domingo, 6 de maio de 2012

Repórter Fernanda Honorato e Teatro Novo no Zoo do Rio « Programa Especial


Matéria de 2010.Lição de vida!!!Exemplo que devia ser criado,recriado,dividido,multiplicado para haver menos preconceitos,exclusões e mais INCLUSÃO!!


Programa Especial exibido na TV Brasil em 05/02. Fernanda Honorato e sua companhia teatral, Teatro Novo, se apresentaram no Zoológico do Rio de Janeiro. A trupe, totalmente composta por pessoas com deficiência intelectual, levou para o palco a importância da preservação da fauna em uma peça inclusiva e muito divertida


Escola de Gente - Os Inclusos e os Sisos - Matéria para ''Gente que Inova''


Escola de Gente - Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização



Do Youtube


Os Inclusos e os Sisos Teatro de Mobilização pela Diversidade é mais uma ferramenta que a ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão está disponibilizando para abordar a diversidade humana e disseminar o combate à discriminação, razão de sua existência.

O grupo, formado por jovens atores, foi capacitado pela Escola de Gente para que, de forma lúdica e provocativa, criasse esquetes sobre inclusão com o objetivo de mobilizar públicos distintos para a reflexão, o entendimento e a prática de uma sociedade inclusiva. 

Desde julho de 2004, cerca de 30.000 pessoas já assistiram a apresentações do grupo Os Inclusos e os Sisos. O público-alvo é formado por escolas e universidades, eventos de responsabilidade social em empresas e projetos sociais. O projeto Os Inclusos e os Sisos contempla tanto o público jovem como o adulto e pode se apresentar para quaisquer número de pessoas.

Os Inclusos e os Sisos Teatro de Mobilização pela Diversidade
Atores: Buno Perlatto; Marco Sampaio; Natália Simoneti e Talita Werneck
Diretor: Diego Molina
Música: Talita Werneck
Figurino: Bruno Perlatto

Mais informações:
www.escoladegente.org.br
Tel: (21) 2483-1780




Sentir prá Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo em formato acessível


Publicado por: Ricardo Shimosakai 
A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Sentir prá Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo. Realizada com o apoio do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, por meio do Programa Educativo para Públicos Especiais – PEPE a mostra exibe 14 reproduções fotográficas de obras que ilustram os principais temas das artes plásticas, paisagem urbana, rural, marinha, retrato, abstração, natureza morta e cenas, abrangendo a arte brasileira do final do século XIX a meados do século XX.
Entre os artistas presentes na exposição estão Almeida Junior, Arnaldo Ferrari, Bete Worms, Di Cavalcanti, Carlos Scilar, Dario Barbosa, Gino Bruno, Pedro Alexandrino, Rebolo, Maurício Nogueira Lima, Leopoldo Raimo e Navarro da Costa entre outros, abrangendo a arte brasileira do final do século XIX a meados do século XX. “Os temas representados na mostra foram organizados segundo uma leitura comparativa entre obras com temáticas semelhantes, representadas, porém, de formas diferentes, ampliando desse modo, as relações e significados que essas obras poderão suscitar nos visitantes”, afirma Amanda Tojal, curadora da mostra.
Para garantir uma participação efetiva e autônoma de todos os públicos, respeitando as suas diferenças e necessidades, a exposição foi concebida segundo os padrões de acessibilidade universal dirigidos principalmente às pessoas em cadeira de rodas, com mobilidade reduzida e perda parcial ou total de visão. Seguindo o mesmo critério de acessibilidade, e para estimular e ampliar o conhecimento e a apreciação da arte utilizando-se de todos os sentidos foram elaborados para essa exposição, recursos de apoio multissensoriais como, reproduções em relevo, maquetes, extratos sonoros, poemas e textos investigativos, sendo estes últimos, disponibilizados em dupla leitura (tinta com letras ampliadas e Braille) para pessoas com deficiências visuais.
Sentir prá Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo
29 de abril a 15 de julho de 2012
terça a domingo, das 10h as 18h, entrada até as 17h30
Praça da Luz, 2 – Luz
Fonte: Agito SP
blog:Turismo Adpatado

Opções culturais no Rio de Janeiro promovem a acessibilidade de deficientes



Publicado por: Ricardo Shimosakai

No caminho da acessibilidade, o Teatro Serrador apresenta, em alguns dias específicos, a peça “‘A Negra Felicidade”, com a participação de um interprete de libras, a língua dos sinais, que possibilita a inclusão na platéia de deficientes auditivos, segundo a coluna Programão, do RJTV.

A trama, narra a luta pela liberdade que se passa no Brasil de 1870. A personagem principal é uma negra, chamada Felicidade, que resolve processar o seu suposto dono e pede uma carta de alforria. O espetáculo é dirigido por Moacir Chaves e vai ter sessões com o intérprete de libras nos dias 9, 13 e 15 de maio.

“Nós estamos querendo dizer que as pessoas com deficiências são bem vindas ao teatro e isso, conseqüentemente, é afirmar a lei, que garante que exige que as pessoas com deficiências tenham acesso”, explica o ator Diego Molina. O teatro fica na Rua Senador Dantas, n°13, no Centro do Rio.



Também no Centro, a Caixa Cultural abriu esta semana a exposição do artista plástico Hércules Barsotti, com vários recursos voltados para as pessoas com deficiências visuais. São trinta serigrafias que vão ser apresentadas nesta mostra que podem ser vistas e tocadas. Logo no início, a pessoa recebe do monitor um áudio guia, que faz uma descrição detalhada de cada obra. A partir daí, um piso tátil e de borracha ajuda a pessoa a ser direcionada até a entrada da exposição, que tem o título Olhem Só, escrito em braile.

Outros espaços culturais do Rio, como o Oi Futuro do Flamengo, já estão alinhados com a acessibilidade. No local, os expectadores com deficiência visual têm lugares especiais, recebem o texto da peça escrito em braile e fazem uma visita guiada ao cenário meia hora antes do início da peça.

Neste domingo (6), a diversão fica por conta da Feijoada dos Poetas, na quadra da Acadêmicos da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul, e do show do cantor Toninho Geraes, no Clube Renascença, no Andaraí, Zona Norte.

Serviço:
Toninho Geraes
Shows: Toninho Geraes, com participações especiais de Nelson Rufino, Aline Calixto e Marcos Sacramento.
Data: domingo (6).
Local: Clube Renascença
Endereço: Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí.
Horário: a partir das 16h
Preço: R$ 20

Feijoada dos Poetas
Realização: ala dos compositores da Acadêmicos da Rocinha
Data: domingo (6).
Local: Quadra da Acadêmicos da Rocinha
Endereço: Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado
Entrada franca – prato de feijoada: R$15

Fonte: G1