sábado, 1 de março de 2014

Piauí passa a conceder cadeiras de rodas motorizadas através do SUS


Ceir concede cadeiras de rodas motorizadas, através do SUS (Foto:Ascom Ceir)
Ceir concede cadeiras de rodas motorizadas, através do SUS (Foto:Ascom Ceir)
O ano de 2014 começa com boas notícias para as pessoas com deficiência do Piauí: o Ministério da Saúde ampliou os modelos de meios auxiliares de locomoção concedidos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a Oficina Ortopédica do Ceir passa a conceder equipamentos mais modernos, a exemplo das cadeiras de rodas motorizadas.
O superintendente Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, explica que os novos equipamentos foram incluídos na tabela do SUS ainda em 2013 e que, na última terça-feira (14), o Ceir iniciou a entrega das primeiras 16 cadeiras de rodas motorizadas enviadas pelo fabricante. Além delas, é possível, a partir de agora, obter cadeiras de banho mais modernas e cadeiras de rodas específicas para pacientes obesos, dentre outros novos modelos ofertados pelo SUS à população.
SUS vai oferecer cadeiras motorizadas para pessoas com deficiência
Inmetro não aprova modelos de cadeira de rodas
Justiça obriga SUS a dar cadeira de rodas motorizada
Aderson Luz lembra que para ser beneficiado com os novos equipamentos é preciso que o caso do paciente esteja de acordo com as indicações da tabela do SUS. “O paciente deve ter a indicação médica e seu caso deve se enquadrar em alguma das 100 patologias previstas pelo Ministério da Saúde”, diz o superintendente, enfatizando que os critérios e a análise dos processos ficam a cargo do próprio SUS.
Joselma Barros, primeira beneficiada( Foto: Ascom Ceir)Uma das beneficiadas com as primeiras cadeiras motorizadas entregues pelo Ceir foi a analista judiciária Joselma Barros, de 34 anos. Vítima de uma lesão medular causada por um acidente de trânsito ocorrido há quase três anos, Joselma não movimenta os membros inferiores e vem recuperando o movimento dos braços por meio do tratamento de reabilitação física.
“A cadeira motorizada vai me ajudar principalmente no trabalho, onde preciso me locomover constantemente. O modelo é de qualidade e me proporcionará mais autonomia no cotidiano”, afirma Joselma, que recebeu o equipamento na tarde dessa quarta-feira (15).
Joselma Barros, primeira beneficiada( Foto: Ascom Ceir)
Joselma Barros, primeira beneficiada( Foto: Ascom Ceir)
Saiba como solicitar
Para solicitar órteses, próteses, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção oferecidos pela Oficina Ortopédica do Ceir, basta que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS. O profissional deve prescrever no formulário o tipo de equipamento necessário para o caso do paciente.
Em seguida, o paciente deve anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP. Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria de Saúde da cidade onde mora o paciente. Aqueles que residem em Teresina devem procurar diretamente a Central do SUS, na Rua Governador Artur de Vasconcelos , nº 730, zona Sul da capital. Somente após a aprovação é que o processo é encaminhado à Oficina Ortopédica do Ceir.
No ato da entrega da documentação, o paciente deve informar pelo menos um telefone para contato. É através dele que o Ceir dará andamento ao processo. O prazo do SUS para a entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados é de 90 dias.
Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/