terça-feira, 14 de abril de 2015

Curitiba implanta semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida





http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-implanta-semaforos-especiais-para-pessoas-com-mobilidade-reduzida/36127
Pessoas com mobilidade reduzida terão mais tempo e maior segurança nas travessias de cruzamentos semaforizados em Curitiba. A Prefeitura iniciou nesta terça-feira (14) a implantação de uma nova tecnologia que permite aumentar o tempo de abertura dos semáforos para pedestres  mediante o uso do cartão transporte de idoso ou do cartão de pessoa com deficiência, ambos fornecidos pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). Os equipamentos serão instalados em 31 pontos da cidade.
Foram escolhidos locais que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus. “É uma tecnologia a favor da vida, que vai dar maior segurança nas travessias. Com menos atropelamentos nos cruzamentos, também contribuímos para a diminuição dos gastos com saúde pública decorrentes de acidentes de trânsito”, afirma o prefeito Gustavo Fruet.
O primeiro módulo de leitura de cartões foi instalado na Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio), no Rebouças. Os equipamentos poderão ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem atualmente um cartão de isento habilitado da Urbs. São 120 módulos da empresa Dataprom adquiridos via licitação (modalidade pregão), com investimento de R$ 348 mil e que deverão ser instalados nos próximos 90 dias.
O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbs. Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura. O tempo de abertura é aumentado em até 50% em relação ao tempo de semáforo normal em Curitiba.
“As pessoas com deficiência e os idosos realmente precisam desse tempo maior nas travessias. É muito importante essa iniciativa da Prefeitura de Curitiba, pois estamos investindo na segurança de toda a população”, diz a secretária extraordinária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.
A senhora Darci Graminho dos Santos, 71 anos, que faz atividade física na Praça Ouvidor Pardinho, testou e aprovou o novo semáforo, que no local passou a abrir por 18 segundos para o pedestre com cartão da Urbs – seis segundos a mais que o tempo convencional. “É um ótima ideia, vai nos ajudar muito, pois muita gente de mais idade tem uma grande dificuldade para atravessar a rua. O perigo é constante”, afirma.
Pesquisa
A Prefeitura de Curitiba realizou, em 2013, uma pesquisa inédita com 470 pedestres idosos em vários cruzamentos do Centro da cidade, determinando velocidade e tempos médios de travessia. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em muitos semáforos de pedestres de Curitiba e também para o cálculo do tempo de abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.
“A intenção da implantação do semáforo inteligente é reduzir as fatalidades no trânsito da capital paranaense, principalmente com idosos, as maiores vítimas de acidentes fatais com pedestres na cidade segundo levantamento do projeto Vida no Trânsito. Com esta ação, Curitiba se prepara para atender com maior segurança o pedestre idoso que, segundo dados do IBGE, em 20 anos, terá sua população triplicada no Brasil”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
Participaram do evento na Praça Ouvidor Pardinho o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório, e o vereador Pier Pretuzziello.

Confira os locais onde serão instalados os novos equipamentos:
Rua Francisco Raitani x Hospital do Idoso   
Rua 24 de Maio X Pça. Ouvidor Pardinho (Unidade de Atenção ao Idoso)
Rua Ubaldino do Amaral x Rua Amâncio Moro (Igreja do Perpétuo Socorro)
Rua Amâncio Moro x Rua Mauá (Igreja Perpétuo Socorro)
Rua João Negrão x Rua Pedro Ivo (Terminal do Guadalupe            )
Rua André de Barros x Rua João Negrão (Terminal do Guadalupe)
Av. Mal. Floriano Peixoto x Av. Visconde de Guarapuava (local com muitos atropelamentos)
Av. Visconde de Guarapuava x Rua João Negrão (INSS)
Av. Mal. Floriano Peixoto x Rua Pedro Ivo (Estação Pça Carlos Gomes)
Rua Pedro Ivo x Rua Des. Westphalen (Pça. Rui Barbosa)
Rua Cap. Souza Franco x Av. Vicente Machado (Hospital da Cruz Vermelha e Hospital Geral de Curitiba)
Rua XV de Novembro x Rua Camões (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná)
Av. São José x Rua Fioravante Dalla Stella (Hospital do Cajuru)
Via Vêneto x Rua Marcos Mocelin (Unidade de Saúde Santa Felicidade)
Via Vêneto x Rua Sta. Bertila Boscardin (Terminal Santa Felicidade)
Av. Ver. Toaldo Túlio X Rua Antônio Scorssin (Unidade de Saúde São Braz)
Rua Lysimaco F. da Costa x Rua Papa João XXIII (Prefeitura)
Rua Dep. Mário de Barros x Rua Carlos Pioli           (Igreja do Divino, Celepar, Serpro, Tribunal de Contas e Secretarias do Estado)
Rua João Gbur x Rua Fernando de Noronha (UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)
Rua Canadá X Rua Arary Souto (UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)
Av. Paraná x Rua Pedro Doska (Unidade de Saúde Santa Cândida)
Av. Comendador Franco x Rua Henrique Mehl (local com muitos atropelamentos)
Rua Zonardy Ribas x Rua Maestro C. Frank (Terminal do Boqueirão)
Rua Anne Frank x Rua Napoleão Laureano (Terminal do Carmo)
Rua Ten. Francisco F. De Souza x Rua Gabriel Corisco Domingues (Terminal do Carmo)
Rua Waldemar Kost x Rua Anne Frank (Unidade de Saúde Vila Hauer)
Rua Engº Benedito M. Da Silva x Rua Filipinas (UPA Cajuru           )
Rua Nivaldo Braga x Rua Osmário de Lima (Unidade de Saúde Iracema Capão da Imbuia)
Rua Carlos Klemtz x Rua Adorides Jesus C. Camargo (UPA Fazendinha)
Rua Carlos Klemtz x Rua Gen. Potiguara (Terminal Fazendinha)
Rua Levy Buquera x Rua dos Pioneiros (UPA Sitio Cercado)