quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Analista de sistemas cria aplicativo para ajudar filha especial a se comunicar

Com a ferramenta, Clara, que tem paralisia cerebral, pode contar o que quer comer, dizer se está com dor e chamar alguém pelo nome


G1


Clara tem paralisia cerebral e se comunica através de um aplicativo criado pelo pai (Foto: Encontro com Fátima Bernardes/TV Globo)Clara tem paralisia cerebral e se comunica através de um aplicativo criado pelo pai (Foto: Encontro com Fátima Bernardes/TV Globo)
O analista de sistemas Carlos Edmar Pereira usou seu conhecimento para transformar a vida da filha. Clara tem seis anos e é portadora de paralisia cerebral devido a um erro médico na hora do parto. "Ela tem uma inteligência de uma criança de seis anos de idade. Mas fato dela não falar complicava muito. E são 15 milhões de brasileiros como ela", contou ele.
Para ver a filha mais livre, Carlos criou um aplicativo para tablet chamado Livox – Liberdade em voz alta, que possibilita que pessoas digam o que querem comer, que precisam ir ao banheiro, que estão sentindo dores e até chamar o nome de  alguém específico. Carlos começou a fazer perguntas, a filha identificava visualmente o que queria dizer e respondia às questões do pai. "A comunicação é o nosso direto mais básico. Se uma pessoa não consegue se comunicar, fica difícil saber o nível de entendimento que ela tem", explicou ele.
Carlos recebeu um prêmio importante na área de conteúdo digital por ter criado o melhor aplicativo de inclusão do Brasil. No país, já são cerca de duas mil pessoas usando a ferramenta desenvolvida por ele. No palco do Encontro desta quinta-feira, dia 19, Clara apresentou a ferramenta para Fátima, brincou os entrevistados e conquistou a plateia.