terça-feira, 20 de setembro de 2011

Livro sobre paralisia cerebral

PARALISIA CEREBRAL (Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância) - OLÁ! QUER SER MEU AMIGO? - A obra escrita por Sulamita Mattoso Meninel, mãe de Gabriel, que tem paralisia cerebral severa, narra a trajetória de luta para diagnosticar, tratar e incluir o jovem no convívio social. Muito além de um desabafo, o livro busca esclarecer sobre o problema e debater a carência de políticas públicas para essas pessoas.
"Escrevi este livro porque falta muita informação sobre a paralisia cerebral. Minha intenção é abrir os olhos da sociedade para essas pessoas, hoje ainda pouco visíveis em nosso meio", explica a autora.
Gabriel tem 26 anos e quando ele nasceu ninguém suspeitou do problema. "Só fui achar que havia alguma coisa estranha com meu filho quando percebi que, aos seis meses, ele não conseguia ainda sentar. Eu já tinha duas filhas mais velhas, mas e se não tivesse, como seria? A prevenção da paralisia cerebral deve iniciar-se assim que a mulher recebe a notícia da gravidez, pois pode acontecer no pré-parto, parto e pós-parto. Por acaso, algum médico toca nesse tema?".
Sulamita aborda outros temas como as dificuldades enfrentadas por pessoas com paralisia cerebral e seus familiares. Esclarece que há diversos graus de paralisia, cada um com suas peculiaridades. O livro baseia-se também em opiniões de especialistas em diversas áreas, que contribuem cientificamente para a obra.
O livro se destina a todos os pais, cuidadores e profissionais da área da saúde e educação. "Apresento fotos de um bebê com a paralisia e de um outro com desenvolvimento normal até o quarto mês de vida. Dessa forma, os pais poderão reconhecer uma lesão cerebral grave e buscar orientação o mais rápido possível. Juntos, certamente, teremos mais força e nossos filhos serão mais felizes dentro de suas possibilidades", finaliza.
Fontes Sentidos