terça-feira, 6 de março de 2012

Aeroporto do Recife promove curso de acessibilidade

DA REVISTA INCLUIR


O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes realiza, de 5 a 9 de março, curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, para preparar profissionais a lidarem com o público com deficiência.
O objetivo é promover debate, proporcionar a melhoria no atendimento e assegurar um ambiente de acesso pleno aos usuários e passageiros.
O curso abordará temas como Política de Acessibilidade e Legislação, Direitos Humanos e Técnicas de Atendimento. No encerramento será promovido um simulado dando aos participantes a oportunidade de vivenciar situações enfrentadas por uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
Na ocasião haverá uma apresentação, do dia 7 até o dia 9 de março, de uma mostra intitulada d’EFICIÊNCIAS – Mostra Artística e Cultural de Trabalhos, onde expositores poderão mostrar que nenhuma deficiência é maior que o talento e a superação.
Participam do curso empregados orgânicos da Infraero e terceirizados, além de representantes das empresas aéreas, órgãos públicos, concessionários e cooperativas de táxi.
O curso de Atendimento às Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida em aeroportos é realizado pelo Comitê Nacional de Acessibilidade da Infraero em todo o Brasil, buscando tornar os ambientes acessíveis a todos. Apresentações artísticas e depoimentos de superação diária completam o aprendizado, bem como também, serve para despertar sobre o atendimento de qualidade que todo cidadão merece receber.

Crianças surdas recebem ajuda de cães guia na Grã-Bretanha


DA BBC BRASIL



Uma instituição de caridade britânica iniciou um projeto piloto para fornecer cães guia para crianças com problemas de audição.
No último ano, a instituição Cães Guia para Surdos deu 12 destes cães para crianças. Uma delas foi James Cheung, um menino de 11 anos com dificuldades de audição.
James Cheung ajuda a cuidar do labrador Kurt. | Foto: BBC
Crianças dizem que se sentem mais confiantes e seguras por causa dos cães guia
O cão de James é o labrador Kurt, que o alerta quando ele precisa acordar de manhã, quando sua mãe o chama e em situações de perigo, como quando um alarme de incêndio dispara.
Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens.
Segundo a família de James, seu comportamento mudou após a chegada do animal.
Ele está mais independente e confiante e desenvolveu um ótimo relacionamento com o cão.

R. Gomes diz ter apoio da família para voltar e exalta Dedé: 'melhor que o Gomes jogador'



DO UOL ESPORTES


Ricardo Gomes (d) quer retomar o trabalho, no máximo, até julho. Mas ainda não diz se Cristóvão Buarque (e) voltará a ser seu auxiliar no Vasco
Ricardo Gomes (d) quer retomar o trabalho, no máximo, até julho. Mas ainda não diz se Cristóvão Buarque (e) voltará a ser seu auxiliar no Vasco



Em fase intensa de recuperação, sobretudo da fala e dos movimentos dos membros superiores, o técnico Ricardo Gomes não vê a hora de voltar a trabalhar e já estipulou até uma data para isso. Apesar de querer retomar o comando do Vasco em abril, o treinador definiu o mês de julho como prazo máximo para voltar às atividades interrompidas por um AVC sofrido no ano passado.
“Já dá para ir aos jogos, mas trabalhar não. Preciso melhorar a fala. Desta forma, como estou, ainda não dá. Isso vai ser em abril, junho, talvez julho, no máximo”, afirmou Gomes em entrevista ao jornal Lance!, que acompanhou uma das sessões de fisioterapia pelas quais o treinador passa diariamente, sem reclamar.
Ricardo Gomes aproveitou para destacar que sua volta ao trabalho tem também o consentimento familiar. Parentes do treinador já se manifestaram contrários ao seu retorno aos gramados, mas ele garante que, agora, tem o apoio de todos.
“Quero voltar para ser treinador, voltar para a beira do campo. E não falo isso sem que tenha apoio dos médicos. Da família também. Claro, no começo ficou aquela apreensão. Hoje não. Você no seu jornal tem vida boa? É estressante, não é? Sair de casa já tem um estresse. Então, posso voltar a trabalhar”, declarou Gomes, interagindo com o repórter do diário paulistano.
Durante a entrevista, Ricardo Gomes elogiou o trabalho de Cristóvão Borges à frente do Vasco e não deu indícios se o hoje treinador aceitará voltar ao cargo de auxiliar quando ele retornar ao comando da equipe.

Ricardo Gomes

Foto 1 de 90 - Ricardo Gomes posa ao lado da equipe de fisioterapia do Hospital Pasteur, no RioDivulgação
Sobre os jogadores, o treinador destacou o grupo alvinegro e não poupou elogios ao zagueiro Dedé. Ex-jogador da posição, Gomes disse até achar que o jovem vascaíno tem um futebol melhor do que o dele nos tempos de atleta.
“Em 2010, ele teve boas e más atuações. Mas em 2011, foi muito acima da média. Já é melhor do que o Ricardo Gomes jogador”, destacou o técnico. “Se for para dar um palpite, a dupla de zaga para a Copa do Mundo será Thiago Silva e Dedé”.
O Vasco já ofereceu um novo contrato para Ricardo Gomes, e o treinador aceitou as condições. O técnico, porém, já avisou que só assinará o acordo quando puder efetivamente retomar seu trabalho à frente da equipe.

Projeto que prevê SMS mais barato para deficientes deve ser votado no Senado


DO UOL

Serviço de SMS pode ficar mais barato para portadores de deficiência auditiva ou de fala
Serviço de SMS pode ficar mais barato para portadores de deficiência auditiva ou de fala


O projeto de lei que estabelece tarifas mais baixas nos serviços de mensagem de texto para pessoas portadoras de deficiência auditiva ou de fala pode ser votado nesta quarta-feira (7) na  Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT).
De autoria do então senador Flávio Arns, o projeto foi aprovado em maio do ano passado pela Comissão de Direitos Humanos. A proposta acrescenta dispositivo à Lei Geral de Telecomunicações e obriga as empresas a criar planos específicos, com preços reduzidos, para esse público.
Na justificativa do projeto, Arns diz que, ao longo dos anos, o Brasil observa o gradual aumento da participação das pessoas com deficiência em atividades sociais e nos setores produtivos. Isso permitiu ao portador de deficiência auditiva ou da fala comunicar-se sobretudo por mensagens de texto.
De acordo com a proposta, apesar de o Regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP), anexo à Resolução nº 477, de 7 de agosto de 2007, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já prever a obrigatoriedade desses serviços específicos, a norma não tem sido efetivamente cumprida.
“As pessoas com deficiência que já conquistaram esse direito não o veem concretizado em virtude da despreocupação das empresas responsáveis pela execução do serviço. Trata-se, portanto, da privação de um direito já previsto em regulamento existente”, diz o texto.
O projeto tramita no Congresso Nacional desde 2008. Caso seja aprovado e não haja recursos, será enviado diretamente à Câmara dos Deputados.