quarta-feira, 30 de outubro de 2013

5 leitores de telas para seu computador

Iniciando descrição da imagem...Essa imagem é uma montagem contendo a logomarca dos leitores de telas descritos nessa página. As logomarcas estão posicionada uma ao lado da outra. Da esquerda para a direita está a logomarca do Virtual Vision, seguido pela logomarca do NVDA, JAWS, Orca e Doxvox. A descrição detalhada de cada logomarca está logo abaixo. Finalizando descrição da imagem. Iniciando texto...
Artigo atualizado em 31/07/2011
Os leitores de telas são programas que, interagindo com o Sistema Operacional do computador, capturam toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada utilizando um sintetizador de voz.
O leitor de telas “varre” os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, janelas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.
A navegação é feita através de um teclado comum, dispensando o uso do mouse na maior parte do tempo, e o áudio é emitido através da placa de som presente no computador.Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione e possibilite a utilização do computador pelo deficiente visual. Deste modo, o usuário pode ouvir tudo o que está sendo mostrado, conforme navega pelo sistema e/ou utiliza os comandos do programa.
Nesse artigo irei falar de 5 leitores de telas existentes para seu computador. Lembrando que essa não é uma lista de classificação e sim uma lista de ordenação, portanto, o primeiro da lista não significa necessariamente que seja o melhor, mesmo porque o melhor leitor de telas é o que atende melhor suas necessidades.

1. JAWS for Windows

Iniciando descrição da imagem...A imagem com fundo branco, no centro há um tubarão na cor cinza, logo abaixo está escrito: JAWS na cor azul. Fim da descrição. Iniciando texto...
O JAWS (Job Acess With Speech) é sem dúvida o principal leitor de telas do mercado. Desenvolvido pela Freedom Scientific o software é considerado por muitos o melhor e mais completo leitor de telas para plataforma Windows.
Atualmente na versão 12, o sofware permite aos usuários cegos ou com baixa visão acesso quase que total as principais funcionalidades do sistema, desde manipulação de pastas e arquivos, configuração e personalização do sistema, criação e edição de documentos no pacote de escritório Office, navegação em sites da internet, entre outras funcionalidades.
Ficha Técnica:
Versão: 12.0.522 Demo (sessões de 45 minutos);
Desenvolvedor: Freedom Scientific;
Site Oficial: www.freedomscientific.com
Download: Clique aqui para baixar o JAWS 12.

2. Virtual Vision

Iniciando descrição da imagem...A imagem está com o fundo branco. No centro há uma pirâmide na cor azul. Está pirâmide está cortada ao meio formando outra pirâmide menor na parte superior. Nesta pirâmide menor a face da frente está na cor branca e no centro há um circulo azul. Fim da descrição. Iniciando texto...
Desenvolvido em 1997 pela empresa Brasileira Micropower, o Virtual Vision, atualmente na versão 6.0, é o único leitor de telas totalmente desenvolvido no Brasil.
Esse leitor tupiniquim roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com os principais programas normalmente utilizados em um computador, reconhecendo assim Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, MSN, Skype, entre outros.
Ficha Técnica:
Versão: 6.0 Demo (sessões de 30 minutos);
Desenvolvedor: 
MicroPower;
Site Oficial: www.virtualvision.com.br
Download: Clique aqui para baixar o Virtual Vision 6.0 
(você será redirecionado para uma página de cadastro).

3. DOSVOX

Iniciando descrição da imagem...Imagem com fundo branco. No centro está escrito Dos na cor branca com fundo preto e embaixo está escrito Vox na cor preta com fundo branco. Em volta percebe-se um desenho de um fone de ouvido. Fim dadescrição. Iniciando texto...
Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um Sistema Operacional completo rodando em ambiente Windows.
Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Talvez por isso o DOSVOX seja o leitor de telas mais indicado para crianças, jovens ou para um usuário que esteja começando a usar um computador.
Dentro do sistema você encontrará editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras tantas funcionalidades.
Ficha Técnica:
Versão: 4.1 Gratuito; 
Desenvolvedor: Núcleo de Computação Eletrônica da (UFRJ); 
Site Oficial: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox
Download: Clique aqui para baixar o DOSVOX 4.1 (versão completa)
ou Clique aqui para baixar o DOSVOX 4.1 (versão básica).

4. NVDA

Iniciando descrição da imagem...Imagem com fundo branco. No centro há as letras N e D estilizadas na cor preta.
O NVDA (Non Visual Desktop Access ) é um leitor de telas gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo pela contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte da população.
O projeto foi iniciado em meados de 2006, pelo jovem australiano Michael Curran, mas ainda está um pouco aquém dos seus principais concorrentes comerciais nos quesitos de funcionalidades e interação com o sistema, no entanto o leitor está evoluindo a passos largos.
Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.
Ficha Técnica
Versão: 2011.1.1 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: NV Access;
Site Oficial: www.nvda-project.org
Download: Clique aqui para baixar o NVDA 2011.1.1 ou
Clique aqui para baixar o NVDA 2011.1.1 (versão portátil).

5. Orca

Iniciando descrição da imagem...A imagem tem o fundo em branco. No centro há uma baleia orca segurando uma bengala. Fim da descrição. Iniciando texto...
Assim como o NVDA, o Orca também é um sofware gratuito e de código aberto. O diferencial aqui é que ele roda em Sistema Operacional Linux. O Orca além de leitor de telas é também um ampliador de telas, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.
Falando em sistema acessível, o Orca já vem instalado como recurso de acessibilidade padrão em algumas distribuições Linux, permitindo assim que o deficiente visual instale o sistema sem o auxílio de um vidente. Como o Linux possui muitas distribuições, sugiro aos interessados baixar a versão Linux Acessível.org ou o Projeto PenDrive F123.org.
Ficha Técnica:
Versão: 3.0 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: O desenvolvimento do Orca tem sido guiado pelo Accessibility Program Office of Sun Microsystems, Inc. com contribuições de muitos membros da comunidade. 
Site Oficial: http://live.gnome.org/Orca
Download: Clique aqui para baixar o Linux Acessível 2011.04 ou Clique aqui para baixar o Projeto PenDrive F123.org.

Vídeos

Botões de Controle

Reproduzindo: "JAWS 9 - Software leitor de tela para deficientes visuais"
Tempo: 00:00 de 04:52

Lista de reprodução