sexta-feira, 25 de maio de 2012

Teste do Pezinho-FEPE

DIVULGUEM!!!
Olhem só que graça os novos cartazes criados para o Teste do Pezinho da FEPE, em comemoração ao dia 06 de junho - Dia Nacional do Teste do Pezinho! Que tal apoiar a FEPE nesta ação e compartilhar? “O PRIMEIRO PASSO É O TESTE DO PEZINHO”: Idealizados por alunas do curso de Comunicação Social da UFPR, e criados pelo designer gráfico Bruce Arbex, os cartazes destacam o teste do pezinho como o primeiro passo importante a ser dado na vida da criança. Uma das peças ainda identifica as unidades de coleta do exame. O material poderá ser visto, em breve, nas 2.100 maternidades, hospitais e unidades de saúde credenciadas à FEPE para coleta do teste do pezinho em todo o Paraná.



IBGE: 4,7% das vias urbanas do País têm rampas para cadeirantes


Levantamento do Censo 2010 mostra que o Brasil segue muito atrasado no quesito acessibilidade. Somente 4,7% das vias urbanas contam com rampas para cadeirantes, aponta levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que investigou as condições no entorno das residências em áreas urbanizadas.
As situações mais críticas foram observadas nas regiões Norte e Nordeste. Nessas áreas, 1,6% dos domicílios urbanos têm rampas para cadeirantes em seus entornos. No Sudeste, essa proporção chega a 5%. Já nas regiões Centro-Oeste e Sul, 7,8% das vias ao redor das casas apresentam acesso adequado para deficientes físicos.
Separando-se cidades com mais de 1 milhão de habitantes, Porto Alegre é a que tem maior acessibilidade entre as grandes metrópoles. A capital gaúcha tem 23,3% dos domicílios com rampas para cadeirantes no entorno. Brasília tem 16,5% das casas com acesso para cadeirantes nas proximidades. Já em Curitiba, essa proporção fica em 12,6%.
As duas maiores cidades do País têm números mais tímidos ainda. São Paulo tem 9,2% das casas com ruas próximas com rampas adequadas para cadeirantes. No Rio, são 8,9% dos domicílios com característica semelhante.
O IBGE pesquisou se uma calçada tinha rampa para dar acesso específico a pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Não foram consideradas rampas para acesso de veículos.
As grandes cidades do Nordeste apresentam o pior nível de acessibilidade. Fortaleza é a lanterna nesse ranking, com 1,6% dos domicílios com rampas de acesso para quem usa cadeira de rodas nas ruas no entorno, superada por São Luís (1,9%) e Salvador (2,2%).
O levantamento do Censo 2010 indica que 84,4% da população brasileira vivem em áreas urbanas. A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira, mapeou 96,9% dos domicílios situados nessas regiões.
Dos 47,2 milhões de domicílios pesquisados, 34,2 milhões são ocupados por moradores próprios, e outros 10 milhões por pessoas que alugaram o imóvel.
Terra

Direito da pessoa com deficiência reúne 35 cidades em Guaratuba

3-conferencia-deficiencia-guaratuba-2011
Guaratuba sedia, no dia 1º de junho, a II Conferência Macro Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com representantes dos municípios do Litoral e da região Metropolitana de Curitiba, fora a capital.

O encontro será no hotel Santa Paula, das 8h às 17h30. A conferencia macro regional elegerá 30 delegados para a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em Curitiba. A conferência está sendo organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e pela Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social.

Segundo a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju), dos 35 municípios que participam do encontro macro regional, apenas Guaratuba tem um conselho da pessoa com deficiência ativo. Segundo a Seju, são apenas 20 conselhos ativos entre os 399 municípios do Paraná.

Municípios participantes:

Adrianópolis, Agudos do Sul,  Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piên, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

A Conferência Macro Regional segue o tema do encontro nacional, marcado para dezembro, em Brasília:“Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios”. O propósito é definir ações prioritárias para a conscientização e o respeito ao direito que as pessoas com deficiência possuem de ter oportunidades em igualdade de condições.

No Paraná, estão sendo realizadas sete audiências públicas entre abril e o final de maio para elaborar um Anteprojeto de Lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado. Leia a proposta inicial apresentada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos:

http://www.justica.pr.gov.br/arquivos/File/ANTEPROJETO_DE_LEI_ESTATUTO_DA_PESSOA_COM_DEFICIENCIA_25_04_12__1.pdf

Essa realidade aqui ,ali.Então...Somando-se não seremos UM!!

   /www.facebook.com/andonimoreno.santurceaccesible