terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Percepção acessibilidade para um sujeito surdo

Padrões web

Curitiba é bicampeã nos Jogos Paradesportivos do Paraná

SEDPcD
/include/handler/download.ashx?t=i&m=
Foto: Divulgação

Curitiba é bicampeã geral dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). A competição foi disputada nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, em Londrina, norte do Paraná. A equipe da capital paranaense levou como prêmio pela conquista uma van Renault adaptada que será utilizada pelo paradesporto curitibano.  
Em dois anos de Parajaps, os paradesportistas curitibanos venceram as duas edições. "Estamos muito felizes por mais essa conquista. Temos investido e buscado melhorar nossa estrutura no paradesporto e os resultados têm comprovado que estamos no caminho certo", disse Newton Zanon, diretor de esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. 
Neste ano, a secretaria municipal criou a coordenação de paradesportes para elaborar políticas públicas voltadas ao crescimento da modalidade em Curitiba. "Agora o município tem uma referência, o que não existia antes. Os técnicos e os atletas estão mais próximos da secretaria e temos maior contato, um intercâmbio de informações, o que gera desenvolvimento no paradesporto", afirmou Roderley Ferreira, chefe da delegação de Curitiba no Parajaps 2013.
Essa nova forma de gerenciamento gerou resultados positivos ao paradesporto de Curitiba, além da conquista do campeonato estadual. "Estão surgindo novos atletas. Nesta edição do Parajaps renovamos em torno de 40% os atletas da delegação. Isso é muito bom, pois estamos projetando um ótimo futuro", complementou Ferreira.
Participaram da competição estadual 24 municípios: Apucarana, Cambira, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Marilândia do Sul, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Ponta Grossa, Quatro Barras, Quatro Pontes, Querência do Norte, Sarandi, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo e União da Vitória.
Os atletas destes municípios disputaram as modalidades atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, esgrima, futsal, goalball, golf 7, handebol, natação, parabadminton, paracanoagem, tênis de mesa, voleibol paralímpico e xadrez. Curitiba não participou com atletas apenas nas modalidades de paracanoagem, parabadminton e xadrez.
A equipe bicampeã geral da competição estadual foi composta por 210 integrantes entre atletas, técnicos e pessoal de apoio. Atrás de Curitiba, ficaram Maringá e Londrina, respectivamente segundo e terceiro lugares na classificação geral.