segunda-feira, 17 de junho de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA GRÁTIS: Aplicativo gratuito que traduz fala para Libras chega à plataforma Apple

Aplicativo gratuito que traduz a fala em Português para Libras
ganha versão para plataforma Apple e facilita comunicação entre surdos e ouvintes
Com mais de 15 mil downloads em smartphones e tables com sistema Android,
ProDeaf Móvel chega à plataforma iOS para atender aos usuários Apple
Publicado em  por 
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com uma população de 10 milhões de surdos e, dentre estes, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa e se comunicam apenas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) – o segundo idioma oficial do país, utilizado por mais de 5 milhões de brasileiros.
Com o objetivo de eliminar a barreira de comunicação existente entre ouvintes e surdos, o ProDeaf acaba de lançar a versão iOS – compatível com smartphones e tablets Apple – do ProDeaf Móvel, o primeiro aplicativo capaz de traduzir a fala em Português para Libras.
Desenvolvido pela companhia pernambucana de mesmo nome, o projeto é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito pelo próprio ProDeaf – com financiamento do Sebrae e do CNPQ -, e patrocinado pelo Grupo Bradesco Seguros.
O aplicativo funciona de maneira simples, reconhecendo a voz do usuário e traduzindo a fala diretamente para Libras. Assim, com a ajuda de um personagem que faz os gestos na tela do celular ou tablet, o sistema se baseia em um dicionário com de cerca de 2.000 sinais – base que, em breve, será ampliada e também regionalizada.
De acordo com o CEO do ProDeaf, João Paulo Oliveira, a nova versão para o sistema operacional da Apple já está disponível aos usuários e pode ser baixada, gratuitamente, na App Store, no Google Play ou ainda no link  http://prodeaf.net/download. “Com este anúncio, já garantimos o uso do ProDeaf Móvel para usuários de smartphones e tablets baseados nos dois sistemas operacionais mais populares do merc ado”, diz o executivo, lembrando que a versão Android foi lançada em abril deste ano e já obteve 15 mil downloads.
Oliveira destaca que a oferta do ProDeaf Móvel para usuários de tablets atende a uma parcela importante da população. “Este é um mercado que não pode ser desconsiderado, pois o país já tem mais de 4 milhões de tablets em uso e, até o final deste ano, deveremos ter quase 6 milhões de equipamentos a mais, de acordo com a IDC”, lembra.
Desenvolvimento multidisciplinar
O desenvolvimento do ProDeaf Móvel levou dois anos e contou com a participação de 12 profissionais, incluindo designers, intérpretes, linguistas e programadores, liderados por Oliveira, junto a dois executivos da companhia, Flávio Almeida, Chief Operations Officer, e Amirton Chagas, Chief Technology Officer – que, além de comandar a área tecnológica, é surdo e conhece bem a importância do aplicativo.
O projeto ainda contou com a particip ação de colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. “A comunidade surda atuou bastante, nos fornecendo feedback para que chegássemos ao resultado atual”, explica Oliveira.
As duas versões do aplicativo (Android e iOS) podem ser baixadas gratuitamente no site da companhia, no link http://prodeaf.net/download, bem como na App Store e no Google Play. “Os custos operacionais da distribuição do aplicativo estão sendo subsidiados pelo Grupo Bradesco Seguros que, com isso, garante a entrega dessa inovadora tecnologia aos surdos, de forma gratuita”, ressalta Oliveira.
O objetivo do Grupo Bradesco Seguros em abraçar as causas de comunicação e acessibilidade, é ajudar surdos e ouvintes na interação. Um parente ou amigo pode usar o seu celular para transmitir uma mensagem que será compreendida pelo surdo. Além disso, o a plicativo também pode ser bem útil em  estabelecimentos comerciais e de serviços, em geral.
Segundo Oliveira, em alguns anos, o ProDeaf planeja publicar ferramentas que permitam a comunicação com surdos em duas vias, traduzindo português para Libras e Libras para português.
Sobre o ProDeaf
O ProDeaf um software inédito para tradução de conteúdo em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), segundo idioma oficial do país, utilizado por mais de 5 milhões de brasileiros. O ProDeaf é o projeto carro-chefe da empresa homônima, uma startup pernambucana que desenvolve soluções em tecnologia assistiva, com o foco na comunicação e integração social entre surdos e ouvintes.
Em linha com a missão da empresa, de permitir a quebra das barreiras de comunicação, o software apresenta soluções viáveis para o mercado corporativo e usuários finais, realizando a tradução de sites e ví deos para Libras, além de traduzir, através de aplicativos gratuitos, o som falado em Português para a língua de sinais, em tempo real.
Com operações em Recife (PE) e São Paulo, a empresa oferece ao mercado serviços diferenciados e orientados por qualidade, resultado e especialização. É uma startup acelerada da academia de inovação da Telefonica (Wayra) e parceira da Microsoft.

18 de junho: Dia do Orgulho Autista - melhor que seja todo dia


Tudo Bem Ser Diferente - Educação Inclusiva