terça-feira, 16 de abril de 2013

Seminário sobre Cultura e Acessibilidade


Seminário mostra como tornar espetáculos culturais acessíveis a pessoas com todo tipo de deficiência
A Secretaria da Cultura e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo realizam nos dias 23 e 24de abril o I Seminário sobre Cultura e Acessibilidade, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Voltado a produtores e gestores culturais, o encontro irá demonstrar técnicas e debater formas de estimular a adoção de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
No evento, o público aprenderá que um espetáculo cultural acessível ao público com deficiência não se limita a instalar rampas e reservar lugares especiais na plateia. Há uma série de técnicas e recursos tecnológicos capazes de garantir que pessoas cegas ou surdas tenham pleno acesso ao conteúdo de peças teatrais, balé, óperas, exposições e shows musicais.
O objetivo do seminário é apresentar o acesso à cultura como direito fundamental de todo cidadão, demonstrando como gerar espaços culturais públicos e privados bem equipados e devidamente preparados para recepcionar esse público.
O evento terá mesas-redondas abordando temas como Acessibilidade Comunicacional, suas características, recursos e tecnologias; Acessibilidade Física nos espaços culturais; cases de sucesso; e também o conceito de “arte inclusiva”.
Oficinas e linhas de fomento
No período da tarde, haverá oficinas mostrando como tornar acessível um produto cultural, através de recursos como legendagem, libras, audiodescrição, estenotipia, entre outros.
No dia 24, os secretários Marcelo Mattos Araújo (Cultura) e Linamara Rizzo Battistella (Pessoa com Deficiência) anunciam uma parceria entre as duas secretarias por meio de programas de fomento para estimular a adoção de recursos de acessibilidade em produtos culturais no Estado de São Paulo.
O seminário será realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade, das 9h às 18h30.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail generos.etnias@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2627-8024, informando nome do participante, e-mail para contato e indicando a oficina de que deseja participar.
PROGRAMAÇÃO
23 Abril
9h – 10h30
Mesa I – Apresentação Demográfica: Perfil das Pessoas com Deficiência no Estado de São Paulo
Cássio Rodrigo de Oliveira Silva – Secretaria de Estado da Cultura – Cultura e Diversidade
Luiz Carlos Lopes – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Cultura e Inclusão
Camila Benvenuto – Instituto Mara Gabrilli
Rimar Segala – Mais Diferenças
Coffee break: 15 minutos

11h – 12h30
Mesa II – Acessibilidade Comunicacional
Amanda Tojal –  “Programa Educativo para Públicos Especiais” da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Adriana Ferrari - Biblioteca São Paulo
Paulo Romeu – Blog da Audiodescrição
Almoço: 12h30 – 14h

Oficinas:
14h – 16h
Sala I:  Audiodescrição – Por Livia Motta
Sala II: Libras – Por Fernanda Wendy – Coordenadora do Instituto Educalibras
Sala III: Estenotipia – Wagner Medici – Steno Brasil
Coffee break: 15 minutos

16h30 – 18h30
Sala I:  Legendagem – Wagner Medici – Steno Brasil
Sala II:  Acessibilidade arquitetônica  Silvana Cambiaghi, Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Prefeitura de São Paulo
Sala III:  Recepção Por Museu do Futebol – Ialê Cardoso

24 de Abril 
09h – 10h15
Mesa I – Arte Inclusiva: existe?
Conceitos e características. Deficiência versus produção cultural. Qualidade artística versus inserção social. 
Fernanda Bianchini – Ballet
Deto Montenegro – diretor dos grupos de teatro Menestréis e Up 
Glauco Matoso – poeta e escritor
Gonçalo Borges – pintor com os pés e a boca 
Ana Lúcia - Representante do Surdodum
Coffee break: 15 minutos

10h30 – 12h
Mesa II – O papel das novas tecnologias na democratização do acesso cultural e formação de público
Como os espaços se tornaram acessíveis? Estatísticas ou noções de volume de público. Cases de sucesso.  Recursos e tecnologias.
Cássia Navas – Plataforma de Dança e acessibilidade;
Lara  Pozzobon – Festival Assim Vivemos ou representante do Cinesesc
Maria Helena Chenque dos Santos - Centro Cultural São Paulo


12h – 13h
Lançamento Programa Estadual de Acessibilidade em Espetáculos Culturais
Marcelo Araujo – secretário de Estado da Cultura
Linamara Rizzo Battistella – secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Com apresentação artística – Ballet Fernanda Bianchini

Almoço: 13h – 14h

Oficinas:
14h30 – 16h
Sala I: Audiodescrição Por Livia Motta
Sala II: Libras – Por Fernanda Wendy – Coordenadora do Instituto Educalibras
Sala III: Estenotipia – Por Wagner Medici – Steno Brasil

Coffee break: 15 minutos

16h30 – 18h30
Sala I: Legendagem – indicação Wagner Medici – Steno Brasil
Sala II: Acessibilidade arquitetônica Por Silvana Cambiaghi, Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Prefeitura de São Paulo
Sala III: Recepção Por Museu do Futebol – Clara Azevedo

Homem ferido espera atendimento médico por mais de uma hora em estação-tubo

Gazeta do Povo

O rapaz se machucou depois que o motorista de um biarticulado fechou a porta, quando ele ia embarcar

Patricia Pereira / Gazeta do Povo / Manoel dos Anjos esperou mais de uma hora por atendimento


Depois de mais um dia de trabalho, o pesquisador Manoel dos Anjos, de 37 anos, caminhou até a estação-tubo do Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, para ir para casa. Por volta das 18h15, porém, o motorista do ônibus fechou a porta antes de ele embarcar e Manoel, que tem uma deficiência nas pernas, feriu as costas. Sem poder se mover, ele esperou no chão por uma hora e 20 minutos até receber atendimento médico.
O estoquista Lucas Adur, de 19 anos, aguardava um amigo no tubo e acompanhou toda a situação. Ele conta que ligou para o 190, 192 e 193, mas ninguém se prontificou a atender Manoel. “Primeiro eu liguei no 190, e falaram que não era com eles, mas que eles iam transferir a ligação. Depois de dez minutos, a ligação caiu e eu não falei com ninguém”, explicou.
No início do mês, motorista "separa" criança da mãe no embarque de biarticulado
Situação semelhante a registrada nesta segunda (15) aconteceu no dia 31 de março em outra estação-tubo. Uma criança foi deixada para trás no Centro de Curitiba depois que o motorista do ônibus biarticulado em que ela entraria fechou as portas antes do seu embarque. A criança estava acompanhada da mãe e dois irmãos, que conseguiram entrar no ônibus a tempo.
O caso ocorreu por volta das 21 horas na estação Rui Barbosa, por onde passa a linha Pinheirinho-Rui Barbosa, administrada pela empresa Autoviação Redentor.
O jovem então ligou para o Samu, no 192, e foi informado que uma ambulância estava a caminho. “Depois de 20 minutos eu liguei de novo, e aí me falaram que não era com eles, porque não era acidente de trânsito e nem tinha fratura exposta. O médico que me atendeu ainda me xingou de palhaço e perguntou se eu estava ‘nervosinho’”, afirmou. Por último, Lucas ligou para o 193, do Corpo de Bombeiros. “Também disseram que não era com eles, e que eu deveria procurar a empresa de ônibus”. Uma ambulância do Samu chegou ao tubo, na Rua Lourenço Pinto, às 19h34.
Manoel conta que trabalha na Rua Marechal Deodoro, fazendo pesquisas por telefone, e que embarca no ônibus pelo tubo de desembarque. “Eu sempre faço isso, porque acho que facilita para o motorista me ver, porque é mais vazio, só que hoje aconteceu isso”, lamentou. Ele conta que, para não ser fechado pela porta, ele precisou sair rápido da plataforma, e foi neste momento que senti uma forte dor nas costas. “Eu ainda andei com muita dor, mas não aguentei mais e deitei aqui”, disse.
Ele reclamava de dor nas costas e falta de ar. Para o auxiliar de enfermagem do Samu, Angelito Johnson, Marcos teve um mau jeito nas costas, mas só um exame detalhado vai comprovar se não há fraturas. “Aparentemente foi uma lesão muscular, mas ele vai ser levado para o hospital para fazer exames”, declarou.
O fiscal da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.), Gerson Ferreira, disse que apesar de serem isentos de pagar tarifa, idosos e portadores de necessidades especiais devem embarcar pelo tubo de embarque, onde há elevadores de acesso. Ferreira também tentava localizar o motorista do ônibus que fechou a porta. Ele explica que em casos de acidentes dentro do coletivo, é responsabilidade da empresa de ônibus levar o paciente a um hospital ou chamar uma ambulância. O que não era o caso de Manoel, segundo ele, que sofreu a lesão fora do ônibus.
VIDA E CIDADANIA | 1:24

Homem espera atendimento em estação-tubo

O rapaz, que é deficiente físico, machucou-se depois que o motorista de um biarticulado fechou a porta, quando ele ia embarcar. A espera por ajuda médica chegou a uma hora e 20 minutos.

Secretaria destaca transporte acessível na Reatech 2013




A Secretaria apresenta stand sobre acessibilidade nos transportes e palestras sobre ações da pasta
Entre 18 e 21 de abril, acontece em São Paulo a XII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech.
O terceiro maior evento mundial voltado às pessoas com deficiência apresenta novas tecnologias e lançamentos de produtos, equipamentos e serviços.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo terá, este ano, um stand com a reprodução de meios de transporte acessíveis. Vagões de trem e metrô dão o tom ao espaço, bem como modais de balsa e avião.
No stand da Secretaria também haverá participação da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência – Padef, com o Multirão do Emprego, cadastrando e recebendo currículos de pessoas com deficiência.
No espaço da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência também serão apresentadas palestras sobre algumas ações da pasta, entre as quais Moda Inclusiva, transporte acessível e Memorial da Inclusão, no sábado, 20, a partir das 10h30. Confira abaixo a programação. 
SERVIÇO
XII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech
Data: de 18 a 21 de abril
Horário: 18 e 19 de abril – das 13h às 21h
              20 e 21 de abril – das 10h às 19h
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP
Inscrições e informações: http://www.reatech.tmp.br/ 
PROGRAMAÇÃO NO STAND DA SECRETARIA NA RUA 500
20 de abril, às 10h30: Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência
20 de abril, às 11h30: Movimenta São Paulo: Transporte Acessível
20 de abril, às 12h30: Moda Inclusiva

A Feira é gratuita e aberta ao público. Todos estão convidados