BrainInHandsColourTranspare
O projeto “Comunidade da Fala” leva até escolas, empresas e ONGs pacientes usuários de serviços de saúde mental para orientarem e sensibilizarem por meio de suas próprias histórias de vivência e superação.

O projeto “Comunidade de Fala – Contando nossas Histórias” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Familiares, amigos e Portadores de Esquizofrenia (ABRE) com Richard Weingarten, jornalista, educador e ativista de saúde mental norte-americano.
A “Comunidade de Fala” é um grupo de pessoas com histórias de vivência e superação de transtornos mentais que leva a públicos diversos um formato de apresentação através de um diálogo com a platéia. Richard Weingarten desenvolveu esse formato de apresentação a partir de sua própria experiência de recuperação e inspirado pelo Movimento de Recovery que se tornou conhecido a partir da década de 90 nos EUA, com a mobilização de usuários de serviços saúde mental em prol de dignidade, acesso a tratamento e inclusão social.
O projeto “Comunidade de Fala” começou a ser desenvolvido em São Paulo no início desse ano, com a formação e capacitação de um grupo de 10 pessoas com diversos diagnósticos de transtornos mentais. O diferencial da Comunidade de Fala é ser baseada no compartilhamento mútuo das trajetórias de recuperação. Quando os apresentadores compartilham suas narrativas de doença e superação, oferecem esperança, educam, abrem mentes e mudam atitudes, pois mostram suas possibilidades e de outros usuários. Assim, também rompem com seu isolamento.
E nada melhor que a própria pessoa falando sobre sua experiência. “Nós somos especialistas em nossas próprias doenças. Sabemos melhor do que ninguém o que funcionou para nós e o que não funcionou”, afirmou Jorge Orsi, diretor da ABRE.  O público se beneficia porque aprende em primeira mão o que significa ter uma doença mental grave e entende que a recuperação é possível. Os apresentadores tornam-se exemplos de esperança e reduzem o estigma. As narrativas em geral mostram a coragem e a capacidade de resiliência do ser humano.
As palestras são gratuitas e tem como objetivo desmistificar os transtorno mentais e sensibilizar para a questão de saúde mental, mas principalmente diminuir o estigma gerado pelo preconceito.
Para mais informações sobre ABRE acesse www.abrebrasil.org.br
Para solicitar uma palestra entre em contato com abre@abrebrasil.org.br