segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ipad como comunicador dinámico, sistema alternativo de comunicación

2012 - AlternApp - Sistema alternativo aumentativo de comunicación

Os comprimidos podem ajudar as crianças com necessidades educativas especiais

Com o apoio da Down Syndrome Association of Argentina, um grupo de desenvolvedores que usam o argentino leva comprimidos para facilitar o processo de aprendizagem das crianças.
O computador pessoal mudou a nossa forma de comunicar, entreter e educar, com várias formas parecem intermináveis, cortesia das centenas de milhares de aplicativos disponíveis em todo o mundo para computadores, tablets e telefones, que deixaram a escritório e casa e vim (para ficar) à sala de aula.
No entanto, muitos de seus empreendimentos não levam em conta as nuances enfrentados pelos professores quando se trabalha em uma sala de aula com crianças com necessidades educativas especiais. Para fazer isso, desde o ano passado a  Câmara de Software e Serviços da Argentina  (CESSI) trabalha em conjunto com a Associação Argentina de Usuários de Informática e Comunicação  (usuário Service) e os pais da  Síndrome de Down Associação de da Argentina  (ASDRA) para fornecer as  ferramentas necessárias  para acompanhar o processo de aprendizagem da tecnologia mão das crianças.
"No desenvolvimento dessas aplicações envolvidas de PME com apenas dois funcionários para empresas como Globant, Microsoft e Google, entre outros, em um esforço coordenado com um comitê acadêmico especial, comissão Inclusão CESSI e Usuaria ", disse Marcelo Varela, secretário-geral da ASDRA, sob a Down Day Internacional Síndrome, que acontece todo mês de março globalmente 21 com uma chamada na Unidade americano praça de Palermo em Costa Rica e Acuña de Figueroa.
"  Queremos criar uma revolução  no processo de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais ", acrescenta Varela da iniciativa, que foi realizado através da formação de uma equipe multidisciplinar de especialistas da Argentina e Espanha, que definiu as diretrizes básicas de aplicações, com os desenvolvedores e entrada de professores e pais sobre o uso dos aplicativos.
Ele notou a importância do uso de novas tecnologias como um recurso ideal para os professores, pois eles raramente terá um suprimento adequado das necessidades das crianças com conteúdo DS. Essas ferramentas já estão em uso em três escolas em Buenos Aires e tem o apoio do Governo de Salta para implementar uma série de testes nas escolas provinciais.
As candidaturas estão agora disponíveis para download sem custo a partir do Google Play ambas as lojas e na App Store da Apple, a Microsoft Windows Store e BlackBerry Mundial.
"O tablet, ao contrário de um computador com um mouse, tem a distinção de ser um dispositivo muito intuitiva para o uso", diz Mariano Stampella, membro da comissão Inclusão CESSI. "Embora existam muitas aplicações similares, estes desenvolvimentos são diferentes do resto para ser projetado e criado para crianças com necessidades educativas especiais", acrescentando que o uso de Smart TV nestas iniciativas atinge outras interações, com atividades mais para a família para integrar as atividades de crianças da tela, e está disponível em modelos da LG e Philips, duas das empresas que fizeram sua contribuição para o ASDRA iniciativa.

OBJETIVOS DE APLICAÇÕES

Além de facilidade de uso em sala de aula para os meninos e para os professores, desenvolvimentos para tablets (também disponível em alguns casos para telefones móveis) têm um número de padrões comuns que se destacam em relação a outras ofertas educativas disponíveis em lojas de aplicativos.
  • Não sublinhar os erros e procurar destacar os sucessos
  • Eles são simples, e estimular os sentidos encorajar forma indivual, sem sobrecarregar o garoto
  • Os cenários e personagens são facilmente reconhecíveis e refletem situações cotidianas
  • Ilustrações e fotografias realistas são usados ​​sem ser agressivo
  • Os sons e evitar palavras lexicais locais usados, e permitir que os aplicativos para ser usado por qualquer usuário latino-americano, independentemente da sua localização geográfica
Algumas das aplicações disponíveis para download já em lojas da Apple, BlackBerry, Google e Microsoft, para ter um maior alcance, independentemente de plataformas. "Esperamos ter um catálogo de 50 aplicações para este ano, com o objetivo de transformar a educação para as crianças", disse Varela, a intenção é que eles vão ter os recursos necessários para ser nativos digitais e alcançar tanto de inserção sociedade e no local de trabalho.
Grupolandia
Desenvolvido em conjunto pela InfinixSoft e ASDRA, Grupolandia é uma aplicação que aumenta o menino pediu em várias cestas identificou uma série de elementos, tais como frutas, brinquedos, utensílios de mesa e suprimentos, com o objetivo de estimular a função cognitiva.
 
Mais informações  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.infinixsoft.asdragrupos também está disponível na loja BlackBerry Mundial.
Opuestolandia
Também desenvolvido pela InfinixSoft com ASDRA nesta aplicação é procurado a criança a identificar e classificar objetos em conceitos de mensuração e dimensões opostas: luz alta, curto, pesado,, pouco, muito, etc.
 
Dibugrama
Esta aplicação, desenvolvida pela Globant, as crianças aprendem em diferentes níveis para identificar e construir determinados cenários com seus objetos correspondentes.

Sociedade realmente justa deve incluir aqueles que têm deficiência

G1
 Apresentação teatral de alunos deficientes das APAEs que participaram do IX Festival Nossa Arte 2013 (Foto: Divulgação/Honorio Moreira)Apresentação teatral de alunos deficientes das APAEs que participaram do IX Festival Nossa Arte 2013 (Foto: Divulgação/Honório Moreira)
Cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, tem alguma deficiência, segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil são 45,6 milhões de deficientes de acordo com o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 dezembro, data importante para lembrar que uma sociedade justa é aquela que inclui todos os cidadãos, direito previsto inclusive na Constituição.
“As datas comemorativas são fundamentais para o movimento a favor das pessoas com deficiência, mas todo dia é dia de luta pela causa. Sentimos que o poder público ainda tem muita dificuldade no entendimento sobre o que é deficiência, principalmente a deficiência intelectual. A pessoa com deficiência também é um cidadão que precisa trabalhar, se deslocar pela cidade, por isso seus diretos devem ser respeitados na íntegra”, ressalta Aracy Lêdo, presidente da Federação Nacional das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Aracy Lêdo, presidente da Federação das Apaes (Foto: Divulgação)Aracy Lêdo, presidente da Federação
das Apaes (Foto: Divulgação)
Em 2011, o Governo Federal lançou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites, um conjunto de ações, coordenadas pela Secretaria de Direitos Humanos, com parceria de mais 15 ministérios e do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência). As iniciativas estão estruturadas em quatro eixos: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. Até 2014,  R$ 7,6 bilhões serão investidos no plano. “A iniciativa do governo é importante, mas ainda temos que avançar muito para que as pessoas com deficiência sejam incluídas e não discriminadas”, completa.

Plug solidário!

Foto da Bia Miranda


O Plug mostrou a solidariedade. O programa foi transmitido ao vivo da praça Oswaldo Cruz, no centro de Curitiba, onde acontecer o Show de Natal da RPC TV, um show com prop0sta de arrecadação de brinquedos. No programa, a galera do Instituto Guerreiros mostrou a dança que ajuda na recuperação de crianças de jovens com dificuldades motoras. O Jairo mostrou um grupo de amigos que se reúnem para distribuir alimentos para moradores de rua. Michelly conheceu o projeto Transforme Sorrisos com uma galera que adora contar histórias. Veja: