domingo, 28 de setembro de 2014

Garoto especial biografa Luan Santana

Brunno Covello/ Gazeta do Povo / Pablo em frente da tevê, assistindo a um clipe de Luan Santana, de quem escreveu a biografia

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1502067&tit=Garoto-especial-biografa-Luan-Santana
Pablo Henrique Alves, 12 anos, tem paralisia cerebral, não fala e só movimenta os olhos e alguns membros do corpo, como o dedo indicador. As agruras, no entanto, não afetaram sua intelectualidade. Com a ajuda de sua professora e a Tecnologia Assistiva (TA) – serviço, produto ou método que proporciona ou amplia a habilidade de pessoas com deficiência – ele escreveu uma “biografia digital” de seu cantor preferido: o sertanejo Luan Santana.
Protótipos
UTFPR cria disciplina para tecnologia assistiva desenvolver projetos
Com a premissa de atender à necessidade de pessoas especiais, o curso de Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) criou uma disciplina de tecnologia assistiva. Nas aulas, os alunos desenvolvem projetos para estudantes com deficiência que estudam em escolas de Curitiba . “Nós verificamos os problemas in loco, os trazemos para dentro da sala de aula e propomos protótipos”, diz o professor e pesquisador Francisco Gödke, responsável pela disciplina.
Em 2013, por exemplo, eles desenvolveram uma mesa de atividades customizada e um suporte de perna para auxiliar crianças que precisam permanecer em decúbito dorsal (posição em que a pessoa fica deitada de costas com a cabeça e os ombros elevados). “O interessante é que é uma tecnologia de baixo custo, acessível para qualquer pessoa, que pode ser trabalhada de acordo com as necessidades”, diz Gödke.
Para ver os projetos desenvolvidos pelos alunos e os que estão em andamento, basta acessar o link:http://goo.gl/phPHJl.
Para ajudá-lo na confecção do material, a professora de atendimento educacional especializado Maira Cristina Farias, que dá aulas para ele, utilizou um software de comunicação alternativa chamado boardmaker. Nele, há um banco de símbolos e figuras que podem ser facilmente identificados. “Quando queria colocar algo na biografia, o Pablo escolhia alguma das figuras. Esse tipo de tecnologia se destina a pessoas que, como ele, têm dificuldade de fala e de escrita.”
Como não consegue ir à escola, as professoras vão até a casa dele. Além de Maira, responsável pelo atendimento especializado, ele também é atendido por uma professora do ensino regular. “Os conteúdos são relacionados e ajudam no desenvolvimento dele”, diz a psicóloga Christianne Oliveira, da Gerência de Educação Especial de Pinhais, onde ele mora.
No país, de acordo com o último Censo, há 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Só nas séries iniciais, caso de Pablo, que está no terceiro ano do fundamental, há 648 mil matriculados em classes comuns (do ensino regular) e 30.453 mil em classes especiais, conforme levantamento do Observatório do Plano Nacional de Educação, baseado em dados do Ministério da Educação.
Investimento
Neste ano, o governo federal liberou R$ 140 milhões para o financiamento de projetos de tecnologia assistiva, tanto para a educação quanto para outros segmentos. No Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva (portal que reúne projetos de TA desenvolvidos no Brasil) há 1,4 mil produtos para pessoas com deficiência auditiva, múltipla, visual e física.
“A tecnologia é uma importante ferramenta para eles. Algumas escolas inclusive mudam o mobiliário para atender as necessidades dos alunos”, relata Alejandra Meraz Velasco, coordenadora geral do Movimento Todos pela Educação.
Música que faz sorrir
Em 2002, a dona de casa Neusa Alves viu sua vida mudar. Seu filho, Pablo, então com 2 anos e 11 meses, teve paralisia cerebral após ter contraído meningite. Ele ficou 7 meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Tive que deixar meu trabalho e viver para ele”, diz Neusa. Ela tem mais duas filhas.
Ao sair do hospital, Pablo voltou para casa cabisbaixo. Na cama, ligado a diversos aparelhos, vivia com a cara fechada. Até que um dia sua irmã mais velha resolveu colocar um DVD do cantor Luan Santana para ele ouvir. “Ele se transformou totalmente. A música virou sua paixão”, diz Neusa.
Às vezes, ele assiste ao mesmo clipe por horas. “Se você tenta tirar, ele chora”, brinca Neusa. E foi por causa dessa paixão que Maira resolveu escrever junto com ele a biografia do cantor sertanejo. Na sexta-feira, dia em que o cantor fará uma apresentação em Curitiba, Christianne pretende entregar o trabalho de Pablo e Maira para o cantor. Vamos torcer.

3
VIDA E CIDADANIA | 3:48

Paixão pela música ajuda menino com paralisia a aprender

O menino é tão fã do cantor Luan Santana que está aprendendo a ler com as letras das músicas. Pablo não consegue falar e não tem poucos movimentos voluntários. Mas o garoto sorri, e muito, toda vez que ouve música sertaneja