sábado, 31 de maio de 2014

Mães de filhos hiperativos

Se seu filho é uma criança muito agitada e desatenta, pode ser que seja hiperativo. Entenda mais sobre o assunto

mãe observa o filho

Algumas crianças parecem ser ‘elétricas’, correm, pulam de um lado para o outro, sobem em lugares altos, perdem objetos, gritam o tempo todo e não prestam atenção. O sono nem sempre é tranquilo, na escola vivem aprontado, e não é raro envolverem-se em brigas e confusões. Nesses casos as mães costumam entrar em choque sem saber o que fazer com os filhos.
Caso o seu filho apresente essas características existe uma grande possibilidade de que ele seja hiperativo. A hiperatividade é uma síndrome denominada Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

O que é um filho hiperativo


A síndrome costuma ser mais frequente entre meninos, a hiperatividade costuma diminuir normalmente até os 18 anos. É importante afirmar que nem toda criança portadora da síndrome possui a hiperatividade acompanhada pelo déficit de atenção, algumas são apenas hiperativas ou desatenciosas. A preocupação deve ser maior com crianças que apresentarem um grau de déficit de atenção mais elevado que a própria hiperatividade.
Uma criança hiperativa é aquela que normalmente costuma ser mais agitada que o restante de sua idade, que possui dificuldades para se concentrar em apenas uma atividade e não consegue ficar quieta. O filho hiperativo não é uma criança má, estúpida ou preguiçosa. Ele pode não conseguir ficar sentado no sofá da sala assistindo a TV, ou passar horas a fio na frente do computador ou vídeo game, no geral ele age de forma diferente das demais crianças, é inconstante e em alguns casos tem algum grau de dificuldade nas relações de amizade.
Normalmente mães de filhos hiperativos  possuem mais dificuldade em disciplina-los, tornando-se um desafio para os pais e professores, no entanto todas essas diferenças no comportamento não impedem que o filho hiperativo ame os pais e também queira ser amado e tratado com carinho.

Como diagnosticar a hiperatividade


Nesses casos o acompanhamento do profissional da saúde especializado em TDAH é indispensável, pois somente a avaliação do médico poderá determinar se existe ou não a hiperatividade.
Alguns estudos indicam que a hiperatividade pode se manifestar já nos primeiros meses, ou seja, aquele bebê agitado que quase não dorme e está sempre choramingando, pode ser um bebê hiperativo. O comportamento da criança portadora do Déficit de Atenção com Hiperatividade dá sinais claros que indicam a presença da síndrome, por isso é de extrema importância os pais observarem atentamente o desenvolvimento dos filhos ao longo dos primeiros anos de vida.
No entanto é preciso muita cautela antes de afirmar com toda certeza que a criança é hiperativa, algumas vezes a negligencia dos pais em relação à educação dos filhos ou a falta de limites, faz com que a criança apresente comportamento desajustado que pode vir a ser identificado erroneamente como se fosse hiperatividade.

Tratamento para a hiperatividade


Tratar a criança hiperativa requer muita paciência, disciplina e amor por parte dos pais e familiares. A missão é desafiadora e cabe ao casal unir forças para lidar com a situação agindo em conjunto com firmeza e dedicação. O uso dos medicamentos prescritos pelo médico e o tratamento psicológico adequado somado à ação firme e determinada dos pais sempre geram resultados positivos que tornam a vida da criança mais saudável e alegre.
Aos pais cabe ainda a tarefa de estabelecer normas que irão ser aplicadas no dia a dia, tais como agendar horário para a realização das tarefas diárias, acompanhamento do desenvolvimento escolar e principalmente estimular a criança através de elogios e palavras de incentivo evitando as críticas e toda e qualquer forma de agressividade.
A hiperatividade pode ser confundida com problemas comportamentais ou outros tipos de doenças que podem afetar o comportamento da criança. Por este motivo para identificar se seu filho é hiperativo é necessário um diagnóstico médico e um acompanhamento adequado.
Assista o vídeo e veja algumas dicas de como identificar se seu filho é uma criança hiperativa e tratamentos
Como saber se meu filho é hiperativo - Programa TPM Ulbra TV 4/2/13

Saiba mais informações sobre mães de filhos hiperativos


http://mundomulheres.com/maes-de-filhos-hiperativos/

Seminário debate turismo acessível

Começa nesta segunda-feira (02) o Seminário Turismo Acessível: uma cidade hospitaleira para todos. O evento é promovido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Instituto Municipal de Turismo e será realizado até terça-feira, na Universidade Positivo.
O objetivo do seminário é debater o turismo e o lazer inclusivos, levando em conta desde o atendimento adequado até questões mais técnicas de acessibilidade.
O seminário também visa ao aprimoramento do atendimento ao público com deficiência para a Copa do Mundo 2014.
Participam funcionários da rede hoteleira, de bares e restaurantes e servidores públicos.
Seminário de Turismo Acessível
Data: 02 e 03 de junho
Horário: 8h às 17h15
Local: Universidade Positivo (Rua Professor Pedro Viriato de Souza, 5300)
2 de Junho: no Auditório 1 do Bloco Vermelho
3 de Junho: no Auditório do Bloco Azul. 
Inscrições: no local ou através do site: http://aprendere.imap.org.br/portal
(clique no menu inscrições aos cursos/presenciais e selecione o mês de maio)
Entrada Franca
Mais informações: (41) 3363-5236 Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/seminario-debate-turismo-acessivel/33068#.U4jJwwfzgN4.facebook

INCLUSÃO: A DIFERENÇA ENTRE TER INTELIGÊNCIA E SER UMA PESSOA INTELIGENTE

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A DIFERENÇA ENTRE TER INTELIGÊNCIA E SER UMA PESSOA INTELIGENTE
Temos o costume de associar inteligência ao desempenho intelectual e acadêmico ou a carência de habilidades para processar informações que repercutem no desenvolvimento escolar
AMESTOY (1996) coloca que a inteligência é um sistema aberto e modificável, capaz de responder aos efeitos de uma estimulação dirigida, integral e sistemática, ou seja, uma capacidade que permite ao indivíduo adaptar-se a situações problemáticas que se apresentam na vida.
Desta forma, uma pessoa inteligente é aquela que tem habilidade para resolver problemas, habilidade verbal e habilidade social.
Segundo Amestoy uma pessoa inteligente é aquela que:
- interessa-se por tudo;
- raciocina logicamente;
- aceita os outros como eles são;
- leem muito e sobre diversos temas;
- reconhecem seus erros;
- mostram sentido comum;
- tem facilidade de se expressar;
- entendem o que leem;
- relacionam e encontram aspectos comuns entre ideias;
- tem mente clara e aberta;
- pensam antes de falar e agir;
- mostram flexibilidade em seus atos e em seus pensamentos;
- sabem muito a respeito de um campo específico;
- são francas e honestas consigo mesma;
- avaliam as situações;
- entendem-se com as pessoas;
- acatam normas sociais;
- são sensíveis as necessidades dos outros.
Desta forma, a inteligência é um conceito que não se baseia no indivíduo, e sim, leva em conta o mundo a sua volta e a cultura onde o indivíduo está inserido.
Além disso, o indivíduo inteligente obedece aos seus impulsos não conscientes os quais o motivam a buscar e tentar. A intuição é uma capacidade muitas vezes reprimidas em nossa sociedade pois não é estimulada na educação formal.
Ela pode se manifestar de forma espontânea ou desenvolvida nos ajudando a conectar ideias prévias, a suprimir bloqueios, a articular ideias e nos abre para o novo onde podemos demonstrar de forma efetiva o nosso potencial de inteligência que, nem sempre, está relacionado a dados obtidos em testes classificatórios.
http://atividadesparaeducacaoespecial.com/publicacoes-relacioadas-a-educacao-especial/inclusao-a-diferenca-entre-ter-inteligencia-e-ser-uma-pessoa-nteligente/

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