terça-feira, 3 de janeiro de 2012

7º BPM e Pestalozzi de Aquidauana encerram as atividades do Projeto Equoterapia 2011 com 35 participantes atendidos





Aquidauana (MS) As atividades do projeto Equoterapia, no ano de 2011, já foram encerradas. O tenente coronel Paulo César Cândido Gonçalves, comandante do 7º BPM, enaltece este projeto como sendo um dos principais, desenvolvidos pelo 7º BPM.

Idealizado em Aquidauana pela empresária Mariza Scaff e pelo então comandante do 7º BPM na época, Coronel QOPM Godoy, este projeto de Equoterapia, que é uma parceria da PM com a Pestalozzi, foi implantado em Aquidauana no ano de 2004. Hoje atende mais 35 pessoas com necessidades especiais ao mês.

São desenvolvidas as atividades no prédio do centro de operações e base de radiopatrulha do 7º BPM, em três dias da semana. Dois policiais militares da cavalaria do 7º BPM trabalham como condutores dos 04 (quatro) cavalos disponibilizados para a execução das atividades.

O coordenador do projeto, Professor Lázaro Antônio Sena, disse que a intenção para o ano de 2012 é de atender mais pessoas com necessidades especiais, consolidando ainda mais a parceria entre o 7º BPM e a Associação Pestalozzi de Aquidauana. 

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.

Na Equoterapia o cavalo envia informações sensoriais ao praticante que por sua vez busca respostas adaptativas apropriadas a estes estímulos. O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento global da pessoa, fazendo com que consiga uma reabilitação com o auxílio do cavalo, o qual realiza movimentos tridimensionais semelhantes ao do ser humano. A afetividade, o contato da pessoa com um animal grande são pontos positivos para o desenvolvimento. Neste projeto estão envolvidos psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, professores de educação física e pedagogos; cedidos pela Pestalozzi. Em contrapartida o 7º BPM cede o espaço, os policiais militares e também os animais. 

“O Projeto Equoterapia é uma prioridade do 7º BPM. O resultado colhido é de grande satisfação e alegria, pois vemos pessoas com necessidades especiais reabilitarem seus movimentos e demonstrarem grande felicidade no contato com o cavalo. Este resultado que presenciamos é impar e inigualável. Vamos continuar e não medir esforços para ampliar o projeto no ano de 2012” – destacou o tenente coronel Cândido, comandante do 7º BPM.






Fontes: http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=80240