quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência

No dia 21 de setembro comemora-se o DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, instituído pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Imagem Internet



Essa data serve para reflexão e sobretudo para a mobilização objetivando a promoção e a proteção dos direitos das pessoas com deficiência.



A inclusão social é uma luta diária dessas pessoas, razão pela qual toda a sociedade deve se engajar nessa nobre missão. O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE) é um órgão superior de deliberação colegiada criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social, e faz parte da estrutura básica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (Lei 10.683/03, art. 24, parágrafo único), consistindo em forte aliado nesse movimento social.



Além disso, o Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público do Estado de Rondônia lançará em breve projeto para a comemoração dessa data em âmbito estadual, promovendo ações de conscientização e mobilização sobre o tema. Mais do que isso, outras ações serão desenvolvidas visando à efetiva proteção e promoção dos direitos das pessoas com deficiência, em especial com vistas à consecução da Política Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e adesão do Estado de Rondônia e de seus municípios ao "Plano Viver Sem Limites", instituído pelo Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011.



A data serve ainda para destacar a necessidade de se combater qualquer forma de violência ou violação dos direitos desses brasileiros, para isso, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República tem canal aberto para a formulação de denúncia, o Disque 100. Assim, as denúncias podem ser feitas de forma anônima e gratuita:



* Pelo número 100;

* Pelo telefone: +55 (61) 3112-8400, para quem está fora do Brasil;

* Pelo site: www.disque100.gov.br * E pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br



Fonte:Rondônia Vip Imagem Internet