sexta-feira, 15 de agosto de 2014

UNIMED MARINGÁ: Campanha para ampliar acessibilidade tem grande mobilização

UNIMED MARINGÁ: Campanha para ampliar acessibilidade tem grande mobilizaçãoMais de 60 mil pessoas vivem com algum tipo de deficiência em Maringá, segundo o Censo mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. Com o objetivo de ampliar a acessibilidade dessas pessoas, a Unimed Maringá aderiu, no início deste ano, à campanha “Eu Ajudo na Lata”, criada pela Unimed Brasil e que está em sua 2ª edição. Desde o início do projeto, 110 garrafas pet cheias de lacres foram arrecadas em Maringá por cooperados, colaboradores, clientes e comunidade. “É um número expressivo. As cooperativas que aderiram à campanha há mais tempo têm tido uma resposta positiva, e a Unimed Maringá também tem potencial para alcançar grandes resultados”, diz a analista da área de Responsabilidade Social Patrícia Sodré. 

Com a venda de lacres de latas de alumínio serão comprados equipamentos e itens que ampliem a acessibilidade, a exemplo de cadeiras de rodas, bengalas, aparelhos auditivos e próteses. As doações às instituições sociais de Maringá e região serão feitas no final do ano. 

“Eu vesti a camisa”- A recepcionista do setor de Oncologia Tatiane Fernanda da Silva Custódio ajudou a arrecadar mais de 50 garrafas pets cheias de lacres de latas de alumínio. “É uma atitude simples, mas que faz toda diferença na vida de quem precisa. Quando a empresa cria uma campanha como essa, acho válido os funcionários darem exemplo. Eu vesti a camisa”, diz. 

Para alcançar o número expressivo, ela tem mobilizado amigos, familiares e os pacientes do setor de Oncologia da cooperativa. “Sempre tem uma garrafa da campanha disponível na recepção. Além disso, muitos pacientes levam os kits da campanha e depois trazem as garrafas cheias, ou improvisam e trazem outros recipientes com os lacres para que depois eu encha as garrafas. Até galão de gasolina cheio de lacre eu já recebi. Recentemente deixei uma garrafa na academia que meu filho frequenta”, conta. 

O ortopedista José Luiz Sinzker, cooperado da Unimed desde 1993, é um dos entusiastas da campanha. Há cerca de três anos, durante uma viagem para Santa Catarina, ele lembra ter visto um cartaz sobre um projeto semelhante fixado em uma praça de pedágio. “Passei a recolher lacres, acreditando que um dia eu poderia contribuir também”, conta. Quando a Unimed lançou o desafio, ele foi um dos primeiros a trazer uma garrafa cheia de lacres e, desde então, conseguiu encher cerca de oito garrafas. “Trabalho em Mandaguari e consegui firmar parcerias com donos de bares, mercados e farmácias, que ajudam a encher as garrafas para me entregar depois. Também junto em casa e vou mobilizando quem consigo”, diz. Para o médico, trata-se de uma atitude que, a princípio parece insignificante, “mas é gratificante pois permite transformar a vida de quem precisa com uma ação simples”, completa. 

COMO AJUDAR 

Cooperados 

1-Retire seu kit na sala de atendimento ao cooperado (composto de garrafas PET para que o participante possa encher com os lacres, e cartaz de divulgação). 

2-Junte o máximo de lacres possível (latinhas de alumínio). 

3-Entregue na Sala de Relacionamento com o Cooperado. Pronto! Você acaba de colaborar com a acessibilidade das pessoas com deficiência. 

Colaboradores 

Deposite os lacres nas garrafas que estão localizadas no refeitório do Ciasu, na MEP e RES! Quem quiser, pode retirar os kits da campanha na RES, para disponibilizar em um local de confiança e grande circulação. As garrafas deverão ser devolvidas ao setor. 

Clientes 

Deposite os lacres arrecadados na garrafa disponibilizada no setor de Oncologia da Unimed, localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 750, ou na Unidade de Medicina Preventiva (MEP), que fica na Avenida Laguna, 1371. Kits da campanha podem ser retirados nos dois setores. 

Comunidade 

Garrafas para arrecadação de lacres estão disponíveis em todas as lojas da Pamonharias do Cezar de Maringá e Sarandi, e também na Praça de Alimentação do shopping Avenida Center.

Fonte: Imprensa Unimed Maringá 

Usuários reclamam de falta de rampa na rodoviária

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/curitiba/v/usuarios-reclamam-de-falta-de-rampa-na-rodoviaria/3564671/