma rotina à noite e evite exercícios por até uma hora antes de ir dormir.
  • Alimente-se de maneira correta – Comer bem ajuda a diminuir a distração, hiperatividade e os níveis de estresse. Pequenas porções durante o dia, ingerir pouco açúcar, menos carboidrato e mais proteínas podem ajudar a reduzir os sintomas do TDAH.

2 – Como se organizar e evitar a desordem diária
A distração e a falta de atenção tornam a vida de um adulto com TDAH um verdadeiro desafio, deixando-o sobrecarregado. As dicas a seguir, foram elaboradas para ajudar o pessoa com TDAH a organizar melhor a sua vida.
  • Crie espaço – Verifique diariamente o que você usará e o que deverá ficar guardado. Defina lugares para chaves, contas e outros itens que se perdem facilmente. E jogue fora tudo o que não for necessário!
  • Use uma agenda – O uso da agenda ajuda a lidar e organizar os seus horários e compromissos. É como andar de bicicleta – a prática leva a perfeição. Quanto mais você utiliza, mais você criará padrões de comportamento organizado.
  • Faça listas – Crie o hábito de fazer listas e anotar tudo o que for importante, como tarefas, compromissos, projetos, deadlines, etc. Caso esteja usando uma agenda, mantenha suas anotações junto. O planejamento é condição necessária para o bom desempenho das pessoas com TDAH.
  • Faça agora! – Para evitar o esquecimento, procrastinação e desordem, comuns em adultos com TDAH, faça o que tiver que ser feito na hora, evitando deixar ‘’para depois’’. Tarefas como responder a um e-mail importante, limpar sua bagunça, retornar uma ligação, preparar uma apresentação não podem ficar para ‘’o dia seguinte’’.
  • Estabeleça um sistema de arquivamento – Use divisores, ou então separe pelo tipo de documento (receitas, contas, fichas de inscrição, etc.). Etiquetar ou colorir seus arquivos também são ótimas estratégias.
  • Dedique um tempo do seu dia para e-mails – Separe alguns minutos do seu dia para checar seus e-mails, evitando abrir sua caixa de correspondência de 5 em 5 minutos. Responda, arquive ou apague na hora, dependendo do caso.

3 – Administrando seu tempo e não perdendo seus compromissos
Por terem uma percepção diferenciada do tempo, os adultos com TDAH sofrem com a má administração do mesmo. Frequentemente perdem a hora, prazos, sempre acham que ainda tem tempo para realizar determinada tarefa (quando na realidade não tem). Muitos adultos com TDAH se frustram de tal maneira que, no final do dia, não realizaram nada do que tinham planejado.
  • Use um relógio – Pode ser de pulso, timer, alarme, celular ou do computador – desde que esteja sempre à vista e com o horário certo. Quando começar uma tarefa, diga em voz alta ou anote o horário, alem de definir uma quantidade de tempo para a mesma.
  • Defina prioridades – Defina as suas tarefas mais importantes do dia e depois as com menor importância.
  • Crie uma curta rotina diária – e defina um tempo para ela. Arquivar documentos, retornar ligações, responder e-mails, pagar contas, etc. podem ser feitos durante um mesmo período de tempo (por exemplo: 60 minutos) e sempre na mesma ordem. Dessa maneira, você não se esquecerá de fazer nada importante e conseguirá realizar todas as suas tarefas.
  • Dê mais tempo do que você julgar necessário – Por exemplo, se você acha que para realizar determinada tarefa, ou encontrar alguém em outro lugar, você levará por volta de 30 minutos, adicione mais 15 minutos. Com certeza você irá se atrasar.
  • Use alarmes e chegue cedo – Anote os horários de seus compromissos com 15 minutos (ou o tempo que você julgar necessário) de antecedência e use alarmes para que você chegue na hora certa.
  • Faça uma tarefa de cada vez – Execute seus compromissos um de cada vez. Caso seja um grande projeto, divida-o em pequenas partes e termine-os um de cada vez.
  • Aprenda a dizer não – A impulsividade no adulto com TDAH pode fazer com que ele aceite executar muitos projetos ou compromissos de uma só vez sem uma avaliação prévia e ponderada das suas capacidades e, consequentemente, não consiga finalizar nenhum. Isto gera sentimentos de frustração, baixa autoestima e incompetência. Verifique sempre a sua agenda para ver se você realmente pode aceitar um compromisso, tarefa ou trabalho extra, de maneira que isso não o prejudique.

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A diferença entre sociopatas e pessoas com Síndrome de Asperger


Síndrome de Asperger é sobre o espectro de um transtorno do desenvolvimento chamado autismo.
SA é  um caso leve de autismo , talvez o tipo mais leve de autismo. Não é como as pessoas com PDD-NOS e Síndrome de Williams, as crianças nascidas com Asperger geralmente têm alguns dons naturais , ao mesmo tempo, por exemplo, matemática, música ou ciência. Muitas celebridades sofreram desta doença na história, diz-se que o ex- o presidente Bush também tem. 

A única coisa que as pessoas com Asperger podem não ser talentoso é na capacidade social. Eles têm dificuldade em ler expressões, a compreensão de linguagem corporal. Em uma palavra, eles não sabem como se comunicar com os outros naturalmente. No entanto, significa  dizer que eles não causar dano nenhum as pessoas, essa é a maior diferença entre as pessoas com Síndrome de Asperger e sociopatas.

Os sociopatas têm a capacidade de comunicar-se com as pessoas normalmente, e eles podem sentir que a sociedade considera certo e errado, no entanto, eles não têm consciência e não pode sentir culpa, empatia e remorso, como fazemos freqüentemente. Alguns serial killers são sociopatas, eles desrespeitam os direitos dos outros, mas eles não têm nada a ver com a síndrome de Asperger.

Pessoas com transtorno de personalidade anti-social são chamados de sociopatas. Em 1830, esse distúrbio foi chamado de "insanidade moral"...
As principais características dos sociopatas são Sensações de auto-Grandiosidade, o mentir patológico, emoções superficiais, natureza impulsiva, insegurança e estilo de vida parasitária. Se esse distúrbio não for tratada na infância, pode se desenvolver na idade adulta. O tratamento para o transtorno de personalidade anti-social é geralmente através de psicoterapia de grupo.
Assim, os dois são coisas diferentes .





Imagem ILustrativa,
de personagens fictícios, 
da tv, Sheldon x Dr.House