segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cientistas do MIT criam óculos que lêem emoções


“Ele está confuso ou não concorda com você”, diz uma voz desconhecida em seu ouvido durante uma conversa com alguém. Você supõe, então, que é melhor mudar os rumos do papo. Uma espécie de sexto-sentido ou intuição sobrenatural? Não, não é isso. Trata-se de uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).

Para adquirir essa capacidade, basta utilizar óculos especiais. O acessório é ligado a um pequeno computador do tamanho de um baralho de cartas e conta com uma câmera embutida com as mesmas dimensões de um grão de arroz. Ela rastreia 24 pontos-chave na face e o software analisa as expressões para avisar ao usuário, entre outras coisas, se a conversa está agradando ou não.

Para isso, os óculos enviam avisos sonoros através de um fone de ouvido, especificando a emoção que a outra pessoa está expressando no momento. Para incrementar o “diagnóstico”, uma luz vermelha ou verde acende acima de um dos olhos, como explica a New Scientist. De acordo com a publicação, o acessório é capaz de detectar emoções que passariam despercebidas normalmente e, assim, ajudar não só a evitar gafes como conhecer melhor uns aos outros.

A tecnologia foi desenvolvida, inicialmente, pensando nos autistas, que têm dificuldades em se integrar socialmente e interpretar emoções. Os primeiros testes foram animadores. “Eles se aproximaram das pessoas e testaram novas expressões faciais neles mesmos, além de tentarem deduzir as de outras pessoas”, conta Rosalind Picard, uma das cientistas por trás do projeto.

Mas os óculos podem servir para outros propósitos também. Os pesquisadores descobriram que as pessoas comuns conseguem acertar, em média, 54% das expressões. Já o sistema composto pelo acessório e o software atingiu uma marca de 64%. Por isso, os especialistas criaram uma empresa, a Affectiva, que vende o software para companhias que, por exemplo, desejam pesquisar os efeitos da sua publicidade na audiência.



--------------------------------------------------------------------------------

http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias/9081/cientistas-do-mit-criam-oculos-que-leem-emocoes.html