quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Programa Especial - Experiência artística e paralisia cerebral



Experiência artística e paralisia cerebral

Programa Especial mostra a história de pessoas com paralisia cerebral que se expressam através da arte: o documentarista Daniel Gonçalves, o pintor Victor Pereira e o escritor Fábio Fernandes.
Daniel Gonçalves editando vídeos.Daniel Gonçalves editando vídeos.Daniel Gonçalves é jornalista e diretor de documentário. Seu mais recente trabalho é Como Seria?, em que Daniel faz uma análise de como teria sido a vida dele se não tivesse a paralisia cerebral.

Victor Pereira pinta com os pés desde os oito anos. Ele faz parte da Associação de Pintores com a Boca e com os Pés. “A arte, para mim, é uma distração, diversão, animação, de criação e de evolução. Isso me motiva a ser uma pessoa mais independente, mais alegre”, revela.

Fábio Fernandes é jornalista e escreveu o livro infantojuvenil Bim, Um Menino Diferente. O livro aborda a inclusão de crianças com deficiência. Fábio se comunica escrevendo com os pés, pode meio de um teclado de computador.
“A ideia do Bim é criar uma empatia do público infantil com o tema da inclusão. O Bim é um garoto de 11 anos que tem paralisia cerebral, mas um modo otimista de ver a vida. Eu quis dar ao Bim a alegria que a criança traz naturalmente. O Bim é, antes de tudo, uma criança feliz, como eu fui”, explica Fábio.
Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca
http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial/episodio/experiencia-artistica-e-paralisia-cerebral#media-youtube-1


Adoção - Programa Especial

Programa conversa com pais e especialistas sobre o atual procedimento para se adotar uma criança, com ou sem necessidades especiais.

Ana Luz e família.Ana Luz e família.
O casal Jacqueline Alexandre Mendonça adotou Ana Luz –  que tem artrogripose e é cadeirante – em 2006. Hoje, ela tem nove anos. O casal também tem dois filhos biológicos. “Eu tinha certeza de que ia conseguir Promotora Daniela Vasconcellos.Promotora Daniela Vasconcellos.superar as dificuldades, porque quando decidi ser mãe dela (Ana Luz), foi para ser mãe de verdade, não uma caridade, eu não estava brincando”, afirma Jacqueline.

Subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, a promotora de Justiça Daniela Vasconcellos conversou com nossa equipe sobre o processo de adoção.

Organizadora do grupo Café com Adoção e autora do livro Guia de Adoção, a terapeuta familiar Solange Diuana contou como é o aconselhamento psicológico no processo de adoção: “O papel do psicólogo nos processos de habilitação para adoção é realizar uma escuta das pessoas que desejam adotar os seus filhos para que eles possam entender as peculiaridades da criação adotiva, e para que a gente possa também perceber qual é o desejo de filiação. Como essa pessoa está, em que momento da vida ela está, por que quer adotar, que criança quer adotar. ”
Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial/episodio/adocao-e-tema-do-programa-especial