terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Recuperação de deficiência é mais rápida com esporte, diz estudo


Especialistas afirmam que fisioterapia pode ser cansativa e que atividades esportivas fazem movimento ser mais natural.


De tempos em tempos, surgem no Jornal Nacional casos muito surpreendentes de gente que teve a vida completamente modificada pelo esporte. O repórter Renato Peters vai mostrar
exemplos em que essa transformação foi ainda mais profunda.
Tanta concentração tem recompensa. A bocha é excelente para quem tem alguma deficiência. A estudante Rebeca Santos já sentiu a diferença. “Mudou muito a minha coordenação motora”.
Sem contar os sorrisos que vem junto com a vitória. "É uma grande alegria estar competindo. E com medalha é melhor ainda”, diz Rebeca.
Na Associação de Assistência à Criança Deficiente (ACD), em São Paulo, todo dia tem gente praticando algum esporte. Em Brasília, a Rede Sara Kubitscheck é referência na reabilitação de pessoas com deficiência. Pesquisas mostram que a recuperação é mais rápida com uso do esporte.
“Ficar treinando com uma fisioterapia maçante é muito cansativo. Se a pessoa vai remar no lago, esse movimento se torna natural, reforça muito mais a musculatura e a pessoa faz com mais prazer”, afirma a neurocientista Lucia Willadino Braga.
Suzana, que sofreu um acidente de moto, joga basquete. “Você até esquece que está em uma cadeira, porque ela te dá liberdade total”, conta a paciente Suzana Vieira Castro.
O que está em jogo não é ganhar um jogo. O esporte faz parte do tratamento, ajuda na reabilitação, mas não tem como impedir que o espírito competitivo de qualquer ser humano seja aguçado.
Na ACD, em São Paulo, a estudante Mônica Guimarães entra bem devagar na piscina por causa dos movimentos limitados das pernas. Mas dentro d’água, está cada vez mais rápida. E de paciente, passou a ser nadadora. “Isso deixa toda a nossa família muito contente”, conta Maria Isabel Guimarães, mãe de Mônica.
“A natação foi onde eu me encontrei, onde eu encontrei amigos. Minha independência é na água”, afirma Mônica.
 
FONTES: G1.COM

Verônica Stasiak - Fibrose Cística - parte 3

Um sonho, dois anos e muitas histórias!

Obrigada por tudo, Amigos!

É de São Miguel do Iguaçu a mais nova referência de educação inclusiva no Brasil



Fontes: http://www.jornalofarol.com.br/ver-noticia.asp?codigo=13860

 clique para ampliar
Projeto de educação inclusiva desenvolvido em São Miguel do Iguaçu vence concurso nacional patrocinado pelo Ministério da Educação

O projeto Bater das Asas, criado pela professora Lúcia Dartora Turri, 25 anos de dedicação ao magistério e desenvolvido na Escola Municipal Serafim Machado de Souza, é o vencedor do Concurso Nacional Professores do Brasil em sua 5ª edição.

A professora Lúcia(Tata) Dartora Turri num dos momentos de interação com os alunos do 4° ano
Criado pelo Ministério da Educação, o concurso deste ano contou com a participação de mais de mil projetos inscritos. Sendo que entre os finalistas, 40 deles são de municípios da região sul.

A notícia foi ratificada pelo Ministério da Educação que está confirmando a solenidade de premiação para o próximo dia 14, com a presença da presidenta Dilma Russeff e o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

O Projeto Bater das Asas
Segundo sua autora, professora Lúcia Dartora Turri o projeto surgiu quando ela própria se deparou com a situação de receber um aluno com PC (Paralisia Cerebral) que passou a freqüentar a sua turma do 4° ano.

Hoje o projeto beneficia mais 7 alunos entre 7 e 12 anos que freqüentam as varias séries da escola e são portadores de deficiências diversas, fazendo de São Miguel do Iguaçu referência em educação inclusiva.

Segundo a professora que deve apresentar o projeto para especialistas – “o objetivo é clarear o sentido da inclusão, com inovações compreensíveis na prática educacional, destacando os questionamentos dos educadores quando deparados com a inclusão em sala de aula, pois toda teoria acadêmica de ensinar alunos com déficit de toda ordem deixam os educadores pequenos diante de uma realidade desconhecida”.
O prefeito Armando Polita traduziu a conquista afirmando: “só temos a comemorar e reconhecer o profissionalismo da professora Lucia e equipe pedagógica da Escola Serafim machado. Estamos muito felizes juntamente com todo o projeto de educação do município . É muito gratificante para  todos  de São Miguel do Iguaçu”.
 A notícia foi muito comemorada na Escola Serafim Machado de Souza. Tanto pela diretora Loerita Ronssone Piaia, quanto pela equipe pedagógica, pais e alunos. (Assessoria)

RPCTV reportagem:: http://g1.globo.com/videos/parana/t/todos-os-videos/v/escola-de-sao-miguel-do-iguacu-recebe-premio-professores-do-brasil/1729571/