quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Menina com doença rara encontra felicidade na dança

Confiram a reportagem com os amados dançarinos da CIA de Dança Guerreiros exibida dia 20/11 na Programação da RIC!!!

http://ricmais.com.br/pr/bg-curitiba/videos/menina-com-doenca-rara-encontra-felicidade-na-danca/

LACRES DE ALUMINIO - PEQUENO COTOLENGO

DIVULGAÇÃO DE EVENTO


Vamos participar do Dia Mais que Especial na Escola Municipal Pref. Omar Sabbag. Além da participação da secretária Mirella Prosdocimo, haverá vivências inclusivas e a exposição "Encontros e Olhares", produzida por um grupo de jovens com e sem deficiência intelectual.

Jogos da Inclusão reúnem 950 atletas de 13 modalidades






Uma grande festa com direito a pira olímpica e desfile das delegações participantes marcou a abertura da 9ª edição 
dos Jogos da Integração e Inclusão (JOIN).
Curitiba, 18/11/2013
Foto: Valdecir Galor/SMCS
Uma grande festa com direito a pira olímpica e desfile das delegações participantes marcou a abertura da 9ª edição dos Jogos da Integração e Inclusão (JOIN), na manhã desta segunda-feira (18), no ginásio de esportes da Universidade Tuiuti, campus Jardim Schaffer. Maior evento esportivo destinado à pessoa com deficiência realizado em Curitiba e região metropolitana, o JOIN reúne este ano cerca de 950 atletas atendidos por 28 instituições, que até o dia 29 de novembro vão disputar provas em 13 modalidades esportivas.
 
"Os jogos e o esporte são fundamentais na vida dessas pessoas, e o JOIN é o ponto alto do trabalho realizado ao longo do ano", destacou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior. O evento é idealizado pelo Instituto Gui Darin, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Associação Paranaense para o Desenvolvimento do Potencial Humano (APADEH) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
Dois momentos emocionaram os participantes da cerimônia de abertura: a execução do hino nacional, cantado e acompanhado pelos atletas, e as apresentações de dança realizadas por alunos das escolas de educação especial 29 de Março e Ecumênica.
Jogos
O JOIN 2013 é composto por 13 modalidades esportivas: atletismo, tênis de mesa, vôlei adaptado, vôlei, goalball, polibate, xadrez, bocha de areia, boccia, natação, futsal, beisebol e golfe. Participam atletas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual e com transtornos globais de desenvolvimento.
As partidas serão realizadas nas instalações da Universidade Tuiuti (UTP), da UniBrasil, do SESC Água Verde e da Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião. Neste primeiro dia de competição acontecem provas de atletismo e jogos de polibate e tênis de mesa na UTP.
 
Os jogos da Integração e Inclusão têm como objetivo estimular ideias inovadoras para a construção de uma sociedade mais inclusiva, participativa e integrada, além de incentivar a prática desportiva entre as pessoas com deficiência, tornando-se um meio de identificar novos talentos para as competições paralímpicas. Também oferecem oportunidade de confraternização e socialização entre pessoas envolvidas nas atividades esportivas.
O JOIN acontece desde 2005 e integra a política desenvolvida pela Coordenadoria de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. "O Brasil vem despertando há alguns anos para a atividade esportiva voltada às pessoas com deficiência e cabe a nós (secretaria) organizar essa participação e todas as iniciativas relacionadas ao paradesporto em Curitiba", afirmou o Dutra Júnior.
 
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns; a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário municipal de Comunicação Social, Gladimir Nascimento; o vereador Zé Maria e representantes das instituições organizadoras do evento.

Prêmio Protagonistas Pequeno Cotolengo