sábado, 6 de março de 2010

Tratamento através das células do corpo

A maioria das células do corpo têm uma função específica em determinados órgãos, como fígado, pele ou cérebro. As células tronco são células relativamente não diferenciadas e ainda tem a capacidade de se transformar em diferentes tipos de células para exercer funções diferentes. A característica mais notável das células-tronco é sua capacidade de reproduzir uma célula completamente nova, normal, e ainda mais jovem. Como resultado, as pessoas podem utilizar suas próprias células tronco ou as células-tronco de um doador, ou células-tronco derivadas de tecidos ou órgãos, para substituir o envelhecimento de órgãos ou tecidos doentes. Este tratamento permite uma vasta gama de doenças e lesões, muitas das quais não poderiam ser tratadas com os métodos tradicionais de medicina.
Além de reproduzir novas células e fornecer substituição celular, uma função importante (e, a explicação para a maioria dos benefícios do tratamento de células-tronco) é fornecer ao corpo os fatores celulares para ajudar a encorajar as seguintes funções:

1. Regulação imune
2. Reduzir a apoptose (morte) celular
3. Estimulação da diferenciação das células do tronco do próprio paciente
4. Neo-angiogênese (o crescimento de vasos sanguíneos, resultando em aumento do fluxo sangüíneo para as áreas danificadas)
5. Reduzir cicatrizes
6. Melhorar a condução eficaz de sinais elétricos intercelulares e transdução

É importante notar que geralmente há muito pouca ou nenhuma preocupação por parte de cientistas informados ou imparciais sobre células tronco do sangue do cordão umbilical, células tronco mesenquimais de cordão umbilical e derivadas da medula óssea, ao contrário das células tronco embrionárias ou células-tronco fetais, causando câncer e tumores. Nenhum dos mais de 6000 pacientes que foram tratados com as células-tronco da Beike desenvolveram câncer devido ao tratamento. Na realidade, atualmente os investigadores estão encontrando maneiras de usar células-tronco adultas derivadas do cordão umbilical chamadas de células 'assassinas' para atacar tumores e tratar pacientes com câncer.