sexta-feira, 12 de abril de 2013

Grupo de balé leva deficientes visuais ao palco


Renata Senna

Acessem o vídeo e vejam a beleza,a graciosidade,as potencialidades do grupo Cia Ballet de Cegos.O trabalho que envolve atras dos bastidores para tornar este grande espetáculo que nos move a pensar o quão é possível o que muitos dizem ser impossível!!

http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/grupo-de-bale-leva-deficientes-visuais-ao-palco/2195510/





Sobre Ballet

“Uma bailarina deve sempre olhar para as estrelas, ainda que não as enxergue”


O ballet clássico para deficientes visuais teve início no Instituto de Cegos, em São Paulo há 15 anos. Este trabalho, bem como seu método é pioneiro no mundo e foi desenvolvido voluntariamente pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini. Com a dedicação da professora e das alunas, o grupo foi quebrando paradigmas, superando barreiras e transformando o que era impossível, em bela arte.

No início tive apoio apenas das Irmãs do Instituto e dos meus pais, que sempre me aconselharam: “Nunca diga não a um desafio; pois são destes que saem os maiores ensinamentos de nossas vidas.”

Não sabia ao certo como ensinar; minhas professoras de Ballet diziam que era impossível aprender por imitação; mas, em pouco tempo, notei que estavam enganadas. Criei, juntamente com minhas alunas, um método de aprendizado através do toque. No início, não foi fácil, mas a força de vontade em aprender algo novo foi tão grande que eu nunca tive que ensinar duas vezes o mesmo passo; pois as alunas jamais o esqueciam. Hoje em dia, falo o nome do passo e elas já saem dançando.

A partir de 1999, começamos a participar de espetáculos e festivais renomados em dança dentro e fora de São Paulo e conquistamos uma nova categoria especial em dança para deficientes, abrindo também o espaço para outros portadores de deficiência. A novidade foi um sucesso para as alunas e para a sociedade como um todo, sendo que, hoje, temos mais de 70 troféus de premiações nesses festivais e até participações como grupo convidado, o que é uma honra.

No final de 2003, o Inst. de Cegos, decidiu terminar com a atividade do grupo em suas instalações. Para que o trabalho não acabasse, pais, amigos e colaboradores resolveram montar uma associação. Com o nome de Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini, localizada na rua Humberto I, 298, na Vila Mariana - São Paulo, o grupo iniciou uma nova fase, com objetivos mais amplos.

A Associação está aberta e é gratuita a todos os deficientes visuais, de todas as idades, com aulas de Ballet Clássico, Sapateado, Dança de Salão, Capoeira, Danças Folclóricas e Teatro. Pela experiência desses 9 anos, pode-se afirmar que o Ballet melhora a postura, o equilíbrio, a noção espacial e corporal e a auto-estima do deficiente visual. Ele possibilita o rompimento de barreiras e preconceitos.

Faz parte também dos objetivos da Associação estar qualificando profissionais da área de dança que tenham interesse em trabalhar com deficientes visuais. Assim, deficientes visuais de outros estados poderão estar se beneficiando com a técnica desenvolvida por Fernanda Bianchini.

O trabalho que fazemos é por amor; amor que é impossível transcrever em palavras e é por isso que estamos plantando semente nestas meninas ou talvez em novas outras, para que, com nossos cuidados e aprendizados, elas se tornem as pupilas da mais nova geração de bailarinas e talvez agarrem esta arte como uma profissão.

O que estas alunas querem mostrar é que o corpo não é apenas um conjunto de ossos, músculos e articulações que realizam movimentos diversos e sim que, através dele, é possível expressar os sentimentos do interior de cada ser humano, o seu próprio EU. Pois nada é impossível quando se tem forca de vontade, objetivos e principalmente quando se acredita num sonho. É por isso que pela dança todo o impossível se torna possível se assim desejarmos.


Fernanda Bianchini
32 anos
Bailarina formada pela escola municipal de bailado de SCSul e Fundação das Artes de SCSul, atualmente bailarina da Escola Márcia Bueno.

Presidenta da Associação de Balet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini e Professora de ballet para Deficientes Visuais, criadora do Método Aplicado de Ensino-Aprendizagem de Ballet Clássico para Deficientes Visuais: Método Fernanda Bianchini.

Fisioterapeuta pós graduada em RPG pelo método de PH. Souchard e SGA aplicado para baialrinos e Mestre em Distúrbio do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.