domingo, 1 de dezembro de 2013

ONU pede fim das barreiras para pessoas com deficiência

Ban Ki-Moon pede que dêem oportunidades a todas as pessoas com deficiência

EM BAIXO: Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU (REUTERS/Brendan McDermi)
Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU (REUTERS/Brendan McDermi)
O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos Governos, membros da ONU, empresas e sociedade civil para que quebrem barreiras e dêem oportunidades a todas as pessoas com deficiência.

«Juntos vamos construir uma sociedade inclusiva para todos», diz Ban Ki-Moon numa mensagem alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala na terça-feira, este ano sob o lema «Quebrar barreiras, abrir portas: por uma sociedade e desenvolvimento inclusivo para todos».

Na mensagem o secretário-geral lembra que mais de mil milhões de pessoas vivem com alguma deficiência e diz que é necessário eliminar «todas as barreiras que afetam a inclusão e a participação de pessoas com deficiência na sociedade, incluindo mudanças de atitudes que incentivam o estigma e a institucionalização da discriminação».

Ban Ki-Moon lembra ainda que na última reunião da Assembleia Geral sobre Deficiência e Desenvolvimento (em setembro) os Estados membros discutiram as formas como a exclusão afeta os deficientes mas também a sociedade como um todo.

E diz que esses Estados se comprometeram de novo a pugnar pelo desenvolvimento inclusivo da deficiência.

«A ONU continuará a apoiar estes esforços. Necessitamos de trabalhar mais para garantir que há infraestruturas e serviços de apoio ao desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável para todos», diz a mensagem.

Ban Ki-Moon recordou que foi inaugurado o Centro de Acessibilidade da ONU, na sede da organização, e apelou à restante organização das Nações Unidas e aos parceiros para que sigam a mesma orientação.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se desde 1998 e destina-se a consciencializar para os problemas que afetam cerca de 15 por cento da população mundial.

PROGRAMAÇÃO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA .PARTICIPEM!!!


O Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Grande Curitiba terá uma programação intensa de palestras e apresentações no dia 3 de dezembro e vai contar com a participação da secretária da Pessoa com Deficiência Mirella Prosdocimo. O evento será no Campus Garcez do Centro Universitário Uninter.