segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO ..



3 DE DEZEMBRO- "DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA"

CONVIDE A FAMÍLIA E OS AMIGOS E VAMOS JUNTOS EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE MAIS ACESSÍVEL, COM QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO !

Dia da Pessoa com Deficiência terá discussão sobre sexualidade e juventude


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, será marcado em Curitiba por diversos eventos, organizados pela Prefeitura e também pelo Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Grande Curitiba.
O 3 de dezembro é uma data comemorativa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos ligados à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.
Este ano o tema deste dia é “Quebrem barreiras, abram portas: por uma sociedade inclusiva para todos”.
A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência programou a palestra “Sexualidade da Mulher e Deficiência: o prazer começa com a formação de consciências”, que será proferida pela Professora Doutora Cláudia Bonfim. O evento marca a data e também faz parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Haverá, ainda, um bate-papo de jovens com diversas deficiências com o prefeito Gustavo Fruet, também na sede da Prefeitura, pela tarde. Cerca de 70 jovens, entre 14 e 29 anos, de escolas municipais, especiais e de instituições especializadas, são esperados para conversar e tirar suas dúvidas com o prefeito. Segundo o coordenador de Relações com a Comunidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Manoel Negraes, o objetivo do evento e do contato com o prefeito é proporcionar o protagonismo e a participação social destes jovens.
Fórum
O Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Grande Curitiba terá uma programação intensa de palestras e apresentações no dia 3 de dezembro e vai contar com a participação da secretária da Pessoa com Deficiência Mirella Prosdocimo. O evento será no Campus Garcez do Centro Universitário Uninter. Aproveitando a oportunidade, a Secretaria vai expor um micro-ônibus do Acesso – Transporte Especial, na Boca Maldita, em frente à Uninter. O Acesso é um serviço municipal porta a porta que leva pessoas com deficiência a atendimentos de saúde e reabilitação.
As comemorações serão marcadas, ainda, pela participação do consultor em inclusão da pessoa com deficiência, Romeu Kazumi Sassaki, na Câmara Técnica de Acessibilidade, que ocorre no dia 4 de dezembro na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele foi convidado para debater a importância das Câmaras Técnicas na formulação e implementação de políticas públicas. Participam da reunião representantes de 18 órgãos da prefeitura.
Tema
Quando se fala em barreiras, o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência se refere a muito mais do que os obstáculos físicos e arquitetônicos, extrapolando para as barreiras atitudinais que se encontram no relacionamento entre a pessoa com deficiência e a sociedade como um todo. Segundo dados da ONU, cerca de 15% da população mundial, ou seja, aproximadamente 1 bilhão de pessoas vivem com uma deficiência. Este grupo representa a maior minoria do mundo, e cerca de 80% dessas pessoas vivem em países em desenvolvimento. Entre as pessoas mais pobres do mundo, 20% têm algum tipo de deficiência. No Brasil, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, representando 23,9% da população total do país.

Programação
Palestra “Sexualidade da Mulher e Deficiência: o prazer começa com a formação de consciências”, com a Profª Dra. Cláudia Bonfim
É necessária a inscrição pelo telefone 3363-5236 ou pelo e-mail mnegraes@sedpcd.curitiba.pr.gov.br(com Manoel).
Data: terça-feira 03/12
Horário:  das 9h as 11 horas
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba. Av. Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico.

Bate-papo de jovens com diversas deficiências com o prefeito Gustavo Fruet
Data: terça-feira 03/12
Horário: 15 horas
Local: sede da Prefeitura

Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Grande Curitiba
Data: terça-feira, dia 3 de dezembro
Horário: 8h30 às 20 horas
Local: Campus Garcez do Centro Universitário Uninter - Boca Maldita




O que são barreiras atitudinais?